Como evitar paradas e manter as máquinas em operação
Por: Felipe Milanesi, gerente divisional de Suporte ao Cliente
Dicas práticas para prevenir falhas, antecipar problemas e garantir o ritmo da operação com foco no conceito de uptime
Paradas inesperadas em obras afetam o cronograma, elevam os custos e reduzem a produtividade da equipe. Para orientar quem atua na construção e busca evitar esse tipo de problema, conversamos com Felipe Milanesi, gerente divisional de Suporte ao Cliente da John Deere. Ele compartilhou dicas práticas com base em soluções desenvolvidas pela empresa dentro do conceito de uptime, que busca manter as máquinas em operação contínua, com o mínimo de interrupções. Veja a seguir como prevenir falhas, antecipar problemas e manter o trabalho em ritmo constante.
- Manutenção preventiva como prioridade
Mais do que reagir a problemas, o ideal é preveni-los. Isso inclui seguir um cronograma de revisões, registrar todas as intervenções e não adiar trocas de componentes críticos. Verificações diárias de itens simples, como níveis de fluido, filtros, estado de pneus ou esteiras, ajudam a evitar panes inesperadas. “É muito mais econômico e eficiente fazer a manutenção antes que o problema apareça”, reforça Milanesi. “Usar peças originais e contar com técnicos capacitados são cuidados que garantem mais segurança e disponibilidade dos equipamentos”. Para apoiar esse cuidado no dia a dia das obras, a John Deere oferece o John Deere Protect™, plano que reúne manutenções programadas, análise de fluidos, uso exclusivo de peças originais e monitoramento remoto feito por especialistas. Essa abordagem contribui para reduzir paradas e tornar a operação mais previsível e produtiva. Hoje, cerca de 50% das máquinas vendidas pela marca no Brasil já saem de fábrica com esse pacote, o que demonstra a crescente adesão ao modelo preventivo.
- Treine e envolva os operadores
Operadores bem treinados ajudam a identificar problemas antes que eles afetem o funcionamento da máquina. Além disso, a forma como operam influencia diretamente no desgaste dos componentes. Orientar sobre limites de carga, operação em terrenos irregulares e respeito aos ciclos de trabalho é tão importante quanto fazer uma boa manutenção.
- Monitoramento com alertas inteligentes
Tecnologias embarcadas auxiliam na detecção precoce de falhas. Por meio da análise contínua dos dados operacionais das máquinas, são enviados aos distribuidores Expert Alerts™ – alertas proativos – junto de uma solução, permitindo que problemas sejam detectados e resolvidos antes que resultem em falhas e paradas de equipamento. “O grande benefício é poder agir antes que o problema chegue ao operador. Com os alertas inteligentes, evitamos que uma falha pequena evolua para uma parada não planejada”, explica o especialista.
- Atendimento remoto com suporte visual
O diagnóstico remoto é uma das formas mais eficientes de agilizar o atendimento técnico. Com essa tecnologia, os especialistas conseguem acessar os sistemas da máquina à distância, identificar a origem da falha e, muitas vezes, orientar a correção sem precisar ir até o local. A John Deere também utiliza os smart glasses como recurso adicional para acelerar esse processo. Com os óculos inteligentes, o operador ou mecânico compartilha em tempo real o que está vendo com um especialista remoto, que pode orientar cada etapa do diagnóstico e do reparo com mais precisão. A solução também é usada para treinamentos em campo, especialmente em áreas de difícil acesso.
- Cuide do ambiente de trabalho das máquinas
A rotina do canteiro de obras interfere diretamente no desempenho do equipamento. Áreas mal niveladas, excesso de poeira ou lama, falta de sinalização e circulação desorganizada de veículos podem contribuir para acidentes e desgaste prematuro das máquinas. Sempre que possível, mantenha o local de operação limpo, estável e com rotas bem definidas.
- Organize o estoque e antecipe demandas
Ter peças e insumos críticos à disposição pode evitar longas paradas. Avalie, junto com a equipe técnica ou distribuidor, quais componentes devem estar em estoque local e quais podem ser solicitados com antecedência. O Centro de Distribuição de Peças da John Deere, localizado em Campinas (SP), é o maior do setor na América do Sul. A localização estratégica, próxima ao Aeroporto Internacional de Viracopos e com acesso ao Aeroporto Internacional de Guarulhos e aos portos de Santos e São Sebastião, torna mais ágil o transporte para praticamente todos os locais do Brasil, além de 40 países.
- Use plataformas digitais para planejar e agir
Gerenciar uma frota vai além de saber se a máquina está funcionando ou parada. É preciso acompanhar o desempenho de cada equipamento, organizar as manutenções, entender o comportamento dos operadores e agir com base em dados confiáveis. Para tornar esse processo mais eficiente, a John Deere disponibiliza o John Deere Operations Center™, uma plataforma digital que centraliza todas essas informações em um só lugar. Por meio dela, o gestor consegue monitorar, em tempo real, o status das máquinas, verificar códigos de falha, programar revisões e consultar o histórico de uso de cada equipamento. Também é possível cruzar dados para identificar padrões de operação, comparar o desempenho entre unidades e tomar decisões mais estratégicas. Com acesso remoto, pelo computador ou celular, o John Deere Operations Center™ ajuda a antecipar problemas, melhorar a alocação de recursos e aumentar a eficiência da operação como um todo. “Nosso foco é apoiar o cliente na continuidade da operação, para que ele possa se concentrar no que realmente importa: entregar a obra com qualidade e no prazo certo”, finaliza Milanesi.
CONTATO
Empresa: John Deere Brasil
Fone: (19)3318-8100
Website: www.deere.com.br