Agro brasileiro destaca compromissos com inovação, produtividade e conservação em documento setorial à COP30

Agro brasileiro destaca compromissos com inovação, produtividade e conservação em documento setorial à COP30 

Lançado pela CropLife e IICA, “Caminhos do Agro: Inovação pelo Clima” conecta tecnologias agrícolas à mitigação das mudanças climáticas

Agro brasileiro destaca compromissos com inovação, produtividade e conservação em documento setorial à COP30

Reconhecido mundialmente como uma potência agrícola, o Brasil chega à COP30 reforçando o compromisso do agro com a agenda climática por meio da inovação e uso correto e responsável das tecnologias no campo. As evidências de como a agricultura tropical brasileira alia produtividade e conservação ambiental, posicionando-se como parte da solução para mitigar os impactos das mudanças climáticas e na promoção da segurança alimentar global, estão reunidas no documento lançado pela CropLife Brasil e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) nesta quarta-feira (29), o “Caminhos do Agro: Inovação pelo Clima”.

Agro brasileiro destaca compromissos com inovação, produtividade e conservação em documento setorial à COP30

A publicação, apresentada durante coquetel em Brasília, traz contribuições do setor de tecnologias agrícolas em torno de uma transição produtiva justa e escalável. O evento contou com a presença de representantes do governo federal, parlamentares, indústria, academia, imprensa e entidades do agronegócio e apresentou as pautas que serão debatidas durante o evento de novembro, em Belém (PA). A solenidade foi apresentada pela gerente de Comunicação e Clima, Renata Meliga, e contou com discursos do Representante do IICA Brasil, Gabriel Delgado; do Presidente da CropLife Brasil, Eduardo Leão; da Presidente da Embrapa, Silvia Massruhá; do Mr Llyod C. Day, subdiretor-geral do IICA e do secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Guilherme Campos.

Agro brasileiro destaca compromissos com inovação, produtividade e conservação em documento setorial à COP30

“Nós estamos nesta jornada deste o início do ano, junto ao IICA, visando trabalhar sobre um documento que possa realçar o papel das tecnologias para a redução do aquecimento global e para o enfrentamento da insegurança alimentar. Esse é o nosso objetivo na COP30. Preparamos esse documento, a várias mãos, para que possamos levar para a discussão dados técnicos e fundamentação científica do que estamos vivendo. Nós temos uma agricultura tropical, que é um exemplo e uma referência para a agricultura do mundo, e cada vez mais temos caminhado para práticas mais sustentáveis, como: plantio direto, integração lavoura-pecuária-floresta, práticas de manejo, complementariedade de tecnologias, que tornam nossa agricultura mais produtiva e resiliente”, considerou o diretor-presidente da CropLife Brasil, Eduardo Leão, em seu discurso oficial.

O representante do IICA Brasil, Gabriel Delgado, relatou durante a solenidade como foi o processo de construção do texto técnico e quais as principais contribuições. “Nós temos muitos eixos na atual agricultura que visam a sustentabilidade de nossos sistemas alimentares. E tratamos de dois eixos: um sobre recuperação de pastagens degradadas, que sabemos que é uma sensibilidade, e sua potencialidade de contribuir na produção de alimentos; e outro sobre a integração das tecnologias no campo e a inovação das soluções, que buscam trazer uma agricultura eficiente, produtiva e que auxilie na captura de carbono. Por isso, nós acreditamos que o agro é parte da solução climática”, posicionou.

A Embrapa, que auxiliou na construção da publicação, ressaltou a importância da Conferência do Clima como ambiente para tratar das considerações que o documento traz. “A COP 30 é uma oportunidade para a gente trazer e mostrar que nossa agricultura é baseada em ciência e mostrar que a gente precisa investir em ciência, em tecnologias e em políticas públicas, que incentivem os produtores rurais a adotarem práticas mais sustentáveis. A Embrapa fica à disposição para contribuir nesse processo. Agradeço a parceria com a CropLife, empresas, entidades e o IICA até aqui, que oportunizaram este encontro e essas contribuições para levarmos à Agrizone”, elencou a presidente da Embrapa, Silvia Massrhurá.

Presente na cerimônia, o secretário de Política Agrícola do MAPA, Guilherme Campos, projetou alguns diferenciais que fazem do país um destaque global da agricultura de baixo carbono. “O que o Brasil faz no agro é absolutamente extraordinário. O agro brasileiro tem como principal ativo o alimento, mas veio para ficar como grande provedor de energia, fibras, celulose e algodão principalmente. A transição energética promovida no país e sustentada pelo agronegócio, torna o Brasil, sem dúvida, o maior showroom da transição energética do planeta. Você não precisa levar ninguém para longe para mostrar como isso funciona. Basta ir ao posto da sua esquina e pedir para abastecer o seu carro com etanol, com gasolina [E30] com 30% de álcool anidro e com diesel [B15] que tem 15% de biodiesel. Isso vem fazendo uma verdadeira transformação e toda essa tecnologia desenvolvida aqui no Brasil fica à disposição de todo mundo. É isso que estamos levando para a COP30”, destacou.

Documento setorial

 A publicação consolida as reflexões, experiências e proposições técnicas reunidas durante a jornada de workshops técnicos sobre Complementariedade de Tecnologias Agrícolas e Recuperação Produtiva de Pastagens Degradadas, promovidos pelas entidades, e traz evidências e propostas construídas de forma colaborativa pelos agentes da cadeia produtiva.

O documento evidencia ainda a importância de parcerias público-privadas na agenda climática e posiciona o produtor rural como protagonista no campo que, com o seu trabalho, transforma conhecimento em resultado, sustentando o Brasil como referência global em agricultura de baixo carbono. O lançamento marca a conclusão do trabalho conjunto das entidades com foco na COP30. O material servirá de base em debates com autoridades globais do agronegócio.

Painéis COP30

 Na 30ª Conferência, a ser realizada em Belém (PA), entre 10 e 21 de novembro, a CropLife Brasil promove painéis e encontros em parceria com instituições públicas e privadas para ampliar o diálogo sobre temas como segurança alimentar, descarbonização e sustentabilidade. Os encontros serão distribuídos ao longo dos dias 10, 11, 13, 19 e 20 e acontecerão na AgriZone, nos espaços Embrapa e IICA, zona temática oficial do evento e vitrine da agricultura sustentável e do combate à fome.

 

 

Fotos: Gilberto Soares/ CLB

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades