A utilização do mecanismo se apresenta como uma alternativa à demora do Judiciário envolvendo decisões técnicas de engenharia.
De acordo com o CAESP – Conselho Arbitral do Estado de São Paulo, a arbitragem é uma forma de solução de conflitos, que pode ser utilizada diante de um impasse decorrente de um contrato. Apesar de ser uma tendência e uma ferramenta cada vez mais utilizada por empresas nacionais, ainda há poucos profissionais de engenharia atuando como árbitros. Com legislação específica e ciclo produtivo próprio, o setor da construção civil e o poder judiciário demandam por peritos especializados. Por isso, diante da necessidade de contribuir para uma área em constante evolução, o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo (Ibape/SP), promove o curso “Introdução a Perícias em Arbitragem”, que será realizado on-line de 19 a 21 de julho.
Com carga horária total de 6 horas, o curso apresenta o que é arbitragem, qual é a atuação do especialista e quais são as atividades da perícia. A utilização da arbitragem mostra-se de extrema relevância para o mercado de construção, pois permite que conflitos sejam resolvidos por tribunais compostos por profissionais qualificados.
Voltado para engenheiros e arquitetos que têm interesse em atuar em uma área bastante promissora, a capacitação será conduzida pelo engenheiro civil Luis Otavio P. Rosa, formado pela Escola Politécnica da USP, com especializações em administração contábil pela FGV-EAESP e planejamento estratégico por FAAP-SP. Atuando em arbitragem, dispute board, perícias e avaliações desde 1980, ele também é sócio da Tarobá Engenharia e diretor administrativo do Ibape/SP.
Para conferir a grade completa do curso “Introdução a Perícias em Arbitragem”, e de outros programas técnicos disponíveis na plataforma Ibape/SP Conecta, basta acessar: https://www.ibapespconecta.
Serviço
Curso: “Introdução a Perícias em Arbitragem”
Data: 19 a 21 de julho – das 19h às 21h
Carga: 6 horas
Formato: on-line (ao vivo)
Plataforma: Ibape-SP Conecta
Público: Engenheiros e Arquitetos
(Fonte: Assessoria de imprensa)