Dicas para manutenção do sistema de freio traseiro do veículo

O sistema de frenagem do veículo, composto por diversos itens de segurança, necessita de cuidados essenciais na hora da manutenção para assegurar o máximo desempenho e durabilidade. Na parte traseira do veículo, o sistema de freio pode ser composto por disco ou tambor. No caso de disco, há pastilhas e pinça; já no tambor, lonas, sapatas e cilindro de roda. “A perda de eficiência do sistema de freio traseiro pode sobrecarregar o dianteiro, ocasionando desgaste prematuro de discos e pastilhas, além de reduzir a eficiência da frenagem”, alerta Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Fremax, reforçando a importância da avaliação periódica do sistema de freio.
Limpeza dos componentes antes da avaliação – Para evitar equívocos durante a manutenção do sistema de freio traseiro, Leite sugere algumas ações e boas práticas para garantir um bom trabalho. Inicialmente, é preciso remover as rodas traseiras e começar a desmontagem. “Retirar o tambor, fazer a limpeza dos componentes com produto apropriado e sem derivados de petróleo. Só depois disso é que deve ser feita a verificação das condições das lonas, sapatas, molas de retorno, cilindro de roda e da dimensão do tambor”, comenta.
Avaliação do disco, tambor e cilindro de roda – Leite destaca que o disco de freio deve estar sem riscos, livre de empeno e dentro da espessura mínima recomendada, pois, caso esteja abaixo desse índice, compromete a segurança do sistema. Da mesma forma, o diâmetro interno do tambor deve estar sem sulcos e não pode ultrapassar o limite especificado. “As dimensões de circularidade precisam estar corretas, sem ovalização, e a espessura precisa estar dentro da especificação”, afirma Leite, lembrando que os discos e tambores da Fremax já possuem marcações de espessura mínima e diâmetro máximo. Já para checar o estado do cilindro de roda, é importante verificar se não há vazamento entre o componente e o guarda-pó e se não há travamento dos êmbolos.
Após a verificação, substituem-se as peças que não estão em bom estado e segue-se para a montagem do sistema de freio traseiro. Os discos e tambores da Fremax contam com a tecnologia Ready to Go, que consiste em uma camada de óleo protetivo que elimina a necessidade de lavagem antes da instalação.
Ele lembra também que, em caso de troca, é importante verificar se o código da nova peça corresponde à aplicação, bastando consultar o Auto Experts (https://www.autoexperts.
Regulagem do freio do estacionamento – Após a montagem, é fundamental a regulagem do freio traseiro e do freio de estacionamento. Em média, a catraca deve ser acionada de 4 a 5 dentes para o travamento da roda. Já com a alavanca solta, as rodas devem girar livremente.
A Fremax conta com amplo portfólio de discos de freio e tambores, que pode ser conferido no link: https://www.autoexperts.parts/
Sobre a Fremax – Há mais de três décadas, a Fremax, uma marca Frasle Mobility em componentes para sistemas de freio, desenvolve produtos com padrão de qualidade e excelência que garantem alto desempenho e segurança. A empresa vem construindo uma história de sucesso no Brasil e no exterior, com forte presença em mais de 70 países, como México, Colômbia, Argentina e Estados Unidos. Comprometida com o meio ambiente, possui certificação 14001, atende montadoras e mercado de reposição com portfólio de discos, tambores de freios e para veículos de passeio, utilitários e comerciais de pequeno porte.
Fornecedora oficial em discos de freios para Porsche GT3 Cup Brasil desde 2007 e para a categoria AMG Cup Brasil desde 2010, onde a performance e eficiência dos produtos são levadas a máximas condições extremas nas pistas.






