Ricambi aposta em setor de importados e plataformas digitais

Diretoria e equipe de vendas.

Inovar para crescer. Foi exatamente nesse caminho que a Ricambi manteve suas operações nos últimos 28 anos no disputado mercado de peças para tratores da linha amarela, consolidando um estoque com mais de 21 mil itens a pronta entrega de produtos New Holland, Case, Fiatallis, JCB, Randon, Hyundai e Michigan.

Depois de a empresa investir pesado na criação de novos departamentos, aprimoramento de processos e assistência técnica, agora avança com ações em plataformas digitais para conversar com os potenciais clientes de forma personalizada, incluindo o lançamento de ecommerce. E anuncia investimentos em novas frentes de soluções com peças importadas.

Nesta entrevista exclusiva à EaeMáquinas, os diretores da Ricambi, João Lima e Hélio Perreti, analisam a conjuntura e explicam os detalhes da operação de sucesso da empresa. Confira.

EaeMáquinas – Como vocês analisam hoje o mercado em suas novas necessidades e demandas?

Ricambi – Através do Departamento de Inteligência fazemos o monitoramento constante do cenário econômico e seu crescimento, conjecturas internacionais, cenário político, reformas fiscais e taxas cambiais. Monitoramento da concorrência, fornecedores, clientes e o segmento que influencia nosso negócio Terraplenagem, Mineração e Construção Civil.

EaeMáquinas –  Nos últimos 2 anos a empresa passou a investir em novas linhas de importados. Comente por favor o que motivou esses investimentos, quais são os perfis de demandas por essa linha, como neste momento a empresa está posicionando essas soluções importadas?

Ricambi – A empresa se posiciona em três pilares: revenda de produtos nacionais de marcas renomadas no mercado, peças exclusivas que são produtos decorrentes do know-how da RICAMBI, em que identificamos oportunidades no fornecimento de peças e suprimos essa lacuna com qualidade e preço justo. E o terceiro é a importação pela necessidade de nos manter competitivos e proporcionar variedade produtos de qualidade e um preço atrativo aos nossos clientes.

EaeMáquinas – De acordo com a atual conjuntura econômica, quais sãos os setores mais aquecidos e as tendências que vocês apostam para alavancar as vendas?

Ricambi – Para 2020 o cenário macro econômico já indica um crescente aumento no consumo aproximadamente 2%. A produção da indústria de máquinas e equipamentos, que incluí a produção de tratores da nossa linha, registrou a expansão de 10,3%. Logo entendemos que a conjuntura e tendência de manter o crescimento anual de 20%.

EaeMáquinas – Uma questão comum nesse segmento é o uso de peças de reposição de qualidade duvidosa. Com 28 anos de estrada e mais de 21 mil itens de estoque, a Ricambi é referência ao educar o segmento. Vocês acreditam que o mercado já está suficientemente maduro para lidar com essa questão?

Ricambi – Em relação à maturidade do mercado, nossa percepção é que não está. Sabemos que andamos na contramão, assumindo o papel educativo e informativo junto aos nossos clientes, existem inúmeros fornecedores que não possuem o nível de qualidade exigido pelo nosso Departamento de Qualidade. A RICAMBI tem como responsabilidade e obrigação de manter procedimentos de inspeção constantes e efetivos. Internamente esforços são realizados, entendemos que a excelência vem no “aprender para executar”, temos um programa interno de treinamentos, que chamamos de  Educação Continuada para qualificação dos nossos profissionais os instruindo e os habilitando para atender e auxiliar nossos clientes no quer for necessário.

EaeMáquinas – Sobre os recentes investimentos na criação de novos departamentos, organização de processos, equipe técnica, comente por favor alguns resultados alcançados com essas iniciativas?

Ricambi – Através de estratégias de Marketing, a RICAMBI pode destacar o marketing digital que nos possibilita uma comunicação direta e segmentada com nosso público-alvo, estreitando relações e atraindo novos clientes em potencial. Em breve lançaremos nosso e commerce, uma plataforma moderna e mais um canal de vendas, nosso CRM onde muitas de nossas decisões para o negócio são extraídas e cotação online oferecendo aos nossos clientes maiores comodidade. Também merecem destaque a automação em nossa logística com a implantação do código de barras, onde ganhamos em assertividade. Agregamos junto a nossa logística de entrega parceiros terceirizados para aumentar agilidade na entrega e poder de capilaridade.

EaeMáquinas – O que os clientes da Ricambi podem esperar de novidades para 2020?

Ricambi – Considerável investimento em importação, ampliação do portifólio de produtos, entrando no segmento de FPS e-commerce, mais inovação, reformulação e ajustes de processos internos para ganho de agilidade e produtividade, alianças com fornecedores arrojados e parceiros de grande potencial.

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