Próxima safra: 4 decisões que podem definir a rentabilidade do produtor rural

Próxima safra: 4 decisões que podem definir a rentabilidade do produtor rural

Com perspectiva de colheita recorde, planejamento estratégico, financiamento ágil e uso de biológicos e genéricos ganham protagonismo

Próxima safra: 4 decisões que podem definir a rentabilidade do produtor rural
Divulgação Orbia | Foto reprodução

A produção de grãos no Brasil na safra 2024/25 tende a registrar um aumento de 35,4 milhões de toneladas em relação ao ciclo anterior, chegando a 332,9 milhões de toneladas, segundo o 8º Levantamento da Safra de Grãos divulgado na última quinta-feira (15) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O volume, se confirmado, configura um novo disco para a série histórica da Companhia. A área de cultivo também deve crescer cerca de 2,2%, chegando a 81,7 milhões de hectares, enquanto a produtividade média tende a apresentar uma recuperação de 9,5%, com projeção de 4.074 quilos por hectare.

Com base nesses números, a expectativa para a segunda safra é alta. Mas, para que o bom desempenho no campo se traduza em rentabilidade, os produtores precisam tomar decisões estratégicas ainda neste momento. Robson Rizzon, Diretor Comercial da Orbia – maior plataforma digital integrada do agronegócio na América Latina – aponta quatro pontos de atenção que podem definir os resultados da próxima safra:

1. Planejamento: a base do sucesso
O planejamento é a ferramenta mais poderosa à disposição do produtor. “Com o cultivo planejado, o produtor pode identificar o melhor momento para adquirir insumos, aproveitando janelas que a relação de troca seja mais favorável e garantindo maior previsibilidade no manejo”, afirma Rizzon. Uma análise antecipada dos custos e variáveis como câmbio, taxas de juros e clima ajuda a proteger a rentabilidade.

2. Crédito digital: acesso rápido, seguro e personalizado
As opções de financiamento são essenciais para garantir a aquisição de bens de consumo no momento ideal. Plataformas digitais como a Orbia têm simplificado esse processo. “Com poucas cliques, o produtor tem acesso a crédito ajustado às suas necessidades, considerando sua capacidade financeira, cultura agrícola e região de atuação. É uma experiência completa, desburocratizada e ágil”, explica Rizzon. O crédito concedido pela Orbia por meio da CPR-F (Cédula de Produto Rural Financeira) tem teto inicial de R$ 500 mil pelo produtor e permite pagamento alinhado ao ciclo da safra, com prazos de até 360 dias. Com meta de disponibilizar mais de R$ 1 bilhão em crédito pré-aprovado em 2025, a iniciativa amplia o acesso a recursos com agilidade e condições personalizadas.

3. Adoção de tecnologias e insumos sustentáveis
A busca por eficiência passa também pelo uso de soluções sustentáveis. Em 2023/24, os gastos com produtos biológicos no Brasil chegaram a R$ 5 bilhões, com crescimento de 15% sobre o ciclo anterior. “Segundo levantamento da McKinsey, 70% dos produtores reivindicados que pretendem manter ou aumentar os investimentos em biológicos. É uma tendência que veio para ficar”, destaca o CCO. Além disso, a digitalização transformou o acesso ao mercado, onde plataformas permitem a compra de insumos, acesso ao crédito e benefícios em um só ambiente, o que reduz riscos e aumenta a eficiência.

4. Defensivos genéricos: redução de custos com eficiência no campo
Outra alternativa que ganha força são os defensivos genéricos, que, segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg) , podem custar até 25% menos que os produtos patenteados. “Na Orbia, prevemos um aumento da oferta para atender a demanda de genéricos. Essa opção impacta diretamente na lucratividade e no custo de produção, sem abrir mão da eficiência agronômica”, comenta o executivo.

Com um cenário de custos elevados e margens pressionados, o planejamento de médio e longo prazo será essencial para os produtores. A safra 2024/25 representa uma oportunidade para consolidar boas práticas, incorporar tecnologias e fortalecer a competitividade da agricultura brasileira, mesmo diante de uma proposta de mercado.

Sobre a Orbia

A Orbia é a maior plataforma digital integrada do agronegócio na América Latina, conectando mais de 284 mil usuários no Brasil e mais de 368 mil em países como Argentina, México e Colômbia. A empresa oferece soluções como Orbia Clube (programa de pontos, fidelidade e coalizão), Orbia Compras (plataforma de compras online de insumos agrícolas) e Orbia Pag (hub de soluções financeiras e crédito rural digital). A empresa foi premiada com o Espantalho de OURO na Mostra de Comunicação do Agro e reconhecida pelo case “Orbia dá um Show (Show de Drones)” na categoria Ações em Feiras, Eventos e Congressos. Além disso, foi selecionado como um dos 15 Melhores Cases de Marketing Agro.

Mais informações em orbia.ag .

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

[acf_slider repeater_name="banner_lateral_1_interna"]
[acf_slider repeater_name="banner_lateral_2_interna"]
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades