VLI é Campeã das Campeãs no prêmio Melhores do Agronegócio 2025, da Globo Rural

VLI é Campeã das Campeãs no prêmio Melhores do Agronegócio 2025, da Globo Rural

Companhia também foi vencedora na categoria Transporte e Logística na premiação

VLI é Campeã das Campeãs no prêmio Melhores do Agronegócio 2025, da Globo Rural

 

A VLI, companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais, foi a grande vencedora do prêmio Melhores do Agronegócio 2025, concedido pela revista Globo Rural, em parceria com a Serasa Experian. A empresa foi escolhida a “Campeã das Campeãs”, além de ter vencido a categoria Transporte e Logística. A seleção das campeãs foi feita com base em uma metodologia técnica que analisa o desempenho econômico-financeiro e a dedicação à responsabilidade socioambiental das companhias. O prêmio foi entregue na noite de ontem (24), em São Paulo.

“A VLI transporta cargas de clientes que representam os segmentos de maior impacto na economia brasileira, entre eles o agronegócio. Com foco em segurança e na excelência operacional, temos o orgulho de contribuir para que as riquezas produzidas no nosso país alcancem o mercado global, gerando valor ao negócio dos nossos clientes e contribuindo com a economia brasileira. A premiação é um reflexo da confiança dos nossos clientes e parceiros e um importante reconhecimento aos nossos esforços e da gestão sustentável do nosso negócio”, afirma Fábio Marchiori, CEO da VLI.

A movimentação de insumos do agronegócio ocorre nos principais corredores em volume de carga da VLI: Norte, que liga o Tocantins ao sistema portuário de São Luís, por meio do tramo Norte da Ferrovia Norte-Sul, controlada pela companhia; e Estrada de Ferro Carajás, por onde as composições da VLI trafegam por direito de passagem; Leste, que liga o Triângulo Mineiro aos portos do Espírito Santo, pela Ferrovia Centro-Atlântica – também sob concessão da VLI – e Estrada de Ferro Vitória a Minas, onde a companhia passa por um momento de transição para operação como Agente Transportador Ferroviário de Cargas (ATF-C); e Sudeste, que liga o Centro-Oeste Brasileiro ao Porto de Santos, também por meio da FCA.

Entre as commodities transportadas pela VLI em fluxos de exportação estão soja, milho, açúcar e farelos de milho e de soja. A companhia é a maior transportadora ferroviária de fertilizantes, ajudando a abastecer importantes regiões produtivas do Brasil, como o Matopiba e o Triângulo Mineiro.

Considerando os últimos dois anos, a VLI realizou importantes investimentos para aumento da capacidade de transporte, com a aquisição de locomotivas para operação na Ferrovia Centro-Atlântica e de quase 170 vagões para o transporte de cargas no tramo norte da FNS. No mesmo período, em conjunto com a Companhia Operadora Portuária do Itaqui, a VLI inaugurou um fluxo de importação de fertilizantes com origem em São Luís e destino no Terminal Integrador Palmeirante, com investimento conjunto de cerca de R$ 400 milhões. O projeto proporcionou a atração de grandes players para a região e consolida cada vez mais o papel da VLI como indutora do crescimento regional e viabilizadora do maior canal de exportações agrícolas do país pelo Arco Norte.

Responsabilidade socioambiental

O transporte ferroviário possui natureza intrinsicamente sustentável, por emitir seis vezes menos CO² por tonelada transportada que o modal rodoviário. A contribuição da VLI não se restringe a isso. A companhia possui compromisso público de redução de 15% por TKU na emissão de gases do efeito estufa até 2030. Além disso, mantém uma série de iniciativas nas comunidades que possuem interface com a sua operação, incluindo o programa Estação de Memórias, de preservação da memória ferroviária ao longo da malha da FCA; Novo Trilho, para geração de renda e destinação correta de resíduos; além de programas permanentes de segurança e ações de educação ambiental para os mais variados públicos.

Para mais informações, acesse: https://www.vli-logistica.com.br/

Foto:

Da esquerda para a direita:

– Gabriel Fonseca, gerente-geral Comercial de Grãos e Fertilizantes.

– Fabrício Rezende, diretor-executivo de Operações da VLI.

– Fábio Marchiori, CEO da VLI.

– Carolina Hernandez, diretora-executiva Comercial, de Projetos e Planejamento Estratégico.

– Marcelo Cardoso, diretor de Operações do Corredor Sudeste

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades