A manutenção preventiva do caminhão é um cuidado necessário para aumentar a produtividade e o desempenho do veículo. Isso evita paradas desnecessárias na oficina e atrasos nas entregas, além de aumentar a segurança do motorista e diminuir o risco de acidentes no trânsito.
De acordo com a Mercedes-Benz, as medidas de precaução trazem benefícios tanto para as empresas de transportes, quanto para os caminhoneiros autônomos. O primeiro deles é a redução de custos. Quando se identifica com antecedência os reparos necessários, os consertos são mais rápidos e simples, ou seja, o caminhão fica mais tempo disponível para o trabalho.
Ao evitar falhas do veículo, a manutenção preventiva também garante mais segurança para o motorista, a carga e o trânsito. O aumento da vida útil e do desempenho dos caminhões é outra vantagem.
Na hora de fazer a manutenção preventiva do caminhão, utilize um checklist com todos os itens essenciais, como filtros de óleo, de combustível e de ar do motor, que devem ser trocados seguindo as recomendações dos fabricantes e sempre por produtos genuínos.
O mesmo se aplica ao óleo do motor, pressão do sistema de freio, estado dos tambores ou discos e das sapatas do freio. No caso da suspensão, verifique as molas, batentes, barra estabilizadora e todo o sistema para garantir que não há defeitos. Preste atenção também ao desgaste dos pneus.
A lista de verificações inclui ainda as paletas do limpador, luzes e lâmpadas, quinta roda – no caso dos cavalos mecânicos -, sistema elétrico e baterias. Atente para os níveis de todos os fluídos em seus reservatórios e confira se há vazamento de água, óleo, fluídos e combustível. Confira o estado das correias e tensores.
A fabricante ressalta que o rigor com a manutenção preventiva preserva a qualidade e o desempenho do seu veículo, otimiza o consumo e reduz os custos operacionais, valorizando o seu patrimônio.
Empresa Mercedes-Benz do Brasil
Telefone 0800 970 9090
Website www.mercedes-benz.com.br
(Fonte: Redação EaeMáquinas)