Brasil discute transição sustentável do transporte no XIV Frotas & Fretes Verdes 2025

Brasil discute transição sustentável do transporte no XIV Frotas & Fretes Verdes 2025

Instituto Besc promove, na FIESP, em São Paulo, encontro que reunirá nomes como Igor Calvet, presidente da Anfavea, e lideranças de empresas e de órgãos públicos para debater políticas e soluções de eficiência logística e energética.

Brasil discute transição sustentável do transporte no XIV Frotas & Fretes Verdes 2025

O Instituto Besc de Humanidades e Economia realiza, no dia 6 de novembro de 2025, a 14ª edição do Seminário Internacional Frotas & Fretes Verdes (F&FV) — um dos mais relevantes fóruns do país dedicados à eficiência energética, econômica e produtiva, com foco na transição sustentável dos transportes e dos processos industriais.
O encontro será realizado na sede da FIESP, em São Paulo, e reunirá lideranças empresariais, autoridades governamentais e especialistas para discutir políticas, tecnologias e práticas que impulsionem a produção e o transporte mais eficientes — com menor custo, menor uso de materiais e menos consumo de combustíveis.

A edição 2025 terá como presidente de honra, Igor Calvet, presidente da Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores –, reforçando o papel da indústria automotiva no avanço da eficiência energética e na descarbonização do transporte nacional.

A solenidade de abertura, às 9h, contará ainda com Adriano Rishi, presidente da Cummins Brasil; Josué Christiano Gomes da Silva, presidente da FIESP; Edson Martins, diretor Comercial e de Marketing da Agrale; Renata Isfer, presidente-executiva da ABiogás e Jussara Ribeiro, presidente do Instituto Besc.

Durante o evento, será realizada também a cerimônia do Troféu Frotas & Fretes Verdes 2025, que reconhece empresas, profissionais e pesquisadores que se destacaram em iniciativas voltadas à sustentabilidade e à inovação na mobilidade e na logística. As categorias incluem Empresa com Sustentabilidade em Processo ou Produto; Executivo Destaque; Influenciador para Mobilidade Sustentável; Pesquisador Individual; e Startup para a Indústria 4.0.

Três sessões, múltiplos olhares e um mesmo propósito
A programação técnica do Frotas & Fretes Verdes 2025 será composta por três sessões temáticas, cada uma delas reunindo executivos e especialistas de diferentes setores para apresentar visões e cases sobre os desafios da transição sustentável da produção e do transporte no Brasil.
Ao final de cada sessão, os palestrantes participarão de um debate aberto, promovendo o intercâmbio de ideias entre os setores público e privado, a indústria, a academia e os formadores de políticas públicas.

Sessões Técnicas
Sessão 1 – Desafios Estruturais na Cadeia Logística, Políticas Públicas, Regulação e Financiamento Verde
Tema 1: Gargalos Logísticos — Danielle Bernardes, gerente executiva governamental da Confederação Nacional do Transporte (CNT).
Tema 2: Financiamento da Transição — Felipe Borin, superintendente de Infraestrutura do BNDES.
Tema 3: Mobilidade Verde nas Cidades — Marisa Barros, subsecretária de Energia e Mineração, Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Governo do Estado de São Paulo.
Tema 4: Mobilidade Sustentável — Ricardo Portolan, diretor de Operações Comercial Mercado Interno & Marketing da Marcopolo.
Mediação: Ramon Alcaraz, CEO da JSL.

Sessão 2 – Estratégias Industriais e Inovação para a Transição: da Indústria ao Transporte
Tema 1: A Revolução da Logística Urbana Sustentável — Claude Padilha, diretor comercial da Arrow.
Tema 2: O Potencial do Biometano para Descarbonização da Logística no País — Eduardo Lima, diretor comercial da Gás Verde.
Tema 3: Neoindustrialização: da Neutralidade para a Diversidade — Gustavo Bonini, diretor institucional da Scania.
Tema 4: Gás — José Moura Jr., fundador da VirtuGNL.
Tema 5: Estrutura de Carregamento para Elétricos — Ricardo Bastos, presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
Mediação: Marcos Oliveira, membro efetivo do Conselho da Administração da Iochpe-Maxion.

Sessão 3 – Inovação Tecnológica e Infraestruturas Sustentáveise
Tema 1: Transição Energética do Setor Marítimo – Flávio Mathuiy, coordenador dos Temas Ambientais da Comissão Coordenadora para os Assuntos da IMO
Tema 2: Aeroviário — Gilberto Peralta, presidente da Airbus Brasil.
Tema 3: Cadeias de Suprimentos Verdes – Desafios de Produção e Certificação — Márcia Perin, coordenadora de Certificações da Be8.
Tema 4: Transporte Ferroviário: Estratégico e Sustentável – Vicente Abate, presidente da Abifer.
Mediação: Luís Pasquotto, conselheiro de empresas, startups e terceiro setor..

“O Frotas & Fretes Verdes é um espaço de construção coletiva entre governo, iniciativa privada e academia, onde tecnologia e competitividade caminham junto com responsabilidade ambiental”, destaca Jussara Ribeiro, presidente do Instituto Besc. “O evento é uma oportunidade para discutirmos o papel da eficiência em toda a cadeia produtiva — produzir mais e melhor, com menor custo e menor impacto ambiental.”

Serviço
XIV Seminário Internacional Frotas & Fretes Verdes 2025
6 de novembro de 2025
Sede da FIESP – Av. Paulista, 1.313, 15º andar – Espaço Nobre – São Paulo (SP)
Das 9h às 19h
Realização: Instituto Besc de Humanidades e Economia
Mais informações: www.institutobesc.org

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades