Concrete Show 2024: solução autocicatrizante da Penetron pode reduzir a pegada de carbono na construção em 90%

Concrete Show 2024: solução autocicatrizante da Penetron pode reduzir a pegada de carbono na construção em 90%

Concrete Show 2024: solução autocicatrizante da Penetron pode reduzir a pegada de carbono na construção em 90%

Durante o evento, os visitantes poderão conhecer as soluções para impermeabilização e proteção do concreto com a exclusiva tecnologia de autocicatrização permanente

A Penetron Brasil, empresa do grupo americano Penetron International, com sede em Nova York (EUA), estará presente no Concrete Show 2024, um dos principais encontros da cadeia construtiva da América Latina, pelo sexto ano consecutivo. O evento será realizado em São Paulo, no São Paulo Expo – Exhibition e Convention, pavilhão 4 e 5, entre 06 e 08 de agosto, das 13h às 20h. O stand da Penetron está localizado no corredor E60.

Além de promover o encontro entre profissionais da área e propagar conhecimento técnico e avanço tecnológico, o Concreto Show deste ano continua com a atenção voltada para a sustentabilidade. Com a temática “Juntos Vamos Construir o Futuro”, o evento traz as principais tendências e preocupações globais relacionadas às mudanças climáticas e à preservação do planeta.

O relatório técnico Rumo ao Concreto de Carbono Zero, lançado globalmente pelo Penetron Group, demonstra que a impermeabilização e proteção do concreto por cristalização integral pode reduzir em até 90% a pegada de carbono gerada na manutenção e reparação de estruturas de concreto. Além disso, a utilização de concreto resistente e impermeável já na execução da obra reduz a pegada de carbono de uma estrutura em 50% ou mais na medida em que aumenta a vida útil da estrutura em até 60 anos e reduz significativamente a necessidade de reparos.

Concrete Show 2024: solução autocicatrizante da Penetron pode reduzir a pegada de carbono na construção em 90%

Vem daí a importância de pensar e investir na proteção do concreto desde a concepção até às estratégias para realizar manutenções e reparos de forma estratégica para garantir a durabilidade. “Sustentabilidade, energia renovável e redução da pegada de carbono a partir de soluções resilientes devem ser pensados com seriedade na construção em nível global para construirmos um futuro sustentável e garantirmos a preservação do planeta.”, afirma o engenheiro e CEO da Penetron Brasil, Cláudio Ourives.

Outro ponto destacado por Ourives é o fato de que as soluções para impermeabilização e proteção, por aumentarem a durabilidade das estruturas de concreto, acarretam aumento da vida útil das estruturas em até 60 anos. Com isso, há ganhos significativos em termos de sustentabilidade por conta da redução da pegada de carbono ao longo de toda a vida útil, e não só no momento da construção. Soluções resilientes, portanto, são um caminho a seguir.

“Em todo o mundo, os especialistas em durabilidade do concreto, estão chamando atenção para a importância de construções resilientes, ou seja, projetos que sejam capazes de se adaptar às necessidades de usabilidade e sustentabilidade do mundo contemporâneo. As tecnologias do sistema Penetron já perseguem a resiliência há décadas, especialmente com a exclusiva tecnologia autocicatrizante. Nosso propósito é contribuir para tornar a indústria da construção mais verde e limpa com a diminuição de resíduos e economia de recursos naturais”, complementa Ourives.

A indústria global de cimento é responsável por 8% da emissão de CO2, ocupando a posição de segunda maior emissora do mundo. Outro fato importante é que o concreto representa a maior parte do CO2 total incorporado em estruturas como edifícios, atingindo cerca de 66%. Por isso, a indústria do cimento tem estado em foco nas discussões climáticas.

Jozef Van Beeck, diretor da Penetron International, explica que a estimativa é de que cerca de 80% da proteção global do concreto ainda é dominada por soluções insustentáveis e ineficientes. “Produtos do tipo membrana ou tratamentos tópicos são ineficientes e aumentam a pegada de carbono de uma estrutura. É crucial adotarmos tecnologias de impermeabilização e proteção do concreto realmente eficientes e sustentáveis”, conclui.

 

Concrete Show 2024: solução autocicatrizante da Penetron pode reduzir a pegada de carbono na construção em 90%

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

[acf_slider repeater_name="banner_lateral_1_interna"]
[acf_slider repeater_name="banner_lateral_2_interna"]
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades