Baldan e Embrapa promovem 1º Dia de Campo sobre Recuperação de Pastagens Degradadas no Sul Fluminense

Baldan e Embrapa promovem 1º Dia de Campo sobre Recuperação de Pastagens Degradadas no Sul Fluminense

Evento marca o início do projeto “Dias de Campo Baldan + Embrapa”, que vai percorrer o país com ações voltadas à conversão de áreas de pastagens degradadas em sistemas mais produtivos, integrados e sustentáveis.

Baldan e Embrapa promovem 1º Dia de Campo sobre Recuperação de Pastagens Degradadas no Sul Fluminense

A Baldan, referência nacional em máquinas e implementos agrícolas, a Embrapa Solos e a Embrapa Gado de Leite realizam no próximo dia 06 de novembro o 1º Dia de Campo sobre Recuperação de Pastagens Degradadas – Sul Fluminense, no Campo Experimental Santa Mônica – Barão de Juparanã, em Valença (RJ).

O evento marca o início do projeto “Dias de Campo Baldan + Embrapa”, uma iniciativa que vai percorrer dez regiões do Brasil levando demonstrações práticas, estações técnicas e experimentos a campo voltados à recuperação de pastagens degradadas, manejo sustentável do solo e pecuária de baixo carbono.

Esta primeira edição conta ainda com as parcerias da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Rio de Janeiro (Pesagro-Rio), da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Interior, Pesca e Agricultura Familiar – SEDIPAF (Emater-Rio), da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Prefeitura de Valença.

Durante o encontro, os participantes poderão acompanhar quatro estações técnicas, com temas que vão desde o diagnóstico da degradação de pastagens e manejo do solo à integração lavoura-pecuária-floresta que serão apresentados pelos pesquisadores das unidades da Embrapa envolvidas, além de demonstrações práticas de máquinas Baldan aplicadas à gradagem, subsolagem e preparo do solo. A proposta é disseminar técnicas e boas práticas que aumentem a produtividade e a sustentabilidade das propriedades rurais, fortalecendo os sistemas integrados de produção e promovendo o uso consciente dos recursos naturais.

Para Fernando Capra, CEO da Baldan, o projeto representa o propósito da empresa em fomentar o crescimento sustentável do agronegócio brasileiro. “É uma honra estar ao lado da Embrapa em um projeto que une pesquisa e prática de campo. Acreditamos que a ciência, quando conectada com a indústria e o produtor rural, gera soluções transformadoras para a agricultura brasileira. Esse trabalho está totalmente alinhado com as políticas públicas de renovação de pastagens e reflete o compromisso da Baldan em contribuir com um agro mais produtivo e sustentável”, afirma o executivo.

O coordenador do projeto pela Embrapa e supervisor de Transferência de Tecnologia da Embrapa Solos, Fernando Teixeira Samary, diz que “a parceria entre as instituições de pesquisa, ensino e extensão com o setor privado sempre tem respostas impactantes no setor produtivo. Entretanto, neste projeto há um outro fator que tornam ainda mais relevantes os eventos previstos; trata-se de abordar a recuperação de pastagens degradadas que, sem dúvidas, é um grande desafio nacional e representa, além de uma resposta às demandas ambientais, uma efetiva oportunidade de aumento da produção e produtividade sem a necessidade de ampliar a fronteira agrícola”.

José Luiz Bellini, chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, reforça que a iniciativa aproxima o conhecimento científico da realidade rural. “Estamos levando para o campo soluções testadas, que aumentam a produtividade e reduzem o impacto ambiental nas atividades agropecuárias. Essa integração entre pesquisa e produtor é fundamental para que a tecnologia chegue, de fato, ao dia a dia das fazendas”, explica.

Próximas edições

O Dia de Campo de Valença é o primeiro de uma série de dez etapas regionais que compõem o projeto Baldan + Embrapa, que percorrerá diferentes estados brasileiros até 2026, levando inovação, conhecimento técnico e soluções práticas aos produtores.

As próximas edições acontecerão em cidades como São Carlos (SP), Sinop (MT), Cordisburgo (MG), Coronel Pacheco (MG), Paragominas (PA), Uberaba (MG) e Campo Grande (MS). Cada evento terá um espaço dedicado à demonstração de equipamentos e validação das técnicas voltadas à recuperação de pastagens e sua melhor conversão.

Serviço
Local: Campo Experimental Santa Mônica – Barão de Juparanã, Valença (RJ)
Data: 6 de novembro de 2025
Horário: 7h30 às 12h30
Mais informações e inscrições: baldan.com.br/embrapa

 

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades