Solução das marcas NTN e SNR garante a correta instalação dos rolamentos com encoder magnético no ABS
Cartão ASB ajuda a verificar as condições do encoder do rolamento e se está enviando informações por meio dos sensores para o sistema ABS ou controle de tração e ajuda na identificação do lado correto de montagem.
O ABS, Sistema de Frenagem Antitravamento (Anti-lock Braking System), é um sistema de segurança veicular de extrema importância que impede o travamento das rodas durante uma frenagem brusca, permitindo que o motorista mantenha o controle da direção.

O sistema funciona por meio de sensores, que monitoram a velocidade das rodas, em caso de uma frenagem forte, evitando o travamento e perda de aderência.
“Falhas nesse sistema comprometem a segurança do motorista ao diminuir a estabilidade e controle do veículo durante as frenagens. “A luz acesa do indicador ABS no painel de instrumentos do carro revela que algo está errado”, revela Rafael Braga, técnico das marcas NTN e SNR originais de rolamentos.
As causas de um mau funcionamento do sistema podem estar ligadas a falhas no módulo central do ABS, problemas no sensor, problemas no conector, encoder do rolamento danificado, ou ainda, rolamento montado com o lado do encoder invertido.
Braga recomenda alguns cuidados na hora da manutenção do sistema a fim de evitar falhas e prejudicar a segurança do motorista. “Em primeiro lugar, é importante verificar as condições de limpeza do sensor e do encoder magnético”, comenta.
Qualquer manutenção que envolver o rolamento de roda, o reparador deve conferir as condições do encoder magnético, utilizando o cartão ASB, substituir o rolamento, caso esteja danificado. Para usá-lo, o reparador deve encostar o cartão ao anel polarizando, girando-o lentamente. “É importante lembrar que a imagem precisa ser perfeita e paralela, já qualquer dano ou obstrução já indica problema de leitura no rolamento”, afirma o técnico, alertando para jamais aproximar o sensor ou o encoder magnético a uma fonte magnética.
Considerado uma ferramenta eficiente na oficina, o cartão ASB permite aos mecânicos várias aplicações, como a checagem da peça recebida das autopeças, antes e durante a montagem, assim como na desmontagem e , por fim, a conferência da compatibilidade com o sistema a ser aplicado.
A fabricante ainda alerta para a posição correta de montagem do rolamento com o encoder magnético voltado para o sensor no lado interno do veículo, lembrando que a correta instalação e verificação dos componentes ABS são essenciais para a segurança do motorista.
Sobre a NTN Rolamentos Brasil – Com 25 anos de atuação no Brasil, foi a primeira fabricante a produzir rolamentos com cubo de roda integrado na América Latina na planta localizada no Paraná que possui os processos mais avançados de automação, com tecnologia japonesa e francesa com a incorporação da marca SNR ao Grupo NTN, fundado em 1918 no Japão. Além de atender as principais montadoras com as marcas NTN e SNR, oferece ao mercado de reposição brasileiro produtos com a mesma tecnologia do original e possui centro de distribuição dedicado à esta operação. O portfólio conta com soluções em rolamentos, reunindo mais de 3 mil itens entre rolamentos de roda, sensores ABS, kits de rolamentos de roda, rolamentos de cubo de roda, rolamentos linha 6000 e rolamentos de caixa de câmbio e suspensão das marcas NTN e SNR no setor automotivo, enquanto para os setores industrial e agrícola possui diversas aplicações, além da NTN e SNR, há também as marcas BOWER e BCA.
Grupo NTN – Com mais de um século de história, o Grupo NTN é líder mundial na fabricação de rolamentos. Com presença global, reúne as marcas NTN, SNR, BOWER e BCA. Com sede no Japão, possui mais de 70 plantas em vários países, mais de 100 escritórios comerciais em vários continentes e mais de 23 mil colaboradores. Os Centros de Pesquisa e Desenvolvimento no Japão, na França, na China e nos Estados Unidos garantem evolução constante no desenvolvimento de novas tecnologias. As suas marcas são reconhecidas mundialmente por oferecer a mais alta qualidade nos exigentes mercados automotivo, industrial, agrícola e construção.






