ZF Aftermarket promove práticas de digitalização e qualificação a todos os elos da cadeia

  • Empresa foi uma das primeiras no Brasil a oferecer treinamento on-line para mecânicos e varejistas;
  • Parcerias com Pangea Parts e Mercado Livre são destaques na área de e-commerce;
  • Práticas digitais de sucesso implantadas pela ZF são compartilhadas com todos os elos da cadeia de distribuição.

A ZF Aftermarket vem investindo maciçamente em ferramentas digitais para estreitar, intensificar e fortalecer sua presença junto a distribuidores e clientes e, sobretudo, agregar maior eficiência ao processo de comercialização de componentes da marca para todo o País em diferentes segmentos. O objetivo principal é facilitar a interação com esses públicos criando um fluxo positivo de informações e conhecimentos sobre os produtos da marca. Além disso, a empresa avança rapidamente na automação de seus processos logísticos para assegurar maior qualidade e assertividade na distribuição de suas peças para toda região da América do Sul.

De acordo com Fernanda Giacon, Gerente Sênior de Marketing e Comunicação da ZF América do Sul, “o planejamento da empresa privilegia a digitalização, com várias iniciativas.  As ações começaram internamente com automação dos processos e a utilização de RPA (robotic process automation)”.  A utilização de robôs dotados de inteligência artificial, gerenciados por colaboradores especialmente treinados na logística de distribuição de peças vem trazendo significativos ganhos de eficiência à ZF. “A automação de processos gera ainda mais conveniência e qualidade para nossos clientes”, comenta.

“A digitalização de nossos processos, ampliação do suporte em nossos canais de vendas e, claro, tudo isso embasado em qualificação, dentro e fora da empresa, só tende a agregar ao nosso mercado. Por meio de programas de qualificação como o Amigo Bom de Peça, que já completou três anos de operação no mês de abril e o Amigo Bom de Venda, que já entrou para o seu segundo ano de atividades, conseguimos abrir e manter excelentes canais permanentes de relacionamento com importantes elos da cadeia.  Até agora os dois programas já emitiram 81 mil certificados”, afirma Fernanda Giacon. (vide resumo dos programas abaixo).

Outra ação de qualificação digital de grande impacto no mercado nacional foi a introdução aqui no Brasil do ZF [pro]Tech, programa avançado de capacitação técnica para mecânicos de todo o País. Desde o seu lançamento, em outubro do ano passado, mais de 600 oficinas realizaram inscrições. O ZF [pro]Tech é considerado um modelo de treinamento digital bem-sucedido na matriz da ZF, Alemanha, e em outras unidades da empresa como Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, Suíça, Áustria e Polônia. O Programa existe globalmente desde 2012 e já possui mais de 8.400 oficinas participantes nestes países.

A Campanha TRW Oficinas Originais, voltada para mecânicos, que aborda assuntos do dia a dia de um mecânico e dono de oficina, dá dicas para transformar os negócios em sucesso. É uma campanha mundial, via plataforma digital, com três módulos no total (no Brasil houve o lançamento da primeira etapa e outras duas já estão sendo trabalhadas – Atendimento ao Consumidor, Marketing Digital e Negócio de Sucesso.

Ainda na linha da comunicação digital, recentemente a ZF ampliou sua parceria com a TruckPad para acelerar o auxílio para caminhoneiros de todo o País. A plataforma oferece informações sobre produtos e serviços da marca, como manutenções corretivas e preventivas, além de ajudar a empresa a promover ações de relacionamento, promoções dedicadas aos usuários e lançamentos de peças e serviços a partir das informações obtidas pelo próprio aplicativo. Atualmente a plataforma Truckpad conta com mais de um milhão de downloads e cerca de 400 mil caminhoneiros cadastrados.

Para o executivo, a dinâmica na ponta do mercado também mudou em tempos de isolamento social.  “O tabu de que que era difícil comprar autopeças online caiu definitivamente e o que fizemos foi suportar nossos clientes diretos nesta jornada digital, possibilizando a eles a ter acesso fácil, rápido em seus processos de e-commerce”, explica.

E-commerce

Além de impulsionar as vendas para o mercado agrícola, fortalecendo a parceria com o Pangea Parts, a ZF também organizou uma série de webinars para treinar varejistas de todo o Brasil sobre como manter e impulsionar seus próprios negócios no Mercado Livre. Além disso, a empresa realizou uma série de lives junto a veículos especializados do setor de reparação e trouxe à tona temas de interesse de reparadores de todo o País.

Pangea Parts – Há mais de um ano a ZF Aftermarket mantém parceria com a Pangea Parts (plataforma digital que facilita a gestão de compras no segmento agrícola). A empresa mantém cerca de cinco mil itens para venda, desde componentes para transmissões e eixos da linha agrícola até equipamentos completos.  “Ações para ampliar a oferta e facilidades na plataforma já estão em andamento para beneficiar o público do setor agrícola e facilitar a chegada de peças aos mais variados locais do País”, comenta Fernanda Giacon. 

Varejistas de autopeças – Juntamente com a ZF e o Mercado Livre, maior plataforma de marketplace da América Latina, varejistas de autopeças de todo o País puderam acessar uma série de webinars que ofereceram suporte e conhecimento para poderem atuar com mais eficiência no segmento de e-commerce”. Os webinars aconteceram nos dias 19, 21 e 26 de maio e estão disponíveis no canal do programa “Amigo Bom de Venda”, que foi criado pela ZF Aftermarket para oferecer treinamento aos profissionais que atuam no segmento de varejo de autopeças, além da fanpage “Balcão Automotivo”. 

O treinamento on-line foi ministrado por Felipe Garcia, especialista em vendas no segmento de autopeças do Mercado Livre, Fernanda Giacon, e Mariana Honório, especialista em e-commerce na ZF Aftermarket.

Amigo Bom de Peça

O Amigo Bom de Peça está em seu terceiro ano de operação e se tornou um importante canal de comunicação entre a ZF e o reparador no dia a dia. Já foram emitidos mais de 71 mil certificados e o programa conta com mais de 110 mil seguidores em seu canal no Facebook.

O sucesso do Amigo Bom de Peça foi traduzido para mais de 15 idiomas, entre elas chinês, russo, alemão, português de Portugal, italiano e francês, o que confirma a qualidade do produto produzido no Brasil e que está sendo distribuído para outros países do mundo onde a ZF Aftermarket está presente.

Amigo Bom de Venda

Um canal de qualificação e comunicação preparado pela ZF Aftermarket dedicado exclusivamente aos balconistas e vendedores de autopeças e que fortalece ainda mais os elos da indústria de aftermarket, dos distribuidores e varejistas, aos balconistas, mecânicos e consumidor final. No total a plataforma já conta com 2,3 mil vendedores cadastrados, 15 cursos e cerca de 10 mil certificados emitidos até o momento.

Endereços web:

Amigo Bom de Peça – www.amigobomdepeca.com.br

Amigo Bom de Venda – www.amigobomdevenda.com.br

ZF [pro]Tech – aftermarket.zf.com/br/protech

TRW Oficinas Originais – https://www.trwaftermarket.com/original-workshops/br/atendimento-ao-consumidor/

(Fonte:Assessoria de imprensa)

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