Plataforma brasileira oferece soluções para mitigar desafios do pós-obra da construção civil
Solução especializada no segmento pós-obra, a Predialize oferece tecnologias para mitigar desafios históricos do setor de construção civil
Na economia brasileira, a construção civil desempenha um papel fundamental. O setor registrou um crescimento de 4,3% em 2024 e encerrou o ano com um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 359,523 bilhões do PIB nacional, marcando uma participação expressiva no cenário econômico do país e sendo responsável por gerar inúmeros postos de trabalho. A digitalização e a profissionalização, nesse contexto, são fatores relevantes para sustentar e potencializar o crescimento do segmento. No entanto, o espaço para a inovação tecnológica ainda é amplo, sobretudo na frente de pós-obra, e a Predialize, construtech de gestão de ativos imobiliários especializadas nessa etapa da construção civil, surge com soluções tecnológicas de ponta para mitigar os desafios desses processos.
De acordo com Jean Sacenti, engenheiro civil e cofundador da Predialize, muitas empresas do setor ainda utilizam ferramentas básicas, como planilhas e documentos físicos, em grande parte de seus processos operacionais: “O mercado civil brasileiro é enorme e muito bem desenvolvido, mas muitas empresas que fazem parte dele ainda resistem às inovações da tecnologia que despontaram nos últimos anos. Por conta disso, o pós-obra, uma etapa da construção civil que já é negligenciada em diversos momentos, acaba sendo prejudicada pela falta de eficiência e otimização dos processos. A Predialize surgiu e trabalha com o objetivo de ajudar construtoras e empresas a superarem esse desafio”.
Na etapa de pós-obra, caracterizada como a fase que sucede a entrega da construção e pode durar de 50 a 100 anos, a ausência de processos bem estruturados e de tecnologias apropriadas pode resultar em comunicação fragmentada, gestão ineficaz de garantias e manutenções preventivas, dificuldades em atender plenamente às exigências normativas e regulatórias do setor, entre outros desafios. Nesse cenário, a empresa visa promover a transformação digital, oferecendo soluções integradas como o Manual Interativo Digital acessível via mobile, automação completa na gestão de garantias e assistência técnica, e dashboards inteligentes para análise contínua e estratégica dos processos pós-obra.
A plataforma tem como diferencial a centralização e rastreabilidade das comunicações e solicitações, diminuindo consideravelmente o risco de passivos jurídicos e aumentando a fidelização do cliente final. Além disso, atende plenamente às exigências normativas das normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e do Código de Defesa do Consumidor (CDC), agregando valor aos imóveis e prolongando sua vida útil.
“As soluções de nossa plataforma foram desenvolvidas para atender a desafios históricos da fase pós-obra e contamos com o que há de mais moderno da tecnologia para assegurar automação, precisão e eficiência nos processos. Queremos ser os parceiros ideais para construtoras e incorporadoras que buscam transformar essa etapa da construção civil em uma fase de negócios eficiente, sustentável e de alto valor agregado, pensando sempre na melhor experiência do cliente e na regulação que rege o setor”, complementa Sacenti. Baseada em dados e em automação digital, a Predialize automatiza processos, reduz custos de atendimento pós-obra e viabiliza decisões mais assertivas para empresas do ramo de construção civil.