Especialistas do Webinar Sobratema avaliarão os motivos da estabilidade no mercado de máquinas no primeiro semestre

Especialistas do Webinar Sobratema avaliarão os motivos da estabilidade no mercado de máquinas no primeiro semestre

Especialistas do Webinar Sobratema avaliarão os motivos da estabilidade no mercado de máquinas no primeiro semestre

O mercado de máquinas para construção segue estável no primeiro semestre de 2024 por uma série de fatores, que incluem a busca por uma maior mecanização por parte de usuários de equipamentos, investimentos das empresas de locação e a demanda advinda do agronegócio e da mineração. Para detalhar esse cenário, especialistas participarão do Webinar Sobratema Atualização das Tendências no Mercado da Construção, no dia 25 de julho, a partir das 15h.

Na avaliação de Eurimilson Daniel, vice-presidente da Associação Brasileira de Equipamentos para Construção e Mineração (Sobratema), que será um dos participantes do evento online, a demanda por máquinas continua expressiva, mas a expectativa era que houvesse um crescimento nos seis primeiros meses do ano. Com isso, a oferta de equipamentos está um pouco maior do que a demanda.

“O cenário econômico brasileiro, com maior risco fiscal, desvalorização do real e taxa de juros ainda elevada, o risco geopolítico e a economia americana têm levado os investidores a refletir antes de aportar seus recursos. Além disso, as concessões não estão no ritmo necessário para se ter uma maior quantidade de máquinas produzindo. Como resultado, os níveis de produtividade estão semelhantes ao ano passado”, explica Daniel.

No caso da indústria, o vice-presidente da Sobratema analisa que o cenário pode ser mais positivo, principalmente por dois fatores: a realização da M&T Expo, principal feira de máquinas e equipamentos para construção e mineração da América Latina, em abril deste ano, que gerou oportunidades de negócios; e pelo crédito ofertado pelo BNDES com juros subsidiados.

Entretanto, Daniel pondera que o crédito continua a ser um gargalo para o setor. “Os bancos estão mais rigorosos para aprovação do crédito e a taxa de juros tem um impacto considerável, pois existe um alto custo decorrente dele e não é possível aumentar os preços devido a maior oferta de equipamentos”, afirma.

O Webinar Sobratema terá ainda a participação de Andrea Zámolyi Park, presidente da Câmara Setorial de Máquinas Rodoviárias (CSMR) da Associação Brasileira da Indústria de Maquinas e Equipamentos (Abimaq), Luciano Rocha, diretor comercial da Armac, e Mario Miranda, coordenador do Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção, que fará uma palestra, a fim de apresentar o panorama do setor e as expectativas para o segundo semestre.

O evento terá transmissão pelo Canal da Sobratema no YouTube e é direcionado para os profissionais das áreas da construção, de locação e de equipamentos, fornecedores e prestadores de serviço, instituições financeiras, agentes públicos e representantes de entidades setoriais.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Contrato spot ganha espaço no mercado florestal Empresa Reflorestar reforça a oferta dessa modalidade contratual para atender as necessidades dos clientes em todo o
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!