Confira cinco motivos para visitar a Feira do Cerrado 2026 em Monte Carmelo
A 11ª edição do evento acontece nos dias 4 e 5 de fevereiro e deve receber mais de 5 mil visitantes

Nos dias 4 e 5 de fevereiro, Monte Carmelo-MG, será palco da 11ª edição da Feira do Cerrado, evento organizado pela Cooxupé e voltado aos cooperados. A feira antecipa as necessidades dos cafeicultores seguindo o calendário da colheita ao reunir soluções tecnológicas, oportunidades comerciais e conteúdo técnico para o setor de café e grãos.
Com o tema “Tradição e Inovação: Gestão Responsável, Cooperativismo Forte, Futuro de Oportunidades”, a feira reunirá produtores rurais interessados em tecnologias, práticas de manejo e soluções sustentáveis, refletindo a vocação da região para a produção de cafés de qualidade, com responsabilidade ambiental e excelência na produção.
Confira cinco motivos para visitar a Feira do Cerrado 2026:
1. Tecnologia, inovação e conhecimento
A expectativa da Cooxupé é receber mais de 5 mil visitantes ao longo dos dois dias de evento. A feira contará com mais de 70 expositores do agronegócio nacional, distribuídos em uma área total de 50 mil m², sendo 13 mil m² cobertos.
O público encontrará máquinas, implementos, insumos, tecnologias agrícolas, além do ‘Espaço Novas Culturas’ , iniciativa que amplia as soluções e se dedica à atuação da Cooxupé no segmento de cereais. O evento conta ainda com estandes com soluções inovadoras, áreas de convivência, cafeterias e praça de alimentação. Com foco na cafeicultura e também no mercado de grãos, serão apresentados avanços tecnológicos e soluções voltadas ao setor.
2. Condições especiais de negócio
Além do conteúdo técnico, a Feira do Cerrado é reconhecida pelas condições especiais de negócios oferecidas aos cooperados. O evento permite a antecipação de compras em um cenário de prazos de entrega cada vez mais longos no mercado fornecedor.
Ao fechar negócios durante a feira, o produtor garante condições comerciais diferenciadas, maior previsibilidade no planejamento da safra e segurança nos investimentos do próximo ano agrícola.
3. A importância do Cerrado Mineiro
A região do Cerrado Mineiro é referência nacional e internacional pela qualidade, padronização e sustentabilidade dos cafés produzidos. De acordo com a organização “Região do Cerrado Mineiro”, o território responde por cerca de 12,7% da produção nacional, com média anual de 6 milhões de sacas, envolvendo 55 municípios produtores e 250 mil hectares de produção.
Além do volume, o Cerrado Mineiro se destaca pela regularidade no fornecimento e pela adoção de práticas modernas de manejo, fatores que fortalecem sua presença nos mercados interno e externo. A região coleciona prêmios e recordes no quesito dos melhores cafés especiais.
4. Cooperativismo forte
A Feira do Cerrado acontece no núcleo da Cooxupé em Monte Carmelo, unidade que atende mais de 3 mil famílias cooperadas na região. Foi justamente no município que teve início a presença da cooperativa no Cerrado Mineiro, marco importante para o desenvolvimento da cafeicultura local.
“Monte Carmelo foi o início de tudo em relação à presença da Cooxupé no Cerrado Mineiro. A Cooxupé participou não só da expansão, mas da evolução do conhecimento e da tecnificação dos cooperados do Cerrado Mineiro”, destaca o presidente da cooperativa, Carlos Augusto Rodrigues de Melo.
5. Turismo, cultura e experiência cafeeira
Quem visita Monte Carmelo também encontra oportunidades de vivenciar a cultura do café. É possível conhecer propriedades produtoras, participar de degustações, visitas guiadas, além de aprender mais sobre a história da cafeicultura regional.
A cidade conta ainda com espaços culturais e museus que ajudam a contar a trajetória do município e sua ligação com o agronegócio. O turismo do café na região apresenta uma experiência diferenciada que une conhecimento e lazer.
Feira do Cerrado 2026
- Quando: 4 e 5 de fevereiro de 2026
- Local: Núcleo da Cooxupé de Monte Carmelo, às margens da Rodovia MG 190, Km 3, s/n
- Horário: das 8h às 18h
- Entrada e estacionamento gratuitos






