Bayer apresenta quatro lançamentos em seu portfólio integrado durante o Congresso Brasileiro da Soja
Lançamentos fazem parte da estratégia da empresa de disponibilizar soluções robustas ao produtor para um manejo eficaz de previsões, doenças e plantas flexíveis
A Bayer, líder em tecnologia e inovação agrícola, marca presença no 10º Congresso Brasileiro de Soja, em Campinas (SP), de 21 a 24 de julho, para anunciar lançamentos importantes em seu portfólio integrado e participar das discussões sobre produtividade sustentável no Mercosul. Entre as novidades, serão incluídos: um herbicida pré-emergente, um novo conceito e uma molécula para tratamento de sementes; um fungicida da família Fox; e um inseticida.
“A Bayer vem se consolidando cada vez mais como parceira principal do agricultor. E é a empresa que mais investe em pesquisa e desenvolvimento no setor, capaz de oferecer a solução mais completa, desde a biotecnologia até defensivos. Na última safra, foi uma companhia que mais cresceu na cultura da soja e, para sustentar este crescimento, estamos fazendo o lançamento de quatro produtos durante o Congresso, já apresentados para a safra 2025/26 que se iniciará em breve”, afirma Guilherme Hungueria, gerente de marketing para cultivos da Bayer.
A primeira novidade é oferecer um tratamento de sementes adequado, que ajude a proteger a lavoura em seus primeiros avanços – considerado um período crítico – e otimize o trabalho do agricultor. Pensando nisso, a Bayer lança um novo conceito para o tratamento de sementes (TS) que apresenta uma série de benefícios com o objetivo de ajudar o produtor antes e depois do plantio. “Os pacotes Guardião e Guardião+ visam proteger a semente e a planta até pelo menos o estádio V4/V5, cerca de 30 dias após a semeadura, contra microrganismos, diretrizes e doenças iniciais, garantindo o melhor estabelecimento da cultura. São soluções completas definidas para um resultado eficaz”, afirma o gerente técnico de portfólio para soja e algodão da Bayer, Felipe Stefaroli.
Os pacotes Guardião e Guardião+ contêm produtos de alta eficácia, com opções para proteção contra pragas, doenças iniciais e nematoides, com excelentes resultados em campo. E este TS acaba de ganhar um reforço, o novo fungicida Evergol®, primeira carboxamida da Bayer permitindo a rotação de ativos, a fim de evitar a resistência no manejo de fungos de solo e que chega para somar na proteção de doenças da soja
Com a semente bem protegida inicialmente as preocupações com o ambiente de plantio, e uma das principais é a dificuldade em lidar com a resistência das plantas específicas aos princípios ativos atuais. No Brasil, cerca de 60% da área cultivada com soja enfrenta problemas com plantas resistentes a pelo menos um princípio ativo, indica um estudo realizado pela Bayer. As projeções apontam que, até 2030, a quantidade pode ultrapassar os 65%. A preocupação futura é que as plantas desenvolvem resistência a múltiplos princípios ativos.
Com isso, a Bayer já prepara o lançamento do herbicida Convintro® Duo, que irá representar um avanço importante no combate às plantas encontradas, com um ativo inédito no país, o Diflufenicam, aplicado antes da emergência das plantas incomuns que, junto com o Metribuzim, apresentam alto espectro de controle, especialmente para o capim-pé-de-galinha e espécies de caruru , que são de difícil erradicação.
“O Convintro® Duo possui efeito pré-emergente, evitando ou retardando a emergência de novas plantas nos primeiros 30 – 35 dias, sem afetar a cultura da soja. É uma excelente ferramenta para complementar o controle de plantas específicas da cultura da soja”, comenta Stefaroli.
Combater a pragas e doenças
Mais do que oferecer um produto isolado para a resolução de um problema, a Bayer tem focado em ajudar o produtor não só com as demandas atuais, mas também com as futuras. A ideia é disponibilizar um portfólio cada vez mais robusto de soluções integradas para um controle fitossanitário eficiente e uma rotação inteligente de ativos, garantindo maior sustentabilidade e eficiência no campo
De olho em tentar minimizar os prejuízos bilionários que os nematoides trazem à cultura por ano, os produtores podem contar com o Verango® Prime, que oferece um controle de longa duração, com baixa dosagem por hectare e amplo espectro de controle contra as mais importantes espécies de nematoides. Além de ser um dos principais nematicidas do mercado, ainda é o único produto químico aprovado para aplicação em barra. Atualmente, as opções do produtor são cultivares com tolerância aos nematóides, aplicação via tratamento de sementes e aplicação via sulco, o que muitas vezes pode ser um limitante operacional e de custo.
Para a mosca-branca e os ácaros, as práticas que cresceram nas últimas safras a Bayer apresentarão mais uma novidade com grande potencial de sucesso: será um inseticida adequado para a aplicação em diversas culturas além da soja, como algodão, frutas e vegetais. É uma plataforma com uma molécula exclusiva da Bayer, um produto “verde”, altamente seletivo para não afetar insetos benéficos, como os polinizadores. A tem solução um controle populacional da praga e possui um excelente efeito residual. Combinada com outros ativos, a proposta é trazer a melhor solução para a agricultura brasileira e global. O produto está em fase final de registro.
Já para o combate de uma das declarações que mais preocupam na cultura, os perceptores, os produtores podem contar com o inseticida Curbix, que proporciona alto efeito de choque e período prolongado de controle contra o inseto. “Ensaios recentes realizados com instituições de pesquisa independentes mostram que o Curbix apresenta um potencial de controle superior em comparação a outros produtos. Não à toa, o Curbix foi o produto que mais ganhou participação de mercado na cultura da soja no último ano”, conta o gerente de portfólio de inseticidas da Bayer, Erick Cancian.
E, por fim, para compor o manejo das principais doenças da cultura da soja, como a ferrugem asiática, mancha-alvo e podridão das vagens e dos grãos: a Bayer traz mais um membro da consagrada família FOX, o fungicida Fox® Ultra. Composto por protioconazol, impirfluxam e trifloxistrobina, inaugura um novo patamar de desempenho de controle, amplo espectro de ação e tecnologia Leafshield, que confere maior velocidade na compreensão e eficiência. Esta inovação já chega ao mercado como o fungicida campeão dos principais Consórcios de Rede da safra 2024/25.
Biotecnologias em foco
O Brasil tem um papel de protagonismo na produção mundial de grãos e esse sucesso não aconteceu por acaso. Graças à colaboração de toda a cadeia do setor, ao pioneirismo de nossos produtores e à segurança jurídica para empresas desenvolverem novas tecnologias, o país possui um ambiente favorável à inovação, estimulando o desenvolvimento de biotecnologias que trazem um impacto muito positivo para a agricultura brasileira de forma imediata e significativa. A prova disso é que, desde o lançamento da primeira biotecnologia para soja, há 22 anos, a produção do grão no Brasil saltou de 41 milhões para os atuais 167 milhões de toneladas, consolidando o país como o maior produtor e exportador mundial do grão.
A mais recente plataforma de soja da Bayer, Intacta2 Xtend, por exemplo, tem sido fornecida aos produtores de todo o país colher mais de 100 sacas por hectare e se destaca nos principais concursos de produtividade do país.
“É claro que desenvolver uma biotecnologia não é um processo rápido, podendo chegar a 16 anos, com investimentos contínuos. Para se ter uma ideia, a Bayer já tem a terceira geração de soja Intacta praticamente e a quarta já em testes de campo, mantendo o planejamento de oferta de novas biotecnologias para os próximos 10 anos, com foco em uma agricultura mais produtiva, rentável e sustentável”, afirma Vivian Nascimento, líder de pipeline de biotecnologias de soja para a América Latina da Bayer.