Cobreq alerta sobre os cuidados da utilização correta dos tambores de freio

Cobreq alerta sobre os cuidados da utilização correta dos tambores de freio

Cobreq alerta sobre os cuidados da utilização correta dos tambores de freio

A TMD Friction do Brasil é líder global em tecnologia de materiais de fricção, faz uma alerta sobre a utilização de maneira equivocada, por parte de alguns caminhoneiros, dos tambores de freio.

“A má utilização pode trincar a peça e despedaçá-la em rodovias, transformando os cacos de ferro fundido em um objeto letal, por ser altamente cortante e normalmente ao se desprenderem de um veículo de carga em movimento, atingem o alvo em grande velocidade. Sem o tambor, tanto o implemento como o caminhão perdem totalmente a capacidade da frenagem da roda afetada, comprometendo a capacidade total de frenagem do veículo, uma vez que, ao contrário dos automóveis, os caminhões utilizam na grande maioria à tambor, deixando os freios à disco para alguns modelos de menor porte ou opcional em alguns modelos pesado/extra pesado, como cavalos mecânicos que posteriormente serão acoplados à implementos (carretas) com freios à tambores”, alerta Everton Rogenski, consultor da Cobreq.

O tambor normalmente sofre desgaste durante o uso dos freios e reduz a espessura da peça até ela entrar em colapso e se estilhaçar. “Para estender a vida do material feito de ferro fundido, uma parte dos caminhoneiros acaba levando o tambor ao uso extremo, ou seja, ultrapassando o diâmetro máximo recomendado pelos fabricantes. Mas o que ocorre na verdade é a redução da ‘parede’ e consequentemente da resistência mecânica”, reforça Rogenski.

Outra prática comum é a substituição de um componente original, conhecido como roletes, por outros com a maiores diâmetros, estes são responsáveis por empurrar as lonas contra a superfície interna do tambor.

Estas ações aparentemente prolongam a vida útil dos tambores, porém existe uma perda de eficiência de frenagem, uma vez que paredes de tambores finas, tendem a deformar-se com maior facilidade, quando submetidas a altas temperatura, fato comum durante a utilização dos freios em veículos de carga.

Veja outras dicas do especialista da Cobreq para os freios de veículos de cargas:

– Não é recomendado instalar lonas ou sapatas novas em tambores irregulares. A retífica só é permitida se ela estiver dentro do limite indicado no próprio item.

– Não esqueça de fazer a inspeção das catracas, sejam elas manuais ou automáticas, este item garante a distribuição de frenagem entre as rodas.

– Quando parar o veículo, após uma situação de emergência, onde os freios atingiram altas temperatura, recomenda-se aguardar alguns minutos para redução da temperatura antes de acionar o freio estacionário, lembrando que é importante permanecer junto ao veículo para evitar a movimentação involuntária do mesmo. Pois ao esfriar, o tambor se contrai e, ao encontrar a resistência oferecida pelo conjunto, pode sofrer alterações de geometria ou até mesmo rachar. Também jamais faça o resfriamento forçado.

– Não lave as rodas com jato de água enquanto o tambor estiver superaquecido. O choque térmico provocado pela diferença de temperatura dos elementos pode causar o aparecimento de fissuras e trincas.

– Vale lembrar que frear bem não é arrastar as rodas ou pisar com força no pedal. Antes de tudo deve-se evitar que as rodas arrastem nas freadas mais fortes. Para evitar o arraste de rodas, procure rodar com o limite certo de carga.

(Fonte: Assessoria de imprensa)

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

[acf_slider repeater_name="banner_lateral_1_interna"]
[acf_slider repeater_name="banner_lateral_2_interna"]
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades