ZF atinge metas anuais e aumenta competitividade
- Empresa de tecnologia aumenta vendas para 46,6 bilhões de euros (2022: 43,8 bilhões de euros) e atinge metas financeiras fixadas para 2023
- O EBIT ajustado é de 2,4 bilhões (2022: 2,0 bilhões). A margem do EBIT ajustado é de 5,1% (2022: 4,7%)
- Em 2023, a ZF reduz dívidas líquidas e emite com sucesso títulos de cerca de 2,4 bilhões no mercado de capitais
- Programas de desempenho foram implementados para aumentar estrategicamente a lucratividade
- 18 bilhões de euros de investimentos estão planejados até 2026
A empresa de tecnologia ZF Friedrichshafen AG atingiu os seus objetivos financeiros definidos para 2023. No meio de uma economia global altamente volátil, a empresa aumentou as suas vendas em 6,5%, para 46,6 bilhões de euros (2022: 43,8 bilhões de euros). O EBIT ajustado chegou a 2,4 bilhões de euros (2022: 2,0 bilhões); a margem EBIT ajustada foi de 5,1% (2022: 4,7%). Com base em um desenvolvimento positivo do fluxo de caixa livre no segundo semestre do ano, a ZF liquidou dívidas de cerca de 2 bilhões de euros e reduziu a dívida líquida em 400 milhões de euros, para menos de 10 bilhões de euros.
“2023 foi um ano de decisões abrangentes para a ZF: realinhamos o curso de transformação da empresa e nos concentramos na competitividade e na lucratividade”, disse o CEO da ZF, Dr. Holger Klein, ao apresentar o balanço patrimonial em Friedrichshafen, Alemanha. “Graças ao grande comprometimento de toda a equipe ZF, atingimos nossas metas financeiras. Continuaremos agora neste caminho. 2024 será um ano de implementação e definiremos o rumo para obtermos mais foco, eficiência e competitividade”.
Como mencionou Klein, algumas decisões importantes foram tomadas em 2023. Uma delas foi a preparação da fusão entre a Divisão de Tecnologia de Chassis para Carros de Passeio e a Divisão de Sistemas de Segurança Ativa na nova Divisão de Soluções de Chassis, que ocorreu no dia 1º de janeiro deste ano. Adicionalmente, foi iniciada o reposicionamento da Divisão de Sistemas de Segurança Passiva. “Esta ação está progredindo bem”, disse Klein. “Estamos estudando opções para seu desenvolvimento futuro, que pode incluir uma venda total ou parcial ou um IPO”. Outro passo importante foi a fundação de uma joint venture para sistemas de chassis de carros de passeio, a ZF Chassis Modules GmbH, com a Foxconn, o maior fabricante mundial de eletrônicos.
A decisão de abster-se de desenvolver shuttles autônomos e, em vez disso, concentrar-se como fornecedor premium de tecnologias de direção autônoma e serviços de engenharia também foi inovadora para a orientação de longo prazo do Grupo. “Este tipo de decisão permite à ZF agir a partir de uma posição sólida e continuar a implementar a sua estratégia”, explicou Klein. “Nosso amplo portfólio nos permite investir especificamente em áreas lucrativas de crescimento e mobilidade elétrica, dependendo da demanda do cliente, para fornecer produtos para acionamentos totalmente elétricos, híbridos e convencionais”.
Para se tornar ainda mais competitiva a nível mundial, a ZF utilizará programas de desempenho e se concentrará ainda mais fortemente na melhoria da sua situação e estruturas de custos. Até ao final de 2025, a base de custos deverá ser reduzida em 6 bilhões de euros em todo o grupo. Cinco áreas principais contribuirão com medidas para atingir esta meta. Elas incluem a geração de efeitos de preços na compra de materiais, o aumento da produtividade e a melhoria dos custos de investigação e desenvolvimento, bem como a estrutura de custos nas funções corporativas e uma revisão detalhada dos investimentos para a sua utilização pretendida. “Esta base de custos mais reduzida nos coloca em uma posição de força para enfrentar a transformação futura em direção à mobilidade elétrica na segunda metade desta década e no longo prazo”, disse Klein.
Grupo desalavancado – títulos recém-emitidos em demanda
No ano fiscal de 2023, a ZF alcançou vendas do Grupo de 46,6 bilhões (2022: 43,8 bilhões), um aumento de 6,5% em comparação com o valor do ano anterior. O crescimento orgânico foi de 9%, com a diferença principalmente devido aos efeitos cambiais. Com um crescimento orgânico das vendas de cerca de 20%, para 8,7 bilhões de euros (2022: 7,5 bilhões de euros), a Divisão de Soluções para Veículos Comerciais superou o desempenho do mercado global de veículos comerciais, que cresceu 15% no ano anterior. A região que obteve maiores vendas foi novamente a Europa, com uma quota de 44%, seguida pela América do Norte, com 28%, e pela região da Ásia-Pacífico, com 24%
O EBIT ajustado do Grupo ZF totalizou 2.367 milhões de euros (2022: 2.038 milhões de euros), o que corresponde a uma margem EBIT ajustada de 5,1% (2022: 4,7%). O fluxo de caixa livre ajustado para atividades de fusões e aquisições foi de 1.382 milhões de euros (2022: 544 milhões de euros). A dívida líquida chegou ao montante de 9.982 milhões de euros (2022: 10.378 milhões de euros) no final do ano passado; o índice de patrimônio diminuiu de 22,1 para 19,7% em comparação com o ano anterior, principalmente devido a efeitos cambiais e de avaliação negativas.
No ano fiscal de 2023, a ZF liquidou dívidas totalizando aproximadamente 2 bilhões de euros. “A nossa prioridade é abordar sistematicamente a redução e o refinanciamento da dívida”, enfatizou o CFO da ZF, Michael Frick. Com base no ZF Green Finance Framework, foram feitas três emissões de títulos. Em fevereiro de 2023, a ZF emitiu um título verde em euros com juros fixos no valor de 650 milhões de euros no âmbito do Programa de Emissão de Dívida (DIP). Em abril de 2023, a ZF reingressou com sucesso no mercado de títulos dos EUA com um volume de 1,2 bilhão de dólares. Outra obrigação verde em euros foi colocada no mercado em setembro de 2023, com uma transição individual de juros fixo de 650 milhões de euros. “Essas questões eram todas muito procuradas. Os mercados continuam a acreditar na ZF e no nosso poder de gerir a transformação”, disse Frick. “Já nos baseamos nestas questões bem-sucedidas este ano para garantir uma orientação estável e de longo prazo do nosso perfil de maturidade, mesmo sob condições alteradas do mercado financeiro.” Um título verde colocado no mercado no final de janeiro com um volume de 800 milhões de euros (prazo de cinco anos, de 4,75%) teve uma procura oito vezes superior.
Na área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), a ZF expandiu suas atividades: Com 3,5 bilhões de euros, as despesas de pesquisa e desenvolvimento ficaram ligeiramente acima do valor do ano anterior de 3,4 bilhões de euros. O índice de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) foi de 7,6% (2022: 7,8%). Os investimentos em ativos fixos tangíveis chegaram a 2,2 bilhões de euros (2022: 1,9 bilhão de euros), o que corresponde a um índice de investimento de 4,8% (2022: 4,3%).
Em 31 de dezembro de 2023, a ZF tinha uma força de trabalho global de 168.738 colaboradores (2022: 164.869).
Perspectivas para o ano fiscal de 2024
As perspectivas para o ano fiscal de 2024 permanecem cautelosas. As perspectivas ainda são caracterizadas por um ambiente econômico fraco, com inflação e conflitos geopolíticos. Dadas as taxas de câmbio estáveis e considerando as transações corporativas planejadas, a ZF espera vendas do Grupo superiores a 45 bilhões de euros em 2024. Isto corresponde a um crescimento orgânico de 5%. Com o desenvolvimento esperado dos mercados de vendas e compras em conjunto com um controle correspondente das estruturas de custos, a ZF considera que é possível atingir uma margem EBIT ajustada entre 4,9 e 5,4%. Prevê-se que o fluxo de caixa livre ajustado pelas transações da empresa exceda os 800 milhões de euros.
Bilhões de investimentos para uma mobilidade segura e limpa
Klein confirmou o plano da ZF de realizar investimentos globais no futuro de quase 18 bilhões de euros até ao final de 2026. Destes, aproximadamente 10,6 bilhões de euros serão gastos em Pesquisa e Desenvolvimento e mais de 7 bilhões de euros serão investidos nas plantas ZF e em equipamentos. Com o aumento da competitividade, as plantas alemãs da ZF deverão receber até 30% dessas inversões. Klein explicou isto no contexto dos programas de desempenho em curso: “Vemos as muitas vantagens da Alemanha como localidade, mas estamos cientes das suas desvantagens na concorrência internacional. Queremos trabalhar nisso de maneira direcionada com nossos programas de desempenho. Para voltar à pole position, a ZF avança com iniciativa, força inovadora e vontade de sucesso. Estamos preparados para investir fortemente na Alemanha se as condições gerais forem oportunas e melhorarmos a nossa base de custos aqui”.
Visão geral dos principais números
2023 | 2022 | |
Vendas do grupo | €46.6 bilhões | €43.8 bilhões |
Colaboradores em todo o mundo | 168,738 | 164,869 |
EBIT (ajustado) | €2,367 milhões |
€2,038 milhões
|
Margem EBIT (ajustada) | 5.1% | 4.7% |
Lucro ou prejuízo líquido após impostos | €126 milhões | €376 milhões |
Despesas de P&D | €3.5 bilhões | €3.4 bilhões |
Investimentos em imobilizado | €2.2 bilhões | €1.9 bilhão |
Índice de patrimônio | 19.7% | 22.1% |
Fluxo de caixa livre (ajustado) | €1,382 milhão | €544 milhões |
Vendas na Europa | €20.3 bilhões | €18.7 bilhões |
– disso na Alemanha | €8.6 bilhões | €8.2 bilhões |
Vendas na América do Norte | €13.1 bilhões | €12.5 bilhões |
– disso nos EUA | €11.2 bilhões | €10.8 bilhões |
Vendas na América do Sul | €1.4 bilhão | €1.4 bilhão |
Vendas na Ásia-Pacífico e na Índia | €11.3 bilhões | €10.7 bilhões |
– disso na China | €8.1 bilhões | €7.7 bilhões |
Vendas na África | €568 milhões | €476 milhões |