Yaskawa Motoman exibiu robôs que aumentam a produtividade do setor metalmecânico na Intermach 2023
O público especializado conferiu desde simulações de paletização a solda MIG/MAG, além de um robô fazendo impressão a laser
A multinacional japonesa Yaskawa Motoman Robótica do Brasil, líder no mundo na fabricação de robôs, apresentou na Feira e Congresso Intermach 2023 – Tecnologia para a Indústria Metalmecânica sua ampla linha de robôs, responsáveis por promoverem maior produtividade para o setor metalmecânico. O evento aconteceu entre os 11 e 14 de julho deste ano, em Joinville, Santa Catarina.
“Recebemos no nosso estande um público altamente qualificado, que conferiu desde simulações de paletização com o robô HC30PL, a simulações de solda MIG/MAG com o robô HC10DTP, além de um robô GP8 fazendo impressão a laser”, destacou Icaru Sakuyoshi, diretor-presidente da Yaskawa Motoman.
De acordo Sakuyoshi, o Robô Colaborativo HC 30PL possui notável carga útil de 30 kg e alcance máximo de 1.700 mm, oferecendo excelente repetibilidade. “Graças aos sensores de torque integrados, torna-se ideal para tarefas de empacotamento de fim de linha, podendo ser usado na colaboração humano-robô sem qualquer cerca de proteção”, explica.
O cobot atende à demanda de setores de diferentes segmentos, em especial o metalmecânico. Possui classe de proteção IP67 e vedações de alta qualidade, graxa de engrenagem de grau alimentício, atendendo aos altos requisitos dessa indústria em especial. O robô possui filosofia de programação fácil com orientação por manual e botões de ensino direto no punho do cobot.
Também o Robô Colaborativo HC10DTP, de seis eixos, permite a operação com ou próximo a trabalhadores humanos. A orientação manual de precisão facilita a programação fácil para uma implementação rápida do sistema do robô. “Dependendo da avaliação de risco,o cobot pode operar em modo colaborativo em velocidades de até 1.000 mm/s sem recursos extras de segurança, economizando espaço e reduzindo custos. Além disso, quando devidamente equipado, o cobot híbrido pode operar em modo não colaborativo a velocidades de até 2.000 mm/s”, esclarece Sakuyoshi.
Em uma cabine especialmente criada para demonstração de impressão a laser, o GP8 desempenhou essa função. Dessa forma, o visitante especializado teve a oportunidade de verificar o controle aprimorado de aceleração/desaceleração para todas as posições, resultando em produtividade geral aprimorada do GP8.
O design de interferência reduzida permite proximidade com outros robôs e equipamentos de processo. O design de braço fino e compacto permite um espaço mínimo de instalação e minimiza a interferência com dispositivos periféricos. A instalação é rápida e eficiente. Um único cabo é tudo o que é necessário para conectar o manipulador ao controlador, resultando em fácil configuração e redução de despesas com manutenção e estoque de peças de reposição. As opções de programação incluem o Teach Pendant padrão leve ou o Smart Pendant touchscreen fácil de usar. Com capacidade para cargas de até 8 kg e alcance horizontal máximo de 927 mm é ideal para aplicações de manuseio e embalagem de alto volume.