Milhares de produtores rurais de todo o País serão beneficiados com o acesso a linhas de financiamento com prazos maiores e a juros mais acessíveis.
A Yara e o Alfa anunciam a emissão de R$ 255 milhões em Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) para 24 revendas que poderão oferecer linhas de financiamento mais atrativas para a aquisição de fertilizantes a milhares de produtores rurais de todo o País. Essa é a maior operação da multinacional norueguesa no mercado de capitais brasileiro e tem o objetivo de levar uma solução cada vez mais completa ao agricultor.
“A Yara é pioneira no mercado de fertilizantes nacional ao oferecer uma nova linha de financiamento que tem como principais benefícios o de alongar o prazo de pagamento dos fertilizantes e também de levar taxas de juros mais atrativas ao campo, fazendo com que o agricultor consiga reduzir seus custos de produção e gerir seu capital de forma mais eficiente”, afirma Pedro Machado, gerente sênior de Finanças da Yara. “Mais uma vez, estamos honrando nosso compromisso com o desenvolvimento do agronegócio brasileiro, colocando o produtor no centro de nossa estratégia”, finaliza. O CRA completa o pacote de soluções já ofertado pela companhia, que engloba ainda ferramentas como barter e outras linhas diferenciadas de financiamento.
A ação priorizou os canais parceiros da companhia, participantes de seu programa de relacionamento Boa Colheita, e teve como foco os produtores de soja, mas a empresa espera lançar em breve novas linhas para outras culturas-chave para o agronegócio brasileiro. “Seguiremos buscando novas soluções financeiras para o campo e para toda a cadeia do agro, que estejam alinhadas à nossa missão de alimentar o mundo e proteger o planeta”, explica Machado. Líder em nutrição de plantas, a Yara está presente em todos os principais polos agrícolas do Brasil. Em 2020, um total de 9 milhões de toneladas de fertilizantes e soluções industriais foram entregues e a receita registrada foi de US$ 3,07 bilhões.
Com esta nova operação, o Alfa consolida uma trajetória de inovação e pioneirismo em ações voltadas para o segmento corporativo. Segundo Augusto Martins, diretor-executivo de Corporate & Investment Banking do Alfa, a instituição já possui uma longa atuação nesta área, mas, em linha com o DNA inovador que guia o banco desde sua fundação, nos últimos 18 meses, a companhia vem investindo na expansão de suas áreas voltadas para empresas, visando trazer um atendimento ainda mais customizado e aderente às necessidades dos clientes.
No ano passado, o Alfa figurou como um dos cinco bancos que mais cresceram em operações de emissões de dívida no mercado de capitais brasileiro, conforme o Ranking ANBIMA de Renda Fixa e Híbridos divulgados pela Associação das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais – ANBIMA, fato que o executivo atribui ao pioneirismo em liderar operações inéditas no Brasil. O Alfa coordenou, por exemplo, a primeira emissão de CRA Green Bond para o setor sucroalcooleiro.
Martins destaca ainda que, na área de Investment Banking, o Alfa já está trabalhando em novas soluções para os clientes em project finance, que consiste em utilizar o DNA em crédito que a instituição possui para assessorar os clientes na estruturação financeira de projetos de grande porte.
Na área de Corporate, o Alfa passou a contar com equipes dedicadas às empresas considerando seu porte, sendo segmentado da seguinte forma: Corporate, que aglutina grupos econômicos com faturamento de 100 milhões a 1 bilhão de reais; e no Large Corporate, que reúne corporações que movimentam acima de 1 bilhão. Segundo o diretor-executivo, esta ação possibilitou ao Alfa ter especialistas focados de forma mais direcionada às necessidades específicas dos clientes.
“Outro ponto importante, e que sem dúvida tem contribuído para este nosso crescimento, é o fato de contarmos no atacado com um forte atendimento regional. Considerando a extensão territorial do Brasil, isso é muito relevante, pois permite aos nossos especialistas oferecer um atendimento personalizado e alinhado às necessidades dos clientes de cada região do país”, destaca o diretor.