Yara participa da Exposibram 2023, em Belém

Yara participa da Exposibram 2023, em Belém

Empresa lidera iniciativas voltadas à uma produção de hidrogênio verde para a descarbonização industrial e viabilização do fertilizante verde

 

Yara participa da Exposibram 2023, em Belém

A Yara Industrial Solutions estará presente em mais uma edição da Exposibram, um dos principais eventos de mineração da América Latina que está sendo realizado em Belém, de 28 a 31 de agosto, no Hangar Centro de Convenções & Feiras da Amazônia. Nesta terça-feira, 29, Daniel Hubner, vice-presidente sênior de Soluções Industriais da Yara International, participará do painel “Energia Renovável e Mudanças Climáticas”, e abordará as iniciativas da empresa voltadas à descarbonização, com destaque para o biometano.

“A Yara está liderando o processo de transformação da indústria para os próximos dez anos, estando envolvida em toda a cadeia de valor”, diz o executivo. “Para se ter uma ideia, o nosso Complexo Industrial, em Cubatão, um dos maiores consumidores de gás natural do Estado de São Paulo, consome 700 mil m3 diariamente. Substituir esta matriz tradicional por uma fonte renovável, como o biometano, é um ponto de partida para dar escala a um mercado que será fundamental para a transição energética brasileira”.

Em 2021, a Yara estabeleceu contrato com a Raízen para a aquisição diária de 20 mil m3 de biometano. O insumo, que é derivado do biogás e produzido a partir de resíduos orgânicos, será disponibilizado comercialmente em 2024 na rede de distribuição (grid), com fácil acesso para o complexo da Yara em Cubatão (SP). A partir do biometano, o Brasil passará a produzir amônia verde, o que permitirá o desenvolvimento de soluções sustentáveis no curto prazo tanto na agricultura quanto na indústria. A substituição gradual do gás natural na unidade de Cubatão reduzirá em cerca de 80% as emissões.

“A amônia verde é a porta de entrada para a economia de hidrogênio verde, porque é a melhor e mais fácil maneira de transportar e armazenar hidrogênio. No caso da indústria de mineração, como um dos principais fornecedores de nitrato de amônio para as mineradoras aqui no Brasil, poderemos contribuir para que esse segmento se torne mais sustentável em suas atividades”, afirma Daniel Hubner. “A Yara está em todos os elos da cadeia para a produção de hidrogênio verde e sua utilização em larga escala na indústria e no mercado de fertilizantes”.

Globalmente, a companhia desenvolve outros projetos de amônia verde baseados em energia eólica, energia solar e energia elétrica hídrica. No Brasil, além do biometano, a empresa possui diversas outras iniciativas, como parcerias com cooperativas agrícolas para a comercialização do fertilizante verde e acordos com a indústria de alimentos para descarbonizar a sua cadeia.

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

[acf_slider repeater_name="banner_lateral_1_interna"]
[acf_slider repeater_name="banner_lateral_2_interna"]
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades