Causas do excesso de temperatura e como evitar cheiro de queimado no sistema de freio do veículo
Frenagens prolongadas em descidas, êmbolo de pinça travado, assentamento inadequado de pastilhas novas e excesso de carga estão entre os fatores que podem causar o aumento de temperatura no sistema de freio.

O sistema de freio é composto por diversos componentes, entre eles as pastilhas e os discos, que devem ser avaliados periodicamente, já que o atrito natural das pastilhas contra o disco gera calor e desgaste. “Quando essa fricção provoca calor excessivo, o limite suportável do material das pastilhas é ultrapassado, ocasionando cheiro de queimado no freio e comprometendo toda a eficiência do sistema”, comenta Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica da Fras-le.
Leite destaca que, entre os principais fatores para o cheiro de queimado do freio, estão o assentamento de pastilhas novas sem o procedimento correto, frenagens prolongadas em descidas de serra, excesso de carga, pistões da pinça travados ou com retorno comprometido, discos empenados e uso de material de baixa qualidade nas pastilhas.
Como distinguir a causa do calor excessivo – Segundo o coordenador, se o cheiro surge logo após a instalação de novas pastilhas e desaparece com o uso, é provável que faça parte do processo de assentamento. No entanto, em casos mais graves, pode sair fumaça da roda após uso intenso; a roda pode travar ou apresentar dificuldade de rotação mesmo com o freio liberado; ruídos metálicos constantes podem ocorrer; pode haver desgaste irregular das pastilhas e aquecimento excessivo de uma única roda, perceptível ao toque ou com uso de termômetro infravermelho.
Detalhes do diagnóstico – Leite explica que, ao suspeitar de superaquecimento nas pastilhas de freio, é preciso realizar uma vistoria completa do sistema de frenagem. Inicialmente, é recomendada uma inspeção visual, observando marcas de calor no disco, fuligem, e alteração de cor nas pastilhas ou no disco. Em seguida, com a roda levantada do chão, deve-se acionar e soltar o freio para checar o retorno dos pistões. “A roda deve girar livremente; se isso não acontecer, será necessário realizar uma inspeção mais profunda da pinça”, alerta.
Na etapa seguinte, é importante remover resíduos, limpar e lubrificar os guias, verificar o estado dos discos quanto a empeno e espessura mínima e reaplicar as pastilhas. Depois disso, o veículo deve ser submetido a um teste de rodagem para garantir que o problema foi solucionado e não há mais vestígios de superaquecimento.
Como evitar superaquecimento – Há boas práticas que, conforme Leite, podem evitar o calor excessivo, entre elas: utilizar pastilhas de qualidade; realizar pré-assentamento controlado, com frenagens leves a médias e intervalos para resfriamento; manter o sistema limpo; evitar sobrecarga dos freios; verificar o sistema hidráulico periodicamente; e efetuar a aplicação corretamente.
Sobre a Fras-le – A Fras-le, líder mundial em materiais para fricção, é uma marca da companhia Frasle Mobility, com portfólio completo de pastilhas de freio, lonas e sapatas para automóveis, motos, veículos pesados, entre outras aplicações, como ferroviário e industrial, atende montadoras e mercado de reposição.
Com fábricas para produção no Brasil, Estados Unidos, China, Índia e Argentina, conta com rede global de atendimento comercial, com produtos alcançando mais de 125 países nos cinco continentes. São mais de 12 mil referências nas linhas de produtos Fras-le. A marca é a fornecedora oficial desde 2021, de pastilhas para caminhões da Copa Truck.






