
Evento online contará com a participação do Prof. Hüseyin Sehitoglu, da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (UIUC).
No dia 16 de outubro, às 10h, será realizado o segundo webinar promovido pelo Simpósio de Engenharia Ferroviária (SEF), evento anual que une a academia e a indústria para discutir as principais pesquisas desenvolvidas no setor. Com o tema “Fadiga termomecânica de rodas e trilhos ferroviários e recentes avanços na modelagem da fatiga”, o encontro online traz uma prévia das reflexões que o público poderá encontrar na quarta edição do SEF, marcada para acontecer de 19 a 20 de maio de 2021.
A fadiga termomecânica é o campo de estudos que analisa simultaneamente os efeitos de carregamentos térmicos e estruturais (tensões/deformações) aplicados em componentes mecânicos. Essa análise leva em conta não somente os valores máximos, mas o momento em que ocorrem, bem como a defasagem entre os carregamentos. É de fundamental importância para evitar falhas em componentes nos quais alta temperatura e elevada carga atuam em conjunto, como em rodas ferroviárias.
O tema central do Webinar será conduzido pelo Prof. Hüseyin Sehitoglu, do Departamento de Engenharia e Ciências Mecânicas da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (UIUC). Ele obteve o título de bacharel em engenharia mecânica pela City University de Londres e os títulos de mestre e doutor em Mecânica Teórica e Aplicada pela mesma instituição em que hoje trabalha. Além disso, lidera o Programa de Controle de Fratura (FCP) e o Laboratório de Materiais de Alta Temperatura (HTML) da UIUC, onde desenvolve projetos ligados à mecânica da fratura e materiais de alta entropia, incluindo ligas com memória de forma.
O prof. Sehitoglu é reconhecido como uma das principais autoridades na pesquisa sobre esse assunto, tendo formado uma geração de pesquisadores da maior qualidade e, junto com eles, desenvolvido os modelos mais representativos para a análise do fenômeno em questão.
As inscrições para o Webinar são gratuitas e podem ser feitas no site: https://www.simposio-ferroviario.com.br/
(Fonte:Assessoria de imprensa)






