Embrapa Café e Emater-DF promovem curso de capacitação para extensionistas
Objetivo é promover o desenvolvimento da cafeicultura no Distrito Federal

A Embrapa Café e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) realizam, de 11 a 13 de novembro de 2025, o Curso de Capacitação em Cafeicultura destinado exclusivamente a extensionistas da Emater-DF. A iniciativa integra as ações do Convênio firmado entre as instituições para promover o desenvolvimento da cafeicultura no Distrito Federal, com base em tecnologias geradas pelo Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café.
O curso acontecerá na sede da Emater-DF, no Parque Estação Biológica (Asa Norte), e tem como foco o repasse de tecnologias e boas práticas que respondam às principais demandas identificadas em diagnóstico socioeconômico realizado com os produtores de café do DF. Esse levantamento, conduzido por extensionistas da Emater-DF com apoio técnico da Embrapa, apontou desafios como escassez de mão de obra, controle de pragas e doenças, manejo de irrigação, além de limitações relacionadas à gestão da propriedade e ao aumento da produtividade.
Atualmente, o Distrito Federal conta com cerca de 134 propriedades especializadas na produção de café arábica, que utilizam uma área de produção de 438 hectares. A produção anual do DF gira em torno de 20 mil sacas de 60 kg, com produtividade média de 50 sacas por hectare — índice superior à média nacional, estimada em cerca de 30 sacas por hectare. A propósito dessa performance positiva da produção, o consumo do DF é muito maior, haja vista que os brasilienses consomem cerca de 330 mil sacas do grão por ano, o que demonstra um grande potencial de ampliação da produção local.
Segundo o Plano de Trabalho do Convênio, a capacitação é parte de um conjunto de cinco fases, que incluem: diagnóstico da cadeia produtiva, treinamento dos extensionistas, qualificação em processos de beneficiamento e torrefação, implantação de unidades demonstrativas e realização de dias de campo. As próximas etapas do Convênio, que compreendem o treinamento de produtores serão realizadas mediante dias de campo em unidades demonstrativas a serem estabelecidas nas principais regiões produtoras de cafés do DF, as quais estão previstas para serem conduzidas em colaboração com a Embrapa Cerrados a partir de 2026.
Estrutura do curso
O curso será dividido em três módulos, ministrados por especialistas da Embrapa Café, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – EPAMIG, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IAPAR-EMATER) – IDR-Paraná e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Distrito Federal – SENAR-DF, contemplando temas estratégicos para promover com eficiência aumento da produção e da produtividade, melhoria da qualidade do produto e geração de renda para o cafeicultor:
Módulo 1 – Implantação de lavouras cafeeiras
Cultivares, preparo do solo, adubação, manejo da irrigação, controle de pragas como bicho-mineiro e broca, e controle da ferrugem do cafeeiro.
Módulo 2 – Colheita e Pós-colheita
Processos de colheita manual e mecanizada, secagem, benefício, armazenamento, torrefação e boas práticas para garantir qualidade do café.
Módulo 3 – Administração da propriedade cafeeira
Planejamento da produção, gestão de custos, estratégias de comercialização e estudo de caso aplicado a pequenos produtores.
Contatos da assessoria
Serviço
- Curso de Capacitação em Cafeicultura de Extensionistas da Emater-DF
- Data: 11 a 13 de novembro de 2025
- Horário: 9h às 17h
- Local: Sede da Emater-DF – Parque Estação Biológica, Asa Norte – DF
Instituições parceiras: Embrapa Café, Embrapa Cerrados, Emater-DF e instituições do Consórcio Pesquisa Café.






