Pavimentadora de asfalto traz eficiência e versatilidade nas operações
Modelo CAT® AP455, da Caterpillar, tem tamanho compacto para facilitar a manobrabilidade
A mobilidade é uma das características fundamentais que uma máquina deve apresentar para realizar a pavimentação de asfalto, pensando nisso a Caterpillar desenvolveu a pavimentadora de asfalto CAT® AP455 que se destaca por seu tamanho compacto que possibilita diversas aplicações.
O consultor de mercado de produtos de pavimentação Caterpillar, Pedro Carvalho, conta que o equipamento traz benefícios como versatilidade nas aplicações, baixo custo operacional, além de recursos tecnológicos que facilitam a operação. “A operação simplificada e intuitiva, aliada aos recursos tecnológicos deste modelo fazem com que a interface entre operadores e máquina seja mais fluida”, afirma Carvalho.
O especialista concedeu uma entrevista exclusiva para a revista Eae Máquinas sobre o equipamento. Confira abaixo a íntegra:
Como a pavimentadora se compara a outros modelos em termos de eficiência e produtividade? Quais são as características da máquina que contribuem para uma pavimentação de qualidade?
A Pavimentadora de Asfalto CAT® AP455 se destaca pelo tamanho compacto abrangendo ampla diversidade de aplicações e necessidades. Esse tamanho contribui desde a facilidade de transporte até a mobilidade e manobrabilidade no local de trabalho, não deixando de lado o quesito produtividade e qualidade do asfalto aplicado.
Quais são os diferenciais do modelo em relação à sustentabilidade e ao impacto ambiental durante as operações de pavimentação?
A AP455 conta com um motor Diesel Cat C3.6 que cumpre com as exigências da MAR-1 em níveis de emissões de poluentes e baixos níveis de ruídos em operação. Além desse fator, assim como os outros produtos CAT®, tem seus intervalos de manutenção prolongados reduzindo o consumo de óleos lubrificantes e filtros. Para as trocas de fluidos que precisam ser realizadas em campo, a AP455 conta com drenos de acesso remoto, evitando assim derramamentos não desejados.
Como a pavimentadora ontribui para a redução de custos operacionais, como consumo de combustível e manutenção?
Além dos intervalos de manutenção prolongados, um outro recurso-chave introduzido neste modelo é o Modo Econômico Avançado. Esse recurso pode ser habilitado facilmente através do painel de operação da máquina, e faz com que o motor diesel trabalhe sob demanda – conforme as partes hidráulicas da máquina demandem mais, o motor entrega mais potência. Porém, quando a demanda é menor, o motor reduz a entrega gerando assim uma diminuição do combustível consumido, sem deixar de lado a eficiência da operação. Como parte integrante da máquina, a mesa SE47VT tem seu aquecimento feito por um gerador elétrico de alta eficiência, o que diminui o tempo de aquecimento antes do início do trabalho, ajudando na diminuição da queima de combustível pelo motor diesel com a máquina ainda fora de operação.
Quais tipos de projetos e condições de trabalho são ideais para a utilização deste modelo? Como o equipamento se adapta a diferentes tipos de pavimentação?
É uma máquina versátil que conta com largura de pavimentação de 2,4 a 4,7 metros que podem ser estendidos até 6,0 metros. Tem peso operacional de aproximadamente 14,9t (com mesa) e ao mesmo tempo tem um tamanho compacto facilitando manobra dentro de espaços restritos, como faixas de rodagem fechadas e até simplificando o transporte rodoviário entre frentes de serviço. Quando configurado com o sistema de tração MTS, exclusivo CAT®, essa mobilidade é ampliada oferecendo uma capacidade de giro de 90 graus sobre esteiras além de uma velocidade máxima de deslocamento 11km/h, sendo esses apenas alguns dos benefícios desse sistema de trem de rodagem.
Contato:
Empresa: Caterpillar
Telefone: (19) 2106-2100
Website: www.caterpillar.com/pt