Embrapa lança, neste domingo, na COP30, três inovações com foco em resiliência e produtividade
Carne Baixo Carbono, mandioca adaptada à Amazônia e mapa de risco climático para produção de alface serão lançados neste domingo (16) durante a COP30

A Embrapa lança, neste domingo (16), às 16h30, na Arena AgriTalks, três tecnologias inovadoras para a produção de alimentos, que conjugam produtividade, sustentabilidade e adaptabilidade climática. A Carne Baixo Carbono, a BRS Jacundá e os mapas de risco climático para a produção de alface têm em comum o fato de serem respostas da ciência agropecuária aos desafios climáticos e às exigências da agricultura multifuncional. Elas serão apresentadas na Agrizone, ou Casa da Agricultura Sustentável, espaço aberto ao público localizado a menos de dois quilômetros da Blue Zone da COP30.
Carne Baixo Carbono: novo marco para a carne bovina brasileira
O Protocolo Carne Baixo Carbono (CBC), desenvolvido pela Embrapa em parceria com a MBRF e com apoio da ONG Amigos da Terra – Amazônia Brasileira, reconhece e valoriza os produtores rurais que adotam boas práticas agropecuárias voltadas à redução das emissões de gases de efeito estufa, conciliando produtividade e conservação ambiental.
Para isso, estabelece critérios técnicos e indicadores que permitem monitorar e certificar propriedades rurais que aplicam sistemas de intensificação sustentável – integração lavoura-pecuária (ILP), pastagens de alto desempenho, recuperação de áreas degradadas e manejo eficiente do solo e da água.
Essas técnicas promovem maior captura de carbono no solo e na vegetação, reduzindo o impacto climático da atividade pecuária e tornando o uso da terra mais eficiente, com menor pressão sobre novas áreas com vegetação nativa. Na prática, a CBC garante ao consumidor que a carne foi produzida segundo rigorosos critérios ambientais e processos auditáveis, representando uma nova referência de sustentabilidade para a cadeia da carne bovina brasileira.
Mapas de risco climático vão nortear a produção de alface no Brasil
O cultivo da hortaliça mais consumida pelos brasileiros pode se tornar um desafio até o fim do século em grande parte do território nacional. Essa é a principal conclusão dos mapas de risco climático para a produção de alface no País, elaborados por pesquisadores da Embrapa Hortaliças (DF), com base em projeções do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e em modelos utilizados pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).
Os mapas são ativos cartográficos elaborados com base em dois cenários climáticos: um otimista, com controle parcial das emissões de gases de efeito estufa, e outro pessimista, em que as emissões seguem crescendo até 2100.
As projeções indicam que, mesmo no cenário mais otimista, cerca de 97% do território nacional apresentará risco climático alto ou muito alto para o cultivo da alface até o final do século.
Os mapas de risco climático integram um estudo de vanguarda sobre inteligência climática aplicada às hortaliças e estão disponíveis na plataforma de gestão da informação geoespacial da Embrapa (Geoinfo).
Mandioca BRS Jacundá: nova variedade é recomendada para o Amazonas
A cultivar de mandioca BRS Jacundá, recomendada para o Amazonas, é adaptada ao ambiente de terra firme e tem potencial para fortalecer a cadeia produtiva da cultura, especialmente em regiões como o Médio Solimões, onde é base da economia agrícola.
Com características agronômicas superiores, a BRS Jacundá tem resistência a pragas e doenças e possui polpa de coloração amarela, atributo valorizado pela população local, na preferência para a produção de farinha de mesa e tucupi.
A cultivar oferece ainda produtividade de raízes superior a 30 mil quilos por hectare (kg/ha), em comparação à média estadual atual de 10.560 kg/ha, um ganho próximo de 300%.
Serão apresentados também 17 cultivares de feijão, amendoim, trigo, soja, algodão e sorgo; 6 ativos digitais; processos, 4 práticas e sistemas agropecuário; e 5 ativos cartográficos e metodologias
Serviço: lançamento da Carne Baixo Carbono, Mapa de Risco Climático para produção de alface e Mandioca BRS Jacundá
Local: Arena AgriTalks, AgriZone, Belém,PA
Hora: 16h30, com a presença da presidente da Embrapa, pesquisadores que desenvolveram as tecnologias e CEOs da MBRF






