Pesquisar
Close this search box.

ZF pretende atingir neutralidade climática até 2040

ZF pretende atingir neutralidade climática até 2040

ZF pretende atingir neutralidade climática até 2040

Empresa desenvolve ações voltadas para a sustentabilidade em todo o mundo

A ZF Friedrichshafen, um dos maiores produtores mundiais de peças automotivas, especialmente transmissões, traçou estratégias para reforçar seu foco e engajamento com o tema sustentabilidade. “Conservar os recursos naturais e reduzir a pegada de carbono são critérios importantes para a operação da ZF em nível global”, declara o gerente sênior de Meio Ambiente, Saúde e Segurança da empresa na América do Sul, Celso Guerra.

ZF pretende atingir neutralidade climática até 2040

Celso Guerra, Gerente Sênior de Meio Ambiente, Saúde e Segurança da ZF na América do Sul.

Segundo ele, a companhia mantém ações voltadas à sustentabilidade em todo o mundo. “Estão em curso o abastecimento com eletricidade verde nas usinas na Alemanha, país onde está instalada a sede da companhia, por meio de acordos de fornecimento de energia”, detalha.

No Brasil, não é diferente, informa Guerra, sua política ambiental abrange ações na cadeia de fornecimento, processos internos e até a aplicação dos seus produtos no que diz respeito às regulamentações ambientais. Ele conta que a companhia desenvolveu, em outubro de 2020, o projeto ‘Circularidade entre Plantas’.

“Após estudos e avaliação de viabilidade, a solução desenvolvida em cooperação entre as áreas de meio ambiente, produção e logística das plantas foi a de reaproveitar as embalagens de uso logístico interno, entre elas caixas de madeira e papelão”, explica o gerente sênior de Desenvolvimento de Fornecedores da ZF América do Sul, Julio Scherres.

A partir desse projeto, declara Scherres, as caixas passaram a ser reutilizadas uma vez e o time desenvolveu estudos para novos reaproveitamentos e reciclagem desses materiais para tornar possível a ampliação da utilização por unidade fabril. Segundo a empresa, três anos após adotarem esta prática foram reutilizadas mais de 50 mil embalagens no período, cerca de 1100 toneladas de resíduos e cerca de 710 toneladas de CO2 deixaram de ser emitidas.

Julio Scherres, Gerente Sênior de Desenvolvimento de Fornecedores da ZF América do Sul.

Outra ação, diz a fabricante, realizada em 2023 foi um encontro com 62 fornecedores que ocorreu na cidade de Sorocaba, em São Paulo. “O evento “Sustainability Day” chegou à sua segunda edição com o objetivo de acompanhar de perto todas as ações que estão sendo desencadeadas pelos fornecedores no sentido de atingir suas metas de ESG (Enviroment, Social and Governance em português governança social, ambiental e corporativa) que correspondem às práticas ambientais, sociais e de governança”, informa Celso Guerra.

De acordo com ele, durante a primeira edição, realizada em abril de 2022, foi possível abrir um diálogo e iniciar um trabalho colaborativo a fim de descarbonizar a cadeia de suprimentos, atendendo a estritos padrões de controle e conformidade.

“A gestão está sendo conduzida pelo time de desenvolvimento de fornecedores, que vem intensificando esse acompanhamento, tanto ligado ao Escopo 3, que engloba as emissões indiretas de GEE (Gases de Efeito Estufa), como também políticas sociais e de governança”, informa. Para fazer esse acompanhamento, a companhia afirma que mantém um canal aberto com os fornecedores, com comunicação frequente para assegurar o desenvolvimento das ações.

A empresa informa que para novas nomeações, a ZF faz exigências como, por exemplo, que os fornecedores se utilizem de energia renovável certificada até 2025. “É necessário entender como ocorre a contratação de novos colaboradores por parte da cadeia de suprimentos, suas condições e políticas de trabalho oferecidas, bem como as práticas de governança para novos negócios, cada fornecedor deve concordar com o Plano de Negócios da empresa, que inclui as políticas, condições para contratação de mão-de-obra, tratativas com a cadeia e iniciativas de boa gestão”, afirma a companhia.

Contato
Empresa: ZF
Telefone: 0800 011 1100
Site: www.zf.com/brazil/pt/home/home.html

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Vamos apresenta locação de linha amarela na M&T Expo Em sua estreia na feira, a Companhia apresentará um portfólio de máquinas e equipamentos das
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!