CropLife Brasil debate bioinsumos e tecnologia sustentável no maior evento do setor da América Latina

CropLife Brasil debate bioinsumos e tecnologia sustentável no maior evento do setor da América Latina

Participação no Biocontrol & Biestimulants LATAM em Campinas-SP destacou inovações dos biológicos, tendências e principais desafios

A CropLife Brasil participa entre hoje e amanhã (30) do Biocontrol & Biostimulants LATAM, o maior evento do setor de bioinsumos da América Latina, em Campinas-SP. A associação levou ao debate a importância da regulamentação dos insumos biológicos e da tecnologia sustentável para o setor do agronegócio, além de reforçar a importância do Marco Legal.

Na abertura oficial do evento, o presidente da CropLife Brasil, Eduardo Leão, ressaltou o cenário nacional da produção e consumo de bioinsumos e os esforços da entidade no estímulo à pesquisa e desenvolvimento (P&D) do setor de biológicos.

CropLife Brasil debate bioinsumos e tecnologia sustentável no maior evento do setor da América Latina

Eduardo Leão, presidente da CropLife Brasil, mencionou em seu discurso o projeto pioneiro de exportação de bioinsumos, em parceria com a ApexBrasil (fotos: Danilo Lysei/CLB)

“Os bioinsumos já representam cerca de U$14 bilhões no mercado mundial, com uma perspectiva de crescimento anual de dois dígitos. A América Latina é um destaque importante no market share global e esperamos terminar essa década saltando de 20% para 30%. O Brasil é hoje o maior usuário de bioinsumos em extensão de área do mundo, com uma adoção em 26% das terras cultivadas. Se por um lado, o dado mostra a expansão do setor, por outro há potencial espaço para investimentos. Que esta edição [B&B LATAM] seja, assim como tem sido todos os anos, um catalisador de alianças”, disse Leão durante as boas-vindas.

CropLife Brasil debate bioinsumos e tecnologia sustentável no maior evento do setor da América Latina

A conferência recebeu mais de 400 participantes entre pesquisadores, lideranças e autoridades do setor (fotos: Danilo Lysei/CLB)

CLB realizou ainda a primeira mesa redonda do dia, onde foram debatidas inovações estratégicas de biológicos no país, tendências de mercado e principais avanços e desafios do setor.

Composto pela diretora e pela gerente regulatória de Bioinsumos da entidade, Amália Borsari e Nádia Hage, junto da Líder de Integração Global para Produtos Biológicos da Corteva, Ana Claudia Cerasoli, o encontrou mostrou aos participantes a importância de estabelecer um marco moderno, abrangente e funcional, como espelho a outros países que querem progredir na utilização da tecnologia. Também foi ponto de discussão a importância do manejo integrado na agroindústria.

CropLife Brasil debate bioinsumos e tecnologia sustentável no maior evento do setor da América Latina

No primeiro painel do dia, a equipe de Biológicos da CropLife Brasil explanou as perspectivas regulatórias do Marco Legal de Bioinsumos para segurança jurídica, P&D de inovações no setor e planejamento de produtos (fotos: Danilo Lysei/CLB)

“A agricultura brasileira é resiliente por natureza, mas enfrenta desafios cada vez mais complexos, o que tem exigido dos produtores o planejamento mais estratégico das práticas de controle. Esse cenário abre espaço para uma oportunidade de uso de bioinsumos, dentro do manejo integrado de pragas e no sistema produtivo como um todo. Nos últimos anos houve um aumento de mais de 60% no número de empresas atuando no segmento de biológicos do Brasil, o que contribuiu para queda de preços, ampliação do mercado e fortalecimento de parcerias comerciais no desenvolvimento de soluções sofisticadas e adaptadas às diferentes realidades agrícolas”, explanou a diretora de bioinsumos, Amália Borsari.

No diálogo do painel, a representante da associada Corteva, Ana Claudia Cerasoli, falou sobre a importância da Lei adaptada à realidade da tecnologia. “O marco regulatório, quanto mais global, harmonizado, baseado em ciência e adequado às novas tecnologias, maior será a clareza e a confiança para as empresas investirem no mercado de bioinsumos”, colocou. Além disso, dentre os desafios pontuados, foi elencado como as empresas podem fazer para maximizar o uso do biológicos pelo agricultor, com formação e oferta de inovação adaptada à dinâmica do manejo local.

Bioinsumos do Brasil

No evento, a CropLife Brasil, em parceria com Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), MAPA e MDIC, montou um estande para apresentação do projeto Bioinsumos do Brasil – lançado em maio deste ano – que tem como objetivo expandir o comércio da indústria brasileira de bioinsumos em outros países e fomentar a imagem da agricultura e a agroindústria brasileira. A iniciativa foi tema em outro painel do evento, apresentado pelo Especialista em Promoção Comercial e Atração de Investimentos da ApexBrasil, Leonardo Rodrigues.

Crescimento do setor

Levantamento divulgado pela CropLife Brasil em maio deste ano revela que a utilização de bioinsumos aumentou 13% na safra 2024/2025 no país, atingindo mais de 212 milhões de hectares – de área tratada potencial. Nos últimos três anos, o setor registrou uma expansão média anual de 22%, índice quatro vezes superior à média global. A expectativa é que o mercado mundial avance 13% ao ano até 2027, ultrapassando US$ 20 bilhões – o que representará mais de 40% do valor total de mercado em 2024.

 

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

[acf_slider repeater_name="banner_lateral_1_interna"]
[acf_slider repeater_name="banner_lateral_2_interna"]
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades