Caminhões a biodiesel viabilizam ecossistema de transporte sustentável

Caminhões a biodiesel viabilizam ecossistema de transporte sustentável

Caminhões a biodiesel viabilizam ecossistema de transporte sustentável

Scania disponibiliza veículos movidos 100% a biodiesel em trações 6×2 e 6×4, indicadas para carretas de três e quatro eixos

A Scania, fabricante sueca de Caminhões e Ônibus, anunciou, em 2023, a primeira venda no Brasil de produtos movidos 100% a biodiesel, ou B100, para a Amaggi, negociados pela Casa Scania Rota Oeste (MT). Segundo a empresa, a companhia agro comprou um lote de 100 unidades (na tração 6×4 e motor de 500cv). E agora em 2024, a Scania e a Casa Brasdiesel anunciaram a segunda venda do Brasil de um caminhão B100, porém a primeira edição de um produto na tração 6×2.

Com isso, a Scania apresenta ao mercado suas soluções para caminhões movidos a biodiesel nas trações 6×2 e 6×4, na gama Super, e com motorizações de 460cv e 500cv de potência.

A companhia informa que para a tração 6×2 e motor de 460cv as aplicações indicadas são para transportar cargas por meio de carretas de três e quatro eixos, que comportam até 58,5 toneladas de peso bruto total combinado (PBTC), já as composições tracionadas no modelo 6×4, de 500cv, o PBTC vai até 74 toneladas no uso mais comum de carretas de até nove eixos.

De acordo com a empresa, com a aquisição, a Amaggi contará com a maior frota rodoviária do agro movida com B100. A ação, destaca a companhia, faz parte da estratégia de descarbonização da empresa, em linha com sua iniciativa SBTi (Science Based Targets ou em português metas baseadas na ciência) de reduzir suas emissões de gases de efeito estufa até 2035.

Caminhões a biodiesel viabilizam ecossistema de transporte sustentável

“A Amaggi vem sendo pioneira no uso de modais logísticos sustentáveis. Olhamos para o futuro, com a ampliação não só da frota rodoviária movida a B100, mas também com a extensão do uso desse combustível para frota fluvial, de tratores e outros maquinários agrícolas que há anos já vêm sendo testados. Sonhamos em ter toda nossa frota um dia cem por cento abastecida com biodiesel”, diz o CEO da Amaggi, Judiney Carvalho.

Já a presidente e CEO da Scania Operações Comerciais Brasil, Simone Montagna, destaca a importância do negócio. “Trata-se de uma compra histórica para impactar o mercado, pois foi a nossa primeira venda de caminhões 100% a biodiesel originais de fábrica. A Amaggi e a Scania mostram o quanto estão preocupadas em viabilizar um ecossistema de transporte mais sustentável. Todo o ciclo sustentável está completo neste exemplo de sucesso, pois a fábrica de biodiesel é da própria Amaggi”.

 De acordo com a fabricante, a Scania e a Casa Scania Brasdiesel apresentaram, em 2024, o primeiro caminhão 100% movido a biodiesel na tração 6×2 do mercado (um modelo 460 R 6X2 Super) e, também, o pioneiro da região sul do país. Conforme a empresa, a parceria envolve a Catto Transportes em conjunto com a 3tentos, que vai abastecer o caminhão B100 da transportadora, segundo a Scania, o veículo começará sua operação a partir de maio.

Caminhões a biodiesel viabilizam ecossistema de transporte sustentável

 

“A segunda venda de um produto B100 mostra que temos alternativas ao diesel. Com mais essa opção do 6×2, haverá uma diversidade de aplicações e de segmentos, juntamente com as versões 6×4, para atender as necessidades de vários perfis de clientes”, diz o diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil, Alex Nucci.

A Catto atua no transporte frigorificado e entrará no mercado agro com a modalidade granel. Já a 3tentos, além de ser a fornecedora do combustível, também vai utilizar o veículo nas suas operações, no transporte de soja e farelo em Ijuí, no Rio Grande do Sul , onde está localizada a sua fábrica de processamento de soja e produção de biodiesel.

Empresa: Scania

Telefone: (11) 4344-9333

E-mail: faleconosco@scania.com

Site: www.scania.com.br

 

 

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

ACCIONA Brasil celebra ação global de voluntariado com foco em sustentabilidade Os voluntários da empresa promoveram atividades lúdicas para 460 estudantes dos bairros da
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!