Com programação intensa na COP30, IBRAM reforça compromissos da mineração com a agenda climática

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) participará ativamente da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em Belém (PA), com uma ampla agenda de eventos, painéis e encontros estratégicos. A presença do Instituto em eventos na Blue Zone da COP reforça o papel da mineração brasileira no enfrentamento das mudanças climáticas e na construção de soluções sustentáveis para o futuro do planeta. A Blue Zone é o espaço oficial da conferência em que ocorrem as negociações entre os países, os pavilhões nacionais e as sessões plenárias de alto nível.
A seguir, estão listados alguns dos principais compromissos do IBRAM na COP30. A agenda está sujeita a alterações.
Entre os dias 10 e 17 de novembro, o IBRAM estará representado em debates sobre o papel do setor mineral na transição energética, na economia verde e como a atividade pode ser cada vez mais responsável e inovadora. A programação inclui painéis na Bluezone e na Greenzone (área destinada ao público geral) da COP30, reuniões com governadores e prefeitos da Amazônia Legal, encontros com líderes empresariais e representantes de organismos internacionais, além de eventos culturais e de relacionamento.
Talk-show “Compromissos do Setor Mineral frente às Mudanças do Clima”
Na noite de 11 de novembro, o Instituto promoverá o talk-show “Compromissos do Setor Mineral frente às Mudanças do Clima”, na FIEPA. A abertura estará a cargo de Raul Jungmann, diretor-presidente do IBRAM, e de Ana Sanches, presidente do Conselho Diretor do IBRAM e CEO da Anglo American no Brasil. O talk-show terá a moderação de Rinaldo Mancin, diretor de Sustentabilidade do IBRAM. O evento será seguido de jantar, quando serão discutidas as responsabilidades e oportunidades do setor diante da crise climática global.
Mineração e a agenda de implementação
Em 12 de novembro, às 10h30, Raul Jungmann, Ana Sanches e Rinaldo Mancin participarão do painel “Agenda de Implementação – Compromissos do Setor Mineral”, no estande do Consórcio de Desenvolvimento da Amazônia Legal, na Bluezone da COP30. O Consórcio reúne os nove estados brasileiros da Amazônia Legal. Esse painel reunirá governantes, líderes do setor mineral e da governança corporativa para discutir estratégias práticas e desafios na execução de compromissos de sustentabilidade e ESG. Também participarão John Lindberg, gerente sênior de Políticas Públicas e Relações Governamentais do ICMM, e Grazielle Parenti, vice-presidente executiva da Vale.
Ainda no dia 12, a partir de 18h30, Raul Jungmann participará do painel de discussão “Minerais Críticos e Estratégicos para a Transição Energética”, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no Pavilhão dos Bancos Multilaterais de Desenvolvimento na Blue Zone.
No dia 13 de novembro, o diretor-presidente do IBRAM estará na mesa-redonda “O Papel do Brasil na Agenda Global de Minerais Estratégicos e Críticos”, organizada pelo Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) na Casa Diálogo, em Belém. A discussão abordará como o país pode desenvolver capacidades produtivas, fomentar a inovação e alinhar o desenvolvimento mineral às metas de sustentabilidade, com a participação de líderes empresariais, representantes de governos estrangeiros e instituições multilaterais.
Talk-show “Oportunidades e desafios para a mineração frente à mudança do clima”
Em 14 de novembro, o IBRAM realizará, às 10h, o talk-show “Oportunidades e desafios para a mineração frente à mudança do clima”, na Bluezone da COP30, em parceria com a CNI. O debate reunirá representantes do setor mineral, do governo e da sociedade civil para discutir como a mineração pode contribuir com a agenda climática global, ao mesmo tempo em que fortalece sua resiliência frente aos impactos do aquecimento global. Entre os convidados estão Raul Jungmann, e Izabella Teixeira, ex-ministra do Meio Ambiente, entre outros.
Em 17 de novembro, o IBRAM estará em mais dois painéis estratégicos. Pela manhã (10h30), ocorrerá o debate “O ecossistema do financiamento climático para adaptação do setor mineral às mudanças do clima”. O tema abrange mecanismos e instrumentos de financiamento voltados para a transição e adaptação das operações minerárias. O painel contará com Rinaldo Mancin, diretor do IBRAM, além de representantes da Vale, CBA, AngloGold Ashanti, ICMM, o Conselho Internacional de Mineração e Metais. À tarde (14h), o diretor Rinaldo Mancin, participará do painel “Energy Transition and China-Brazil Cooperation”, no estande do Consórcio da Amazônia Legal, abordando oportunidades de cooperação entre Brasil e China na transição energética e na promoção de uma economia de baixo carbono.
IBRAM apresentará publicações e posicionamentos setoriais em Belém
O IBRAM estará em Belém com um acervo inédito de e-books técnicos e posicionamentos setoriais sobre temas relacionados à pauta de discussões da conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas. Este conjunto reúne diversas abordagens sobre o envolvimento da mineração nas soluções em discussão para o enfrentamento dos efeitos da mudança do clima sobre o planeta. As publicações estão disponíveis gratuitamente no site do Instituto. Entre elas, estão:
- A Visão do Setor Mineral Sobre a Agenda de Adaptação às Mudanças Climáticas;
- Financiamento Climático e Mineração;
- Mineração E Mercado De Carbono;
- Os Minerais Críticos e Estratégicos na COP30.
Participação do IBRAM na COP30
O IBRAM agradece as empresas do setor mineral que apoiam sua presença na COP30. São elas: Alcoa; Anglo American; AngloGold Ashanti; BHP; CBA; CBMM; COPELMI; Kinross; Mineração Taboca; Mosaic; Norsky Hydro; Samarco; Vale.
Sobre o IBRAM
O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) é uma organização privada, sem fins lucrativos, com mais de 300 associados, responsáveis por mais de 85% da produção mineral do Brasil. Suas ações são direcionadas para a construção de um ambiente favorável aos negócios em bases sustentáveis, promovendo a competitividade e a responsabilidade socioambiental da atividade mineral.






