- Projeto pioneiro e inovador do concessionário Mercedes-Benz de Cariacica já obteve até 13% de redução no consumo de combustível e até 62% de melhoria na utilização dos freios de serviço
- Equipe identifica a necessidade de manutenção ou reparo do veículo, analisa a ocorrência e contata o responsável pela frota para oferecer a melhor solução de serviço
- Fleetboard assegura até 15% de redução nos custos operacionais e maior disponibilidade da frota para os clientes
Um projeto pioneiro e inovador do concessionário Vitória Diesel de Cariacica, na Região Metropolitana de Vitória (ES), criado há um ano, consolidou-se como um case de sucesso no uso dos avançados recursos do Fleetboard, o sistema de gestão de frota e rastreamento da Mercedes-Benz. A equipe da revenda faz o monitoramento e também o agendamento ativo de serviço dos caminhões de clientes. Ela identifica a necessidade de manutenção ou reparo, analisa a ocorrência e contata o responsável pela frota para oferecer a melhor solução para cada necessidade.
“Com essa ação proativa, a Vitória Diesel vem proporcionando um aumento de eficiência e economia para empresas de transporte. Hoje, mais de 200 caminhões pesados de 50 clientes da Vitória Diesel são monitorados pelo Fleetboard”, diz Érico Fernandes, gerente sênior de Vendas de Serviços & Soluções integradas da Mercedes-Benz. “Por meio desse serviço, já foram alcançados até 13% de redução no consumo de combustível e até 62% de melhoria na utilização dos freios de serviço, com redução de desgaste das lonas de freio, além de mais de 30% de melhoria no estilo de condução segura”.
Projeto aumentou em 10% a quantidade de agendamentos
“No projeto Conectados nós não cobramos pelo monitoramento, somente pela assinatura do Fleetboard”, afirma Alberto Nascimento Corrêa, diretor comercial da Vitória Diesel. “Através do sistema de conectividade realizamos a programação de paradas para a empresa e somos o braço direito do gestor na manutenção da frota. Dessa maneira, obtivemos mais de 35% de assertividade no agendamento de manutenções, aumentamos em 10% a quantidade de agendamentos, elevamos o índice de retenção dos veículos na oficina e asseguramos a disponibilidade da frota para o transporte. Com isso, notamos uma melhora grande na satisfação dos clientes”.
Segundo o diretor, esse serviço se tornou um diferencial competitivo da Vitória Diesel para a venda de novos caminhões e também tem colaborado para aumentar o número de ativações do Fleetboard, como também de contratação de Planos de Manutenção e outros serviços, além de aprimorar a experiência do cliente com a marca.
Um dos clientes que participa do projeto desde o início é a Superior Transportes, da cidade capixaba de Serra. A empresa possui 50 caminhões Mercedes-Benz, modelos Axor 2536 e 2544, para transporte de cargas fracionadas destinadas a São Paulo, Rio Grande do Sul, Goiás e Nordeste.
A transportadora experimentou o Fleetboard por três meses e, depois dos resultados, adquiriu o sistema para toda a frota. Os caminhões também têm Plano de Manutenção Best Basic. “O Fleetboard é muito bom. Com ele, melhoramos muito o consumo de combustível pela ferramenta de nota dos motoristas. Enviamos instrutores para os que apresentavam nota baixa e todos obtiveram melhora. Também usei essas notas como base para premiar os motoristas e dar incentivo”, afirma Patrik Ewald, gestor de frota da Superior Transportes. “O monitoramento da Vitória Diesel é diário, estamos sempre em contato e se isso já facilitaria a programação de um caminhão, imagine a de 50 veículos”.
Fleetboard assegura até 15% de redução nos custos operacionais
O avançado sistema de telemática do Fleetboard da Mercedes-Benz utiliza as facilidades da integração da informática com os recursos da Internet e da telefonia móvel para proporcionar uma gestão moderna da frota e dos motoristas, assim como para auxiliar na segurança do veículo e da carga devido suas funções de rastreamento e bloqueio. A telemetria gera uma infinidade de dados e informações que otimizam o uso da frota.
“Entre os principais benefícios do Fleetboard para os transportadores destacam-se, em situações reais de uso no Brasil, a redução de até 15% nos custos operacionais, considerando consumo e manutenções, e também maior disponibilidade da frota, o que resulta em mais produtividade e rentabilidade para o cliente”, destaca Érico. “Isso atende às expectativas das empresas de transporte, que se profissionalizam cada vez mais para entender melhor sua frota e otimizar os custos operacionais”.
(Fonte:Assessoria de imprensa)