8º Fórum de Manufatura apresentará respostas às demandas do mercado atual
Entre os temas para debates figuram as novas tecnologias alavancando processos de Melhoria Contínua, e como a gestão empresarial pode se beneficiar da Gestão da Qualidade para otimizar processos
Na era da manufatura inteligente, os padrões de eficiência estão atrelados à qualidade de produtos, de processos e até mesmo nas relações entre os colaboradores. Nesse sentido, no 8º Fórum de Manufatura serão discutidos assuntos, tais como a necessidade de as indústrias adotarem estratégias de digitalização que permitam uma transição suave para a Indústria 4.0, como também saber se os clientes estão dispostos a pagar pela tecnologia ou se as demandas justificarão o investimento em desenvolvimento. Sob o tema central: “IA, modelos preditivos e analíticos e pessoas no centro da digitalização, impulsionando a indústria brasileira”, o fórum é o principal evento do setor do País que acontecerá em São Paulo, entre os dias 26 e 27 de agosto próximo, no Novotel São Paulo Center Norte.
Marcos Giorjiani, diretor responsável pela Beckhoff Automação, abordará soluções para melhor atender os conceitos da Industria 4.0, reduzindo os custos de hardware e de engenharia, impulsionando a produtividade e lucratividade, com um sistema de controle rápido e versátil que redefine os padrões de eficiência na era da manufatura inteligente.
“Na palestra que irei ministrar sobre estratégias para digitalizar e traçar um caminho para a Indústria 4.0, ressaltarei como as indústrias precisarão adotar estratégias de digitalização que permitam uma transição suave para a Indústria 4.0 “, informa Giorjiani.
Com vasta experiência na Área de Qualidade, Cristina Moraes, diretora de Qualidade da Constanta, indústria de soluções de manufatura de eletroeletrônicos, não só detém o conhecimento técnico, como também possui uma posição estratégica na alta direção das empresas. Segundo ela, a qualidade não está presente apenas na produção, mas também, nas guias de boas práticas de Gestão de Pessoas e de relacionamento com clientes, contribuindo para o engajamento dos colaboradores e o alcance de objetivos das empresas, desde o aumento de faturamento até o acréscimo de percepção de valor da empresa, assegurando parcerias futuras com clientes estratégicos.
No 8° Fórum de Manufatura, Cristina irá explorar o case de sucesso da Constanta, desenvolvedora de uma cultura de qualidade em todos os níveis, desde o chão de fábrica, até a tomada de decisões de C-levels – o verdadeiro significado de vestir a camisa da empresa para gerar resultados estratégicos nos negócios. “Vamos apresentar como a qualidade pode contribuir para o alcance dos resultados da organização. Um olhar profundo, abrangente e sistêmico sobre a evolução da qualidade ao longo das décadas até a era atual da Gestão da Qualidade Total, um foco em todas as partes interessadas e não apenas no cliente”, acrescenta.
“Atualmente as mulheres vêm ocupando cargos de liderança na indústria. Movimento ainda tímido, porém o trabalho que vem sendo feito tem contribuído na conscientização e na mudança cultural de um segmento, até então dominado pelos homens. Há cases sobre mulheres em cargos de alta gestão, conferindo novo formato, um novo olhar com mais sensibilidade a pessoas”, acrescenta Giordania Tavares, CEO da Rayflex.
Giordania enxerga a IA na indústria como excelente opção para a melhoria de processos, porém não acredita que possa substituir o capital humano como um todo. “Os profissionais terão que se inovar e estar antenados as novas tendências de uma forma contínua. Temos, ainda, outros desafios: será que os fornecedores estão preparados para trabalhar com IA? Os equipamentos respondem a esta nova tecnologia? Temos clientes que estão dispostos a pagar por esta tecnologia, ou teremos poucas demandas que não irão justificar o investimento em desenvolvimento de equipamentos?”, questionará a CEO da Rayflex durante sua exposição.
“A importância da tecnologia na evolução do Sistema de Operações de Manufatura da 3M” será a palestra ministrada por Luciano Reyes, Head de Tecnologia de Manufatura para América Latina. Com uma forte reputação por ser uma empresa manufatureira (um dos 3 “M”s é Manufatura), há décadas, a 3M adota ferramentas e métodos de Melhoria Contínua em seus processos, como o Lean e o Six Sigma.
A subsidiária brasileira, a primeira 3M fora dos EUA e uma das pioneiras a adotar o Lean Manufacturing em suas fábricas, criou um Sistema de Produção próprio, composto por ferramentas de excelência operacional, cultura de inovação, sendo alavancado nos últimos anos por tecnologias de processos e digitais. Na edição do 8º Fórum de Manufatura, Reyes irá compartilhar um pouco dessa jornada e seus principais resultados, uma vez que esteve à frente do time de Excelência Operacional da empresais por 7 anos e há 4 anos lidera o time de Tecnologia de Manufatura LATAM.
O 8º Fórum de Manufatura reunirá os principais executivos do segmento e áreas afins, tais como: bens de consumo, aeroespacial, automobilísticas, alimentos, bebidas, farmacêuticas, têxteis, máquinas, peças e equipamentos, papel, indústrias de transformação e de processos. Contará, ainda, com a presença das empresas patrocinadoras: Beckhoff, Tetra Pak, Tivit, Dassault Systemes, Compass Uol, Porsche Consulting, Veolia, Westcon, Sick, Cogtive, Efeso, Venturus, Vockan, St-One, Iniciativa Aplicativos, Comprint, Labsoft e Vesuvius. Entre os apoiadores, figuram importantes entidades: Associação Brasileira dos Importadores de Máquinas e Equipamentos Industriais (ABIMEI), Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (ABIVIDRO), Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas Automotivos e Industriais (ABRAFILTROS) e Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ). Apoiadores de mídia: Revista Petro & Química, Revista C&I – Controle & Instrumentação, Centro de Informação Metal Mecânico (CIMM), Pacto de Promoção da Equidade Racial, Visite São Paulo, Berthas e Associação Brasileira da Indústria Materiais de Construção (ABRAMAT).
Sobre a Dialogia
Hoje referência como centro de informações e relações com o mercado, a Dialogia foi instituída em 2007. Desde então mantém a missão de prover conhecimento e aprofundar o relacionamento das organizações com o mercado e seus diversos públicos, proporcionando benchmarking e networking entre executivos, empresários e acadêmicos.
Para tanto, a Dialogia promove programas de seminários, fóruns, congressos e demais eventos. Com esse objetivo, elabora pesquisas para identificar temas de alto grau de interesse dos segmentos envolvidos. O resultado dessa análise é a promoção de eventos com a presença garantida dos principais players do mercado.