Pesquisar
Close this search box.

VLI adquire 8 locomotivas da Progress Rail para o transporte de carga na Ferrovia Centro-Atlântica

VLI adquire 8 locomotivas da Progress Rail para o transporte de carga na Ferrovia Centro-Atlântica

VLI adquire 8 locomotivas da Progress Rail para o transporte de carga na Ferrovia Centro-Atlântica

A VLI – companhia de soluções logísticas que opera portos, ferrovias e terminais – assinou um acordo com a Progress Rail para a aquisição de oito locomotivas EMD® SD70ACe-BB. Essas unidades se somarão à frota da companhia no transporte de cargas no corredor Sudeste da Ferrovia Centro-Atlântica, que integra importantes regiões produtoras de Estados do Centro-Oeste Brasileiro, além de Minas Gerais e São Paulo, para escoamento de cargas na Baixada Santista. A Progress Rail produzirá o material rodante em Sete Lagoas (MG), com entrega prevista para o final de 2025.

Com a concretização deste negócio, a VLI acumula a aquisição de 20 locomotivas em um período de apenas um ano, totalizando investimentos de cerca de R$ 430 milhões. As demais máquinas adquiridas no período serão entregues ainda neste ano e utilizadas em operações pela companhia nos corredores Leste – também na Ferrovia Centro-Atlântica, com destino aos portos do Espírito Santo – e Norte, onde a VLI opera o tramo Norte da Ferrovia Norte-Sul.

“A VLI é uma companhia de caráter desenvolvimentista e acredita que o fortalecimento da infraestrutura logística seja fundamental para o crescimento do país. O investimento contínuo em vagões e locomotivas possibilita um atendimento ainda mais amplo, eficiente e seguro aos nossos clientes e, ao mesmo tempo, representa um forte estímulo à indústria ferroviária nacional”, afirma Fábio Marchiori, CEO interino e diretor de Finanças, Supply Chain e Serviços da companhia.

“Ao assinar este acordo com a VLI, continuamos nosso investimento na indústria ferroviária brasileira com nossas locomotivas EMD® SD70ACe-BB, que são projetadas para funcionar com segurança e eficiência nos ambientes operacionais desafiadores únicos da região”, comentou Jack Zhang, vice-presidente executivo de locomotiva da Progress Rail, uma empresa Caterpillar. “Por mais de 100 anos, as locomotivas EMD conquistaram uma reputação global de durabilidade, confiabilidade e sustentabilidade, e esperamos continuar nosso apoio às ferrovias brasileiras com produtos fabricados no Brasil para o Brasil.”

Corredor Sudeste da VLI

O corredor Sudeste é uma importante rota de escoamento de granéis agrícolas, além de produtos como combustíveis e minerais, interligando importantes regiões produtoras de grãos e açúcar do país, como Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais até terminais intermodais no Triângulo Mineiro e interior de São Paulo. O corredor mantém fluxos de importação e exportação no Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita, o Tiplam, terminal privado de alta produtividade instalado na margem central do Porto de Santos.

Sobre as locomotivas

Projetada sob medida para as ferrovias brasileiras, a locomotiva EMD® SD70ACe-BB conta com oito eixos e bitola métrica proporciona esforço de tração e capacidade para o transporte de carga. Ela também conta com uma cabine projetada com foco em segurança e conforto do operador.

As tecnologias avançadas do SD70ACe-BB entregam segurança, confiabilidade, eficiência e sustentabilidade, ao mesmo tempo em que proporcionam otimização de custos do ciclo de vida e performance. Este modelo se junta a milhares de locomotivas da série EMD® SD70ACe que operam em serviços exigentes de transporte pesado em todo o mundo, incluindo América do Norte, América do Sul, Oriente Médio, África e Austrália.

Imagem, da esquerda para direita, estão: 
1) Guilherme Sampaio, diretor da ANTT.
2) Fábio Marchiori, CEO interino e diretor-executivo de Finanças, Supply Chain e Serviços da VLI.
3) Davi Barreto, presidente da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários.
4) Andreas Naf, diretor geral da Progress Rail.
5) Luciano Lourenço, diretor da ANTT.

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Vamos apresenta locação de linha amarela na M&T Expo Em sua estreia na feira, a Companhia apresentará um portfólio de máquinas e equipamentos das
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!