ZF nacionaliza unidade de controle eletrônico para veículos comerciais no Brasil
- Com a iniciativa, ZF se torna pioneira na produção nacional de componentes eletrônicos para sistema de freios para veículos comerciais
- Módulo permite diversas funcionalidades de segurança, como controle de estabilidade e sistema de antitravamento das rodas
- Iniciativa abre caminho para a expansão do uso de novas tecnologias que exigem componentes eletrônicos no Brasil, garantindo maior índice de nacionalização para montadoras de veículos e implementos
A ZF, empresa global de tecnologia e fornecedora de sistemas avançados para a mobilidade anuncia a nacionalização da produção da Unidade de Controle Eletrônico (ECU) do sistema de freios para veículos comerciais, um marco inédito no setor automotivo brasileiro. A iniciativa ocorre como resultado da experiência de mais de doze anos na produção de componentes eletrônicos no Brasil, agora aplicado à Divisão para Veículos Comerciais da empresa, reunindo infraestrutura avançada, competências técnicas e novos processos de validação.
A unidade de controle eletrônico para sistemas de freio produzida pela ZF permite a aplicação de diversas funções de segurança e conforto em veículos comerciais, como o controle de estabilidade (ESC), assistente de partida em rampa (HSA), controle de tração (ATC) e o sistema de antitravamento das rodas (ABS).
Dentre essas funções, destaca-se o ESC, em razão da sua importância para o transporte e a legislação que torna obrigatória a presença do sistema em todos os veículos comerciais pesados e implementos produzidos no Brasil a partir de janeiro de 2025. “Dados da pesquisa de 2024 da Confederação Nacional do Transporte listam motivos de capotamento ou tombamento, além da saída de pista dentre os principais tipos de acidentes em rodovias brasileiras. Caminhões e ônibus também entram nas estatísticas e tecnologias como o controle de estabilidade possuem papel crucial para poder ajudar a reduzir esses números e a promover um transporte mais seguro para todos”, comenta Caio Fattori, Gerente de Gestão de Produto da ZF América do Sul.
A mudança traz inúmeros benefícios às montadoras. Dentre eles, a competitividade, aumento do conteúdo local e previsibilidade para novos projetos e demandas logísticas e de suporte. Com a iniciativa, a empresa reforça seu posicionamento e liderança não apenas no fornecimento de sistemas puramente mecânicos, mas de soluções inteligentes e baseadas em dados, que estão alinhadas à crescente demanda por segurança, eficiência e conformidade com legislações que exigem tecnologias como o controle eletrônico de estabilidade.
Nesta nacionalização a ZF trouxe para o Brasil um projeto já consolidado na Europa, utilizando a mesma arquitetura de hardware e software. Isso permite eliminar a necessidade de longos processos de homologação junto a clientes que já possuem a tecnologia de forma importada. Com isso, a ECU nacionalizada mantém as especificações do fornecimento europeu, com vantagens adicionais da produção nacional. O formato plug-and-play adotado pela empresa foi decisivo para garantir uma produção ágil, competitiva e alinhada às exigências do mercado automotivo nacional.
Como primeira produção local de uma unidade de controle eletrônico de sistemas de freios para veículos comerciais no Brasil, a iniciativa abre caminho para a expansão do uso de tecnologias eletrônicas nacionais nesse segmento. Na visão do executivo, a nacionalização da ECU é disruptiva para a indústria automotiva brasileira. Veículos comerciais estão evoluindo para verdadeiras plataformas digitais sobre rodas, cada vez mais geridas por softwares avançados e dotadas de múltiplas unidades de controle eletrônico que integram sistemas de segurança, eficiência energética, conectividade e conforto.
Nesse cenário, esta nacionalização torna-se estratégica, não apenas para atender às demandas crescentes de tecnologias embarcadas, mas também para abrir novas possibilidades de aplicação dessas tecnologias em veículos comerciais. “Essa iniciativa fortalece a cadeia produtiva local, aumenta a competitividade da indústria e prepara o mercado para a incorporação de soluções cada vez mais sofisticadas”, comenta o executivo.
Linha de produção de componentes eletrônicos é única no Brasil
Com estrutura modular e flexível, a unidade da ZF em Limeira é a única do Brasil dedicada à produção de componentes eletrônicos de segurança voltados ao setor automotivo. Graças à sua modularidade e flexibilidade, tem potencial para atender localmente as demandas de seus clientes e expandir com facilidade para produzir novas tecnologias. Desde 2013, já produziu mais de oito milhões de unidades eletrônicas para sistemas de freio, direção e airbags.
“A produção da unidade de controle eletrônico voltada a veículos comerciais resultou na ampliação e na modernização da operação existente na planta de Limeira. Foram incorporados novos equipamentos de fim de linha totalmente automatizados, além de testadores de performance com controle completo de rastreabilidade — padrão já aplicado aos módulos para carros de passeio”, afirma Plínio Casante, Head da Divisão de Eletrônicos da ZF América do Sul.
A manufatura foi submetida a auditorias com base nas normas da UNICE (Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa). O resultado foi extremamente positivo, com elogios por parte dos auditores e a concessão da homologação internacional E1. “Essa certificação habilita a unidade da ZF em Limeira a fornecer produtos de segurança para os mercados da Europa, Estados Unidos e Ásia, por meio do grupo do cliente. O reconhecimento reforça a capacidade de nossos colaboradores e o alto nível de controle de processo da unidade, que se equipara — e em muitos casos supera — os padrões adotados por fornecedores globais do setor”, comenta Casante.
Durante o processo de validação, os módulos nacionalizados também passaram por rigorosos ensaios de bancada, vibração e rodagem, comprovando a confiabilidade da solução feita no Brasil. A rastreabilidade total do processo também assegura às montadoras um nível elevado de controle de qualidade.
“A partir de agora, a operação e produção de eletrônicos em nossa unidade em Limeira está preparada para nacionalizar outras soluções que exigem componentes eletrônicos, fortalecendo a indústria automotiva nacional, também para o segmento de veículos comerciais. Essa conquista reforça a competitividade da ZF no setor automotivo regional e abre portas para futuras nacionalizações de componentes estratégicos para nossos clientes”, conclui Fattori.