ZF Aftermarket inaugura Hub Tecnológico no Brasil como polo de negócios digitais e inovação

- Novo escritório localizado em Campinas, SP, consolida atuação digital da ZF Aftermarket na América do Sul em um único ambiente colaborativo, com formato de trabalho híbrido flexível
- Hub tecnológico foi criado para desenvolver e gerir projetos digitais e de conectividade voltados para as necessidades locais e globais do mercado de reposição
- Ecossistema digital envolve soluções como telemetria, gestão de oficinas, diagnósticos de serviços e comércio digital e faz parte da estratégia global da empresa
A ZF Aftermarket, divisão de negócios do mercado de reposição de um dos maiores grupos de tecnologia para a mobilidade do mundo, a ZF Group, anuncia a inauguração de seu Hub de Soluções Digitais em Campinas (SP). Com início das operações em novembro, o novo ambiente reúne profissionais já atuantes na empresa, com previsão de ampliar o número de colaboradores nos próximos anos. A iniciativa reforça o compromisso da ZF Aftermarket com a digitalização do mercado de reposição e com o desenvolvimento de talentos no setor de tecnologia, conectividade e gestão de dados.
Voltado ao desenvolvimento de soluções digitais para os segmentos de carros de passeio, veículos comerciais, serviços e distribuição do Aftermarket, o novo Hub tecnológico nasce como um polo de inovação regional. A estrutura concentrará soluções já iniciadas e consolidadas da ZF Aftermarket na América do Sul — como plataformas digitais de telemetria, gestão para oficinas e marketplace — reforçando o compromisso da empresa com a digitalização do setor e com a entrega de soluções que respondam às necessidades do mercado local. Além dos projetos voltados ao mercado sul-americano, parte da equipe atuará em iniciativas estratégicas globais, contribuindo com o desenvolvimento da plataforma Aftermarket Enterprise Platform (AEP) da ZF. Essa integração internacional agrega valor aos projetos com clientes e parceiros, além de reforçar a conexão e colaboração das equipes locais com a jornada global da empresa.

Com a unidade de Campinas, a ZF Aftermarket se junta a hubs de soluções digitais já atuantes espalhadas em outros mercados estratégicos, atualmente localizados em Dublin (Irlanda), Varsóvia (Polônia), Pilsen (República Tcheca) e Barcelona (Espanha). O Hub no Brasil fortalece a estrutura de inovação na América do Sul e cria um novo elo entre as operações locais e globais da ZF Aftermarket. As equipes já contam com profissionais de diversos setores de atuação e novas oportunidades estão em aberto ou serão anunciadas para funções relacionadas ao desenvolvimento das plataformas, além de parcerias, análise de dados, suporte técnico e negócios.
“As soluções digitais fazem parte da estratégia da ZF e vêm transformando significativamente nossa atuação no aftermarket. Com a criação do novo Hub de tecnologia em Campinas, damos um passo ainda mais estruturado para tornar a mobilidade, os negócios dos distribuidores, varejos, oficinas e frotas cada vez mais eficiente, rentável e segura, com foco total nas demandas do nosso mercado. Trata-se de um espaço pensado para potencializar a colaboração entre equipes de negócios, desenvolvimento e inovação, acelerando o desenvolvimento de novas soluções, ampliando a sinergia entre nossas equipes para entregar valor aos nossos clientes”, afirma Maurício Paguaga Gerente Sênior de Soluções Digitais da ZF Aftermarket América do Sul.
Atração de talentos e cultura digital
A escolha de Campinas como sede do novo Hub de Soluções Digitais levou em consideração não apenas a localização em um centro urbano em expansão, mas a presença de um dos maiores polos universitários e tecnológicos do Brasil. O novo ambiente foi criado para que os profissionais possam conciliar o trabalho remoto com a interação presencial, favorecendo a troca de conhecimento e a colaboração entre as áreas.
O novo espaço em Campinas será a base para equipes que hoje já atuam em diferentes localidades da ZF no interior de São Paulo, como Sorocaba, Itu e Sumaré, consolidando a estrutura digital em um único ambiente colaborativo, com formato de trabalho híbrido e flexível. “O objetivo é incentivar o compartilhamento de experiências de negócios, processos, tecnologias e soluções com equipes interdisciplinares, promovendo times de alta performance e a melhor experiência possível para os nossos colaboradores”, comenta o executivo. “Com isso, promovemos a transformação do mercado de reposição, que deve se tornar cada vez mais digitalizado, conectado e eficiente”.
Combinando ambiente colaborativo, flexibilidade híbrida e iniciativas voltadas à transformação prática do setor, o Hub de Soluções Digitais se destaca como um espaço capaz de atrair e engajar profissionais de excelência nas áreas de engenharia, tecnologia e serviços técnicos.
Ecossistema digital e soluções em andamento
Dentre as soluções desenvolvidas mundialmente estão a plataforma de telemetria e conectividade para implementos, SCALAR, para frotas de ônibus, BusConnect, e uma plataforma de conectividade para veículos comerciais leves. Além disso, as soluções voltadas a oficinas mecânicas, como o ZF [pro]Manager (gestão de agendamentos e clientes), ZF [pro]Parts (marketplace) e ZF [pro]Diagnostics (diagnóstico técnico) também fazem parte do ecossistema digital da ZF e serão coordenadas pelas equipes de desenvolvedores e de negócios no novo ambiente).






