4 dicas para evitar problemas na construção do seu imóvel

4 dicas para evitar problemas na construção do seu imóvel

Arquiteto da Espaço Smart ensina como fazer boas escolhas e fugir das dores de cabeça durante uma obra

4 dicas para evitar problemas na construção do seu imóvel

Iniciar a construção de um imóvel do zero é, sem dúvida, um grande desafio. Complicações e imprevistos podem surgir a qualquer momento, tornando o processo cansativo e estressante. No entanto, Rômulo Costa, gerente de arquitetura da Espaço Smart, afirma que é possível construir a casa dos seus sonhos sem sofrimento, desde que as escolhas certas sejam feitas.

“Com as escolhas certas de projeto, sistema construtivo, materiais, formatos e o auxílio de profissionais qualificados, é possível ter uma experiência tranquila em todas as etapas da construção. Acompanhar cada detalhe desde o início é essencial, mas a qualidade e a eficiência de uma obra dependem diretamente do alinhamento entre o proprietário do imóvel e a equipe de execução e das práticas e soluções que serão aplicadas”, afirma Rômulo Costa, gerente de arquitetura da Espaço Smart.

Tomar decisões acertadas exige uma estratégia bem definida antes de começar a construção. Definir prazos, parceiros, orçamento, materiais e, especialmente, o projeto arquitetônico são passos essenciais para evitar surpresas durante a obra. Diante disso, confira as 4 dicas do arquiteto para facilitar o planejamento e minimizar problemas durante a construção:

  1. Aposte em métodos construtivos industrializados

Embora ainda pouco popular no Brasil, as construções industrializadas são conhecidas por utilizar componentes pré-fabricados e processos industriais para otimizar obras, substituindo boa parte das atividades tradicionais no canteiro por processos fabris. Com isso, a construção se torna mais rápida e objetiva. Um exemplo é o Steel Frame, que utiliza barras de aço galvanizado pré-moldadas para estruturar os imóveis.

Com os componentes prontos para montagem, o método acelera o processo, além de diminuir drasticamente a quantidade de resíduo gerado, já que quase não existe desperdício de materiais. Outro ponto relevante é a fidelidade ao orçamento, já que todos os materiais são previamente calculados e comprados com exatidão. “Escolher métodos como o Steel Frame ajuda a eliminar os maiores problemas de uma obra: custos imprevistos, irregularidades na estrutura e atrasos na entrega”, ressalta Rômulo.

  1. Use o Drywall e soluções sustentáveis a seu favor

Já conhecido por ser uma boa opção para fazer divisórias e/ou pequenas reformas, o Drywall é ainda mais versátil, podendo ser usado como forros ou até mesmo para adicionar elementos decorativos como sancas e detalhes de gesso. Ele permite a criação de espaços sob medida,  sendo possível criar paredes curvas, nichos, estantes embutidas e diversas outras soluções que ajudam a otimizar o espaço e a valorizar a decoração.

Além das diferentes possibilidades de uso do material, ele também contribui para a diminuição de custos, já que é extremamente resistente, duradouro, mais barato do que os materiais de alvenaria, e ainda possibilita a adição de isolantes térmicos e acústicos que contribuem com a sensação de conforto. Com a aplicação e execução correta do sistema de vedação interna, você garante uma residência com mais performance térmica e acústica e para somar ainda mais nesse quesito você pode fazer escolhas sustentáveis como por exemplo: usar revestimento de WPC ao invés de madeira, materiais industrializados ao invés de pedra e Esquadrias em PVC.

3. Conte com um arquiteto de confiança

Contratar um arquiteto de confiança é essencial para garantir que uma obra seja planejada e executada com eficiência, evitando problemas estruturais, desperdício de materiais e atrasos no cronograma. Profissionais qualificados analisam as necessidades do projeto, propõem soluções viáveis dentro do orçamento e asseguram que a construção siga todas as normas técnicas e regulamentações exigidas.

Sem um especialista à frente do projeto, erros de planejamento podem comprometer a funcionalidade e a estética do espaço, resultando em retrabalhos e prejuízos financeiros. “A falta de compatibilização entre instalações hidráulicas, elétricas e estruturais, por exemplo, pode levar a problemas que só se manifestam após a conclusão da obra, exigindo reformas. Ter um arquiteto de confiança assegura que o investimento na construção seja bem direcionado, evitando dores de cabeça e garantindo um resultado final seguro, funcional e alinhado às expectativas do cliente”, pontua o arquiteto.

  1. Acompanhe de perto a evolução da obra

Confiar nos profissionais que estão a frente da sua construção é imprescindível, mas estar ciente do cenário atual da obra e quais serão os próximos passos é uma forma de garantir que você esteja sempre pronto para identificar e corrigir problemas, além de ser capaz de garantir que o projeto seja executado conforme o planejado, evitando erros que podem gerar retrabalho e custos extras.

Sem um acompanhamento rigoroso, detalhes essenciais podem passar despercebidos, comprometendo a segurança, a funcionalidade e a estética da construção. Alterações feitas sem supervisão adequada podem resultar em estruturas fora do padrão, instalações incorretas e gastos acima do orçamento inicial. Monitorar cada fase do processo assegura que a obra seja concluída dentro do prazo, com qualidade e sem surpresas desagradáveis.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

[acf_slider repeater_name="banner_lateral_1_interna"]
[acf_slider repeater_name="banner_lateral_2_interna"]
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades