Dicas para identificar sintomas de danos no servo freio e cuidados na hora da manutenção
Pedal duro pode ser um dos sinais de problema no componente, sendo necessário avaliar as condições de outros itens, como sistema de admissão em caso de contaminação por combustível, além de verificar as condições da mangueira de alimentação para ver se existe obstrução.
Parte do sistema de frenagem, o servo freio tem como função ampliar a força aplicada no pedal para acionar o sistema hidráulico. É uma peça importante e que requer alguns cuidados na hora da manutenção. “Entre os motivos que o motorista pode identificar falha no servo freio é o pedal duro, indício que aponta contaminação do componente por combustível. A mistura muito rica em combustível na admissão leva o excesso deste a volatizar e se depositar no interior do servo freio, como consequência ocorrer deterioração não só da vedação do servo freio, mas também do diafragma central”, adverte Vagner Marchiniak, Consultor de Marketing de Produto da Controil, recomendando observar se tem odor de combustível dentro do servo freio, e, em caso positivo, avaliar o sistema de admissão.
Marchiniak ressalta que a obstrução da mangueira de alimentação também pode provocar sintoma de perda na eficiência do freio e também está associada ao servo freio. Por isso, na hora de revisar o sistema de frenagem é essencial avaliar mangueiras de alimentação de vácuo.
Segundo o consultor da Controil, outro problema que pode estar ligado ao servo freio é a alteração na regulagem do parafuso da haste de saída, que já vem ajustada de fábrica.
Em qualquer sinal de ineficiência do sistema de freio, a recomendação é checar, além do servo freio, todos os componentes, entre eles, discos, pastilhas, sapatas e tambor.
Cuidado ao substituir servo freio – Segundo o consultor da Controil, caso seja preciso trocar o componente, é necessário ter atenção ao conectar o cilindro mestre no servo freio, pois, é, neste momento, que pode ocorrer uma grave falha e até danificar a peça. “A haste de saída do servo freio deve encaixar perfeitamente no pistão primário do cilindro mestre. Somente após esta verificação, o componente pode ser parafusado, evitando, assim, a danificação dos itens internos do servo freio”, alerta.