Suspensys inaugura fábrica dedicada à eletromobilidade no Brasil

Empresa investiu R$ 60 milhões na unidade de produção no Rio Grande do Sul
Em busca de soluções sustentáveis, a eletromobilidade tem ganhado cada vez mais espaço no mercado. A Suspensys, fabricante global de sistemas de eixos e suspensões para veículos comerciais, e que pertence à Randoncorp, inaugurou recentemente uma fábrica dedicada a tecnologias de eletromobilidade, a Suspensys E-Mobility. A unidade é inédita na América Latina para o segmento de produtos eletrificados voltados ao transporte e está instalada na sede da empresa, em Caxias do Sul (RS).

Segundo o diretor de Suspensões e Eletromobilidade da Randoncorp e diretor da Suspensys, Eduardo Dalla Nora, o setor está em ascensão e, além de gerar economia ao consumidor, ainda contribui para a diminuição das emissões de gases tóxicos no meio ambiente. Confira a entrevista exclusiva concedida à revista:
EaeMáquinas – Os segmentos de mobilidade e veicular em geral no Brasil estão cada vez mais atentos às novas tecnologias e em busca de soluções inovadoras. Como a empresa tem visto esse movimento e se posicionado no mercado nacional?
Eduardo Dalla Nora – Em abril, inauguramos a Suspensys E-Mobility que também chamamos de e-plant, uma planta de eletromobilidade. Desde 2018, estamos investindo pesado na demanda para esse mundo de eletromobilidade. Nós decidimos colocar o pé na vanguarda no setor automotivo nacional com engenharia brasileira é nosso Instituto Hercilio Randon de tecnologia. Somos uma empresa brasileira qualificada como player global de soluções tanto de eixos elétricos quanto de baterias e, também, a integração da parte eletrônica, de controle etc.
EaeMáquinas – O que destaca como sendo as principais vantagens de incorporação de soluções inovadoras?
Eduardo Dalla Nora – Uma das principais vantagens na eletromobilidade é a preservação do meio ambiente. Ter tecnologias mais limpas, na direção de redução de dióxido de carbono na natureza, que ajudam a diminuir o impacto ambiental, esse é o primeiro benefício. Além disso, o nosso sistema economiza até 25% de diesel, considerando um relevo propício para regeneração. Nós projetamos economizar, futuramente, até 50 toneladas de carbono ao ano. Estamos alinhados com a sociedade e com o nosso compromisso ESG. O segundo ponto é a economia de combustível, já que esse é um sistema regenerativo e isso é bom para o consumidor que vai ter um produto mais barato na prateleira. Um terceiro ponto é o tempo que você leva do ponto A ao ponto B, então conseguimos colocando mais potência, principalmente na subida, conseguimos melhorar a velocidade média e aumentar o número de fretes do veículo nas rodovias.

EaeMáquinas – Como a empresa tem visto e se preparado para as mudanças de mercado? O que o cliente pode esperar de novidades para 2023?
Eduardo Dalla Nora – É um mercado em crescimento que sabemos que não vai retroagir. Grandes fabricantes estão investindo mais em eletrificação. Tem clientes falando que até 2035, metade do que irão produzir será elétrico. Estamos participando de feiras (nacionais e internacionais) e vimos que nossa tecnologia é muito atualizada, inclusive, em alguns momentos mais avançada do que encontramos no mercado e isso é motivo de muito orgulho. Estamos sendo procurados não só por clientes interessados pelo sistema inteiro, mas também pelas baterias, eixos, suspensões e eletrônica embarcada. Nós temos flexibilidade que é uma condição que talvez os nossos concorrentes não têm! Poder customizar sistemas, baterias, potência, entre outros é um dos nossos diferenciais competitivos no mercado da eletromobilidade.

Nota: Entrevista realizada em abril durante a feira Automec 2023.
Contato:
Empresa: Suspensys Sistemas Automotivos Ltd
Telefone: +55 (54) 3239.3000
Site: https://www.suspensys.com/pt