ZF Annotate usa IA para o desenvolvimento de sistemas ADAS e AD

ZF Annotate usa IA para o desenvolvimento de sistemas ADAS e AD

  • Trata-se de um sistema de referência baseado em nuvem com dados de objetos e estradas para o desenvolvimento e garantia de qualidade de ADAS – sistemas avançados de assistência ao motorista e AD – Direção Automatizada
  • O ZF Annotate é até 10 vezes mais rápido e usa IA – Inteligência Artificial – para reduzir substancialmente o processo de validação dos dados do sensor
  • Sistema é 80% mais barato, o que traz economia significativa de custos em comparação com sistemas manuais

Jeversen, Alemanha/Farmington Hills, Michigan, EUA. Os sistemas modernos e automatizados de assistência ao motorista requerem um grande número de sensores para analisar com precisão o ambiente ao redor do veículo e obter manobras de condução seguras. Para avançar ainda mais no desenvolvimento dessas soluções ADAS e AD, a empresa de tecnologia desenvolveu o serviço de validação baseado em nuvem e habilitado para IA – Inteligência Artificial, o ZF Annotate. No ZF Global Technology Day, realizado em 27 de junho de 2024, em Jeversen/Hanover, Alemanha, a empresa apresenta pela primeira vez à imprensa o serviço rápido, econômico e pronto para o mercado de carros de passeio e veículos comerciais.

Estreia mundial: ZF Annotate usa IA para o desenvolvimento de sistemas ADAS e AD
Sensores de referência

Dados precisos e confiáveis são essenciais para o desenvolvimento de tecnologias ADASsistemas avançados de assistência ao motorista. Câmeras, radares ou sensores ultrassônicos fornecem continuamente informações a partir das quais o veículo cria uma imagem tridimensional de seu ambiente. Os sistemas devem reconhecer uma grande variedade de objetos em tempo real, incluindo veículos, pessoas, faixas e sinais de trânsito, por exemplo.

Esses dados do sensor devem ser processados digitalmente de maneira correta para que o veículo sempre receba a “verdade absoluta” – conhecida na indústria como “verdade básica” – para calcular e implementar uma função de direção baseada nela. Comparar as informações coletadas do sensor com um conjunto de sensores de referência, confiável e de alta precisão aumenta a acuracidade. É aqui que entra o ZF Annotate.

IA – Inteligência Artificial para mais velocidade e maior segurança

ZF Annotate usa IA para o desenvolvimento de sistemas ADAS e AD

Com base nos dados do veículo do próprio cliente e nos registros adicionais de dados dos sensores da ZF – a medição de referência – a solução de serviço baseada em nuvem fornece a “verdade básica”. O ZF Annotate atua como uma configuração redundante que é independente do conjunto de sensores a ser verificado e é confrontado com as mesmas informações durante a condução na estrada. Os dados registrados são então carregados na nuvem e analisados. Graças à inteligência artificial, todos os objetos relevantes são marcados, classificados e atribuídos com precisão, associados a números de identificação exclusivos e os objetos em movimento são rastreados. Essas informações do objeto fazem parte da descrição completa do modelo ambiental – a verdade básica. Após esta “anotação”, o software fornece uma medição comparativa altamente precisa. Isso torna o ZF Annotate uma solução de validação de última geração com suporte de IA para testar e treinar sistemas ADAS/AD modernos do Nível 2+ ao Nível 5.

“O ZF Annotate combina as vantagens de um conjunto de sensores de referência robusto e independente com um serviço de nuvem escalável que utiliza algoritmos inteligentes de rastreamento 2D e 3D”, diz o Dr. Holger Klein, CEO do Grupo ZF.

Os sistemas comparáveis anteriores dependiam principalmente da anotação 2D para a validação de dados de referência e, assim, mapear o ambiente em distância e ângulo horizontal. O ZF Annotate com capacidade 3D adiciona informações de altura aos dados. “Isso torna nossa solução uma ‘fábrica de nuvem’ única e inteligente na indústria, que otimiza um serviço anteriormente trabalhoso e caro em vários aspectos”, explica Klein.

Até 10 vezes mais rápido e 80% mais barato

O ZF Annotate pode ser usado em diferentes tipos de veículos

Os dados precisos e confiáveis das medições de referência do ZF Annotate podem, portanto, acelerar significativamente o desenvolvimento e o ajuste fino de sistemas ADAS e AD complexos. Até agora, a validação de tais sistemas envolvia muito trabalho e era demorada e dispendiosa, uma vez que os dados de referência eram tradicionalmente anotados manualmente por humanos.

“Graças à inteligência artificial, podemos acelerar o processo de validação em até 10 vezes e, assim, reduzir uma anotação de doze para dois meses. Isso economiza tempo e dinheiro dos nossos clientes”, explica Klein. “Com o ZF Annotate, somos capazes de gerar uma ‘verdade básica’ no menor tempo possível”, afirma Klaus Hofmockel, Head de Pesquisa e Desenvolvimento da Divisão de Sistemas de Assistência ao Motorista e Eletrônicos. “Com a capacidade de trabalhar 24 horas por dia, sete dias por semana, nosso serviço baseado em nuvem completa a validação dos dados de referência em um tempo notavelmente curto em comparação ao mercado, sem qualquer perda de qualidade”.

O ZF Annotate usa IA para reduzir substancialmente o processo de validação dos dados do sensor

Com possibilidade de implementação variada, nova tecnologia traz flexibilidade em todos os aspectos

Dependendo dos requisitos do cliente, os sensores de referência são usados no próprio veículo de teste ou no modo “Pursuit”. Este é um conjunto de sensores montado em um veículo de dados de referência separado. O modo Pursuit pode ser usado sem grandes ajustes no veículo que está sendo testado – por exemplo, ao avaliar possíveis cenários para estacionar em espaços públicos.

Essa flexibilidade na aplicação torna o ZF Annotate independente de fabricantes específicos de sensores. A modificação dispendiosa dos veículos de teste de alta tecnologia dos clientes também não é mais necessária. Assim, os clientes também podem incluir o serviço em projetos de desenvolvimento já iniciados. Desta forma, o ZF Annotate apoia o processo de validação da forma mais eficaz e, possibilita que os objetivos de cada desenvolvedor alcancem um produto impecável.

Além disso, os dados de referência registrados não se limitam apenas a uma vista frontal. Dependendo dos requisitos do cliente, o conjunto de sensores de referência pode fornecer uma visão abrangente de 360 graus, proporcionando uma representação detalhada e precisa do entorno do veículo.

A ZF é conhecida por desenvolver novas tecnologias para diversas áreas de aplicação. O ZF Annotate pode ser usado em todos os tipos de veículos, tanto no setor de carros de passeio como de veículos comerciais.

“A confiabilidade e a eficiência são significativas quando se trata de validar dados de referência no desenvolvimento de sistemas avançados de assistência ao motorista cada vez mais populares”, diz Klein. “O ZF Annotate oferece ambos em um sistema escalável. Com nossa solução, a ZF está entregando mais um alicerce no caminho para o veículo definido por software”.

Para ver e baixar um vídeo mostrando o funcionamento do ZF Annotate, clique aqui.

 

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Scania Cotrasa inaugura nova concessionária Instalação amplia o apoio aos clientes de caminhões, ônibus e motores na região da Tríplice Fronteira, no Paraná A
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!