Combitrans apresenta soluções exclusivas de logística para agronegócio durante a Expoferr 2025
Modelos de armazém flutuante criado pela empresa reduz custos logísticos ao eliminar o transporte de carretas sobre balsas, amplia a capacidade útil e dá mais previsibilidade às janelas de plantio e colheita

A Combitrans, operadora logística referência nacional no transporte fluvial e rodoviário com soluções sustentáveis e de alta eficiência, estará presente na Expoferr Show 2025, a maior feira agropecuária da Região Norte do país. Na ocasião, a empresa apresentará seu portfólio de soluções para o agronegócio, com destaque para as embarcações SW (Swimming Warehouse, ou armazém flutuante), projeto próprio da companhia que revolucionou o curso do transporte fluvial na Bacia Amazônica ao reunir maior eficiência operacional e frete competitivo.
Participando pela terceira vez, a presença da Combitrans na feira reforça o papel da logística integrada como elo estratégico entre produção, insumos e mercado consumidor, sobretudo para o agro na Região Norte do Brasil. A empresa chega ao evento com o objetivo de ampliar o diálogo com produtores, distribuidores e indústrias, apresentando como a combinação de modais pode reduzir custos e aumentar a previsibilidade no escoamento da produção.
“Participar da Expoferr é uma oportunidade de aproximar nossa operação das cadeias produtivas que movimentam a Região Norte do país e discutir soluções logísticas que impulsionem o desenvolvimento regional com responsabilidade ambiental. Nossa proposta é mostrar que a logística pode ser um fator de competitividade e sustentabilidade para o agro”, afirma José Clevison Souza, Diretor Comercial da Combitrans.
Mais eficiência e menos impacto
Desde 2003, a Combitrans vem investindo no projeto de embarcações SW, rompendo com o modelo histórico de transporte fluvial do Brasil, no qual carretas embarcavam diretamente sobre barcaças , no sistema conhecido Roll-on/Roll-off. Com a SW, as cargas podem ser empilhadas de forma verticalizada, por meio de pallets, racks ou porta-pallets, o que permite aumentar significativamente a tonelagem transportada por viagem, reduzir o número de viagens necessárias, diminuir o custo por tonelada e tornar o frete fluvial mais competitivo.
Além disso, esse arranjo logístico favorece aspectos como a liberação dos implementos rodoviários para que cumpram seu papel de circulação nas estradas, em vez de ficarem presos sobre a água, e promove maior predictibilidade nas janelas de embarque, redução de riscos de avarias, menor necessidade de intervenções de manutenção emergencial e de emissão de poluentes. O resultado é um serviço que entrega à cadeia produtiva uma solução de logística integrada, confiável e mais sustentável, que conecta a coleta, o transporte e a armazenagem de cargas.

Embarcação SW, da Combitrans, possuem uma capacidade de carregamento de até 80 carretas baú, com 15 metros e 2800 toneladas de peso. Imagem: Combitrans/divulgação
A empresa realiza saídas diárias com as embarcações nos portos de Manaus e Belém, conectando o Norte do Brasil a todas as regiões do país. Além do modal fluvial, a Combitrans também opera no transporte rodoviário, o que permite oferecer soluções logísticas totalmente integradas. Com essa combinação multimodal, a companhia assegura agilidade, previsibilidade e redução de custos em toda a cadeia logística.
“O agronegócio precisa de uma logística que respeite as janelas de plantio e colheita. A nossa solução exclusiva dispensa o transporte de carretas sobre os rios e ampliam a capacidade útil, criando rotas mais eficientes e previsíveis para sementes, insumos e cargas agrícolas. A operação integrada ainda facilita o acesso a mercados estratégicos e garante que cargas oriundas da Amazônia cheguem ao destino final com segurança, rastreabilidade e menor impacto ambiental, pilares que sustentam o modelo de negócios da Combitrans”, explica Clevison.
Transporte fluvial em expansão
O transporte aquaviário vive um ciclo de expansão no país. Em 2024, a movimentação total bateu recorde de 1,32 bilhão de toneladas, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Além do volume, a malha hidroviária economicamente navegável também avançou, passando de 20,1 mil km (2022) para 20,4 mil km (2024), com destaque para o crescimento na Região Norte. Esses indicadores reforçam a relevância do modal fluvial para integrar produção, insumos e mercados no Brasil.
Em eficiência ambiental e segurança, os dados também são claros: hidrovias emitem de quatro a cinco vezes menos poluentes que o rodoviário e 1,5 vez menos carbono que a ferrovia, além de apresentarem menores custos de operação e redução de acidentes ou roubos, fatores decisivos para cadeias como o agro e a indústria.
“Os números mostram que o fluvial é um vetor estratégico para reduzir custos logísticos e emissões, sem abrir mão de previsibilidade e segurança. Na Expoferr, nosso objetivo é traduzir esses ganhos em soluções práticas para quem produz na região, seja em Roraima, Pará ou Amazonas, conectando o campo aos principais mercados do país”, finaliza o executivo.
Serviço
- Evento: Expoferr Show 2025
- Data: 4 a 8 de novembro de 2025
- Local: Parque de Exposições Dandãezinho
- Endereço: BR-174 (sentido Norte), Monte Cristo, área rural de Boa Vista (RR)
- Estande Combitrans: 75






