Como a hidráulica inteligente transforma performance e consumo nas escavadeiras
Tecnologia de gerenciamento otimiza fluxo e reforça a eficiência operacional nos canteiros de obras

O avanço da tecnologia hidráulica tem elevado o desempenho das máquinas pesadas, tornando as operações mais rápidas, econômicas e seguras. Sistemas capazes de gerenciar o fluxo de óleo com maior precisão permitem movimentos mais contínuos e eficientes, independentemente da aplicação.
Nas escavadeiras da série X3E da Link-Belt, essa evolução se traduz em um sistema hidráulico projetado para responder com agilidade e oferecer mais produtividade com menor consumo de combustível. Bombas, válvulas e sensores atuam de forma coordenada para garantir fluidez nos movimentos e estabilidade durante a operação.
O sistema hidráulico aprimorado da série X3E acelera as respostas da máquina e reduz perdas de energia. O controle automático de fluxo direciona para cada função apenas o volume necessário de óleo, garantindo economia sem comprometer o desempenho.

O conjunto hidráulico utiliza duas bombas de pistões axiais de deslocamento variável Kawasaki (P1 e P2), que ajustam o fluxo conforme a demanda. Em atividades que exigem maior força – como a elevação da lança ou do braço – as duas bombas trabalham simultaneamente, oferecendo mais potência e produtividade.
Além disso, a bomba piloto de engrenagens, de fluxo fixo, complementa o sistema ao garantir controle preciso e respostas imediatas aos movimentos no comando hidráulico.
Outro diferencial é o sistema de regeneração hidráulica, que reaproveita o óleo de retorno para a função mais próxima que exige fluxo. Com isso, há redução das perdas, diminuição do tempo de ciclo, mais agilidade e menor desgaste dos componentes.
Gestão inteligente reduz consumo de combustível
O novo Sistema Hidráulico Energy Saving, presente na série X3E, opera com apoio de um computador de bordo que monitora continuamente o equipamento e ajusta as válvulas e o fluxo hidráulico conforme a exigência do trabalho. Assim, o equipamento entrega o volume exato de óleo no momento certo, evitando desperdícios e reduzindo o consumo de combustível.
Destaque também para o conjunto de soluções para ampliar a proteção do sistema e o conforto do operador. Entre os principais recursos estão:
- Sistema de filtros em paralelo, que aumenta a capacidade de filtragem e reduz o risco de contaminação;
- Filtro Diesel Principal e sensor de água no pré-filtro, que protegem o motor e o sistema de injeção
- Conjunto de cinco solenoides, que reforça o controle hidráulico;
- Filtro piloto com acumulador, que absorve pulsos hidráulicos, reduz vibrações e mantém pressurização em situações emergenciais.
O tanque hidráulico pressurizado ajuda a evitar a cavitação nas bombas (formação de bolhas de vapor) e limita a entrada de impurezas, contribuindo para maior durabilidade do sistema. O acesso ao filtro de retorno também foi projetado para impedir contaminação externa.

Os cilindros com batentes amortecedores reduzem impactos durante os movimentos, prolongando a vida útil tanto dos cilindros e dos demais componentes estruturais.
Rotinas de manutenção diária foram simplificadas. O acesso ao filtro de diesel e ao filtro de óleo do motor é feito ao nível do solo, o que reduz o tempo de serviço e amplia a segurança do operador.
Com um sistema hidráulico robusto e inteligente, as escavadeiras da série X3E entregam mais velocidade, eficiência e durabilidade. O resultado é um equipamento preparado para operações intensas, com menor custo operacional e maior disponibilidade em campo.
Sobre a LBX Company
A matriz da LBX está localizada em Lexington, no Estado do Kentucky (EUA) e suas origens datam de 1874. A marca é sinônimo de equipamentos inovadores para as indústrias florestal, reciclagem, demolição e de manuseio de materiais.
Atua nas Américas, de Norte a Sul, atendendo a uma base de clientes leais em parceria a uma forte rede de distribuidores. Por intermédio dos distribuidores, são fornecidos treinamentos, peças, serviços e suporte técnico para os proprietários de equipamentos Link-Belt.
Sobre a Link-Belt Latin America
As escavadeiras Link-Belt® chegaram na América Latina em 2004, mas ganharam ainda mais espaço no mercado latino-americano a partir de 2012, quando a LBX do Brasil, subsidiária da americana Link-Belt Excavator Company, empresa do grupo japonês Sumitomo, se estabeleceu na cidade de Sorocaba (SP). Desde então, os equipamentos têm aliado a tradição da marca americana de 150 anos de história com a tecnologia e qualidade consagradas da indústria japonesa.
Grupo Sumitomo
A Sumitomo Corporation é uma empresa japonesa líder de comércio e investimento global, com negócios em mais de 60 países, 886 companhias e mais de 70 mil colaboradores. A Corporação Sumitomo está há 28 anos na lista da Fortune Global 500, publicação anual norte-americana da Revista Fortune, como uma das empresas globais que lideram o desenvolvimento mundial.






