Frasle Mobility apresenta inovação sustentável com discos de freio nanoestruturados em Simpósio da SAE Brasil
Evento tem foco em novos materiais e aplicações na mobilidade com temas relevantes para a engenharia, tecnologia e inovação
Simpósio- Arthur Berezuki Andrade e Silva
A Frasle Mobility participa do 18º Simpósio de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE Brasil), nos dias 19 e 20 de agosto, no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em São Paulo (SP). Patrocinadora do evento, a companhia apresentará, em painel, uma solução conceitual para discos de freio Fremax, desenvolvida a partir de uma inovadora liga metálica nanoestruturada. A tecnologia aplicada permite uma significativa redução no desgaste do disco de freio, aprimoramento de suas propriedades mecânicas e redução de emissões.
A inovação será destaque no painel Materiais Avançados para a Indústria da Mobilidade: Inovações e Desafios, com apresentação do engenheiro de Processos e Produto da Frasle Mobility, Jaison de Picoli. A proposta traz ganhos significativos em propriedades mecânicas, o que possibilita a redução de massa, do desgaste dos componentes e da emissão de partículas. Este último ponto é especialmente relevante por conta do crescente interesse em soluções que reduzam a emissão de particulados do sistema de freio, uma vez que serão limitadas pela norma Euro 7, que entrará em vigor a partir de 2026 na Europa.
“Esta solução é muito diferente de outras alternativas para redução de emissão de particulados que envolvem uma complexa deposição de camadas endurecidas na superfície do disco de freio. A nossa é menos complexa e, assim, mais competitiva por envolver diretamente a modificação da liga de ferro fundido cinzento. A proposta da Frasle Mobility é mais sustentável, com menor consumo energético, menor custo de produção e possibilidade de reciclagem completa dos discos ao fim de sua vida útil. Além disso, a tecnologia tem potencial para atender os rigorosos limites estabelecidos pela norma Euro 7”, explica o diretor de Engenharia e Vendas OEM da Frasle Mobility, Luciano Matozo.
Produtos em destaque
Durante o simpósio, a Frasle Mobility apresentará, em seu estande, soluções sustentáveis e tecnológicas voltadas à mobilidade. É o caso da Composs, marca de componentes fabricados em materiais compósitos estruturais, como molas de suspensão e suportes de para-lamas e lanterna, que se destacam pela leveza, resistência e durabilidade. Outro produto é o disco de freio Fremax Exceed, que apresenta tecnologia de ponta e alto desempenho por ter sido desenvolvido para oferecer o máximo em performance de frenagem. Com visual esportivo, oferece perfurações e ranhuras que auxiliam na refrigeração do disco e limpeza das pastilhas.
Além disso, o espaço contará com sapatas ferroviárias, que são um componente essencial do sistema de freio para vagões e locomotivas. Um dos diferenciais desse produto é que não possui resinas à base de petróleo em sua estrutura e sim outras matérias-primas mais avançadas, que as substituem, contribuindo consideravelmente na redução da pegada de carbono.
Desta forma, a Frasle Mobility reforça seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade, contribuindo ativamente para o avanço da mobilidade limpa e inteligente. Mais informações sobre o simpósio podem ser conferidas em saebrasil.org.br/eventos/18o-simposio-sae-brasil-de-novos-materiais-e-aplicacoes-na-mobilidade