
Os equipamentos de construção têm alta capacidade produtiva e, para manter sua performance, é preciso usá-los corretamente e evitar vícios de operação que podem causar aumento na manutenção e maior tempo de máquina parada, impactando na produtividade.
Nesta dica técnica, a CASE Construction Equipment, uma das líderes mundiais do setor de construção e infraestrutura, faz um alerta sobre alguns erros na operação das máquinas que podem diminuir seu rendimento.
De acordo com o gerente de serviços da empresa, Relton Cesar, para reduzir o desgaste entre os componentes como pinos, bucha e roda motriz, o equipamento deve sempre deslocar/escavar com a roda-guia à frente, ajudando a absorver os impactos frontais que o sistema de translação sofre quando está em operação.
Cesar adverte que utilizar a força de giro ou fundo da caçamba para nivelar o solo no local de operação pode causar danos na coroa e no pinhão de giro. “A haste do cilindro da caçamba fica exposta podendo ser atingida por pedras ou materiais mais duros encontrados no solo”, frisa. Segundo ele, a maneira correta é nivelar sempre alinhado com a máquina, utilizando os dentes da caçamba, explorando a sensibilidade hidráulica do equipamento, mas nunca lateralmente, girando a torre.
Outra ação que deve ser evitada é posicionar o equipamento com angulação incorreta entre a lança e o braço/caçamba, pois o uso da força de tração das esteiras para reposicionar o equipamento pode provocar sérios prejuízos nas estruturas.
Para evitar o desgaste prematuro do material rodante, sobreaquecimento dos motores e redutores de translação e a quebra da mola tensora da esteira, é preciso evitar o deslocamento contínuo em grandes distâncias. “A escavadeira hidráulica sobre esteiras é uma máquina de escavação e não de locomoção. Por isso, em caso da necessidade de movimentação das máquinas entre as frentes de trabalho, deve-se utilizar carretas-prancha para o transporte.”, destaca.
CONTATO:
Empresa: CASE Construction Equipment
Telefone: 0800-727-2273
Website: https://www.casece.com/latam/pt-br
(Fonte: Redação EaeMáquinas)