Cummins apresentará novidades, com destaque para o novo motor estrutural 4.5L para tratores
A Cummins Inc., líder global em tecnologia de potência, anuncia sua participação na Agritechnica 2025, uma das principais feiras de máquinas agrícolas do mundo. Especializada em soluções de potência, incluindo projetos mecânicos que facilitam a integração e a manutenção, a Cummins apresentará seus motores, sistemas de pós-tratamento e soluções de eixos em Hannover, Alemanha, entre os dias 9 e 15 de novembro.
“Clientes do setor agrícola escolhem trabalhar conosco porque oferecemos um produto líder em confiabilidade, estamos comprometidos em avançar a tecnologia de que o mercado precisa e conseguimos dar suporte com nossa ampla presença global”, afirma Marina Savelli, vice-presidente da Cummins para o negócio de Motores Off-Highway. “Seja em peças e serviços, manufatura e cadeia de suprimentos, suporte da rede de distribuidores ou expertise local dedicada em diferentes tecnologias e aplicações, o que oferecemos vai além dos nossos produtos — e é por isso que a Cummins vem crescendo entre agricultores e fabricantes de equipamentos em todo o mundo”.
O primeiro motor da Cummins para equipamentos agrícolas foi lançado em 1919 na Feira Estadual de Indiana: um motor a óleo de 6 hp com partida manual que marcou a estreia da histórica série de modelos Hvid. A longa trajetória da empresa em tecnologias para o agronegócio impulsionou a expansão global do seu portfólio para colheitadeiras, tratores, pulverizadores, carregadeiras, adubadoras (spreaders), manipuladores telescópicos (telehandlers) e muito mais, por meio de sua diversificada linha de motores que vai de 3,8 a 15 litros.
Junto do 4,5 L, a Cummins exibirá seus motores lendários B6.7 e o Next Gen X15 Off-Highway na Agritechnica 2025. “Nosso novo motor estrutural de 4,5 litros foi projetado para ajudar os OEMs a evoluir seus tratores com desempenho e potência duráveis e confiáveis”, diz Philip Dawson, líder do Segmento de Agricultura na Cummins. “Seguimos comprometidos com o diesel e continuaremos investindo, de forma criteriosa, em diversas tecnologias para que nossos clientes escolham a solução correta para seu equipamento e sua região”.
O novo motor estrutural Cummins 4,5 L é uma solução pronta para produção e já está sendo fabricado na Darlington Engine Plant, no Reino Unido. Com faixas de potência entre 130 e 160 hp (95 a 120 kW), seu menor peso e tamanho, aliados à maior densidade de potência, tornam o novo 4,5 L uma excelente opção para tratores — combinando alto torque em baixa rotação e ótima resposta transitória com consumo eficiente de combustível. Além disso, o 4,5 L conta com múltiplas opções de sistemas de pós-tratamento para garantir conformidade com emissões globais e vantagens de integração à máquina.
O sistema de pós-tratamento Cummins Flex Module™ será apresentado com o motor 4,5 L e foi projetado para oferecer flexibilidade de integração. Seu Catalisador de Oxidação Diesel (DOC) e Filtro de Particulados Diesel (DPF) podem ser posicionados sob o capô do trator, acima do motor, enquanto o sistema SCR (Redução Catalítica Seletiva) pode ser instalado verticalmente para minimizar a altura total. O robusto sistema de dosagem UL2 oferece desempenho comprovado em alta vazão e interface simplificada.
Também em exibição, o B6.7 é o motor mais produzido do portfólio da Cummins, reconhecido por sua ampla adequação a diferentes aplicações e por sua robustez e desempenho. Recentemente disponibilizado para as colheitadeiras Claas Evion e os tratores da Versatile (BVI), o B6.7 da Cummins soma milhões de unidades em operação em dezenas de aplicações no campo.
O motor Next Gen X15 Off-Highway da Cummins é referência em potência e eficiência e integrará a linha da empresa na Agritechnica 2025 em novembro. Disponível em diversas faixas de potência, o X15 Off-Highway promete aos clientes do agronegócio custos operacionais menores, integração simplificada e recursos digitais que permitem a conexão direta com sistemas de telemetria do próprio fabricante ou de provedores externos.
Como parte da plataforma HELM™ com arquitetura multícombustível (fuel-agnostic) da Cummins, a líder em tecnologia de energia exibiu o X15 Off-Highway com cabeçote para hidrogênio na feira Bauma, na Alemanha, em abril deste ano. Além do hidrogênio, outras opções de combustível incluem diesel e biocombustíveis como o HVO (óleo vegetal hidrotratado).
Além disso, os visitantes também poderão conhecer o Meritor MOX E8, um eixo desenvolvido especificamente para tratores agrícolas, colheitadeiras e enfardadoras que operam em condições mais severas ao redor do mundo. Desenvolvido para atender às necessidades dos OEMs, combina décadas de tecnologia comprovada com arquitetura modular para oferecer flexibilidade de customização. Componentes comuns, como carcaças e diferenciais, podem ser combinados com opções sob medida, incluindo freios a tambor ou a disco, relações específicas para cada aplicação e múltiplas configurações de ponta de eixo.
Mais soluções da Cummins para agricultura acesse www.cummins.com/engines/