FUCHS apresenta soluções de alta performance para impulsionar geração de energia eólica durante a Windpower 2025
- Com desempenho e segurança para operação, empresa destaca portfólio completo de lubrificantes voltados à máxima eficiência e durabilidade de componentes do setor
- Presença reforça posicionamento da FUCHS como parceira global para soluções de lubrificação sustentável
A FUCHS, maior fabricante independente de lubrificantes do mundo, confirma presença na Brazil Windpower 2025, principal feira do setor de energia eólica da América Latina, que acontecerá entre os dias 28 e 30 de outubro no São Paulo Expo. O evento reunirá empresas, especialistas e tomadores de decisão para discutir as inovações e os desafios tecnológicos que impulsionam a transição energética e o crescimento das fontes renováveis no país.
Segundo dados do Boletim Anual 2024 da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), o Brasil encerrou o ano com 1.103 parques eólicos e mais de 11 mil aerogeradores em operação, distribuídos em 12 estados. A fonte segue como a segunda maior da matriz elétrica brasileira e percebe-se que o avanço deste setor tem sido impulsionado não apenas pelo potencial dos ventos brasileiros, mas também pela adoção de tecnologias e produtos de alta confiabilidade, como os lubrificantes de performance elevada, que desempenham papel fundamental para o funcionamento contínuo e eficiente de equipamentos presentes no setor.
De acordo com o Gerente Comercial de Especialidades da FUCHS, Marcelo Caravetti, a expertise da companhia em lubrificação eólica consolida sua posição como parceira estratégica para o avanço da energia limpa. “A FUCHS é reconhecida globalmente por sua inovação e qualidade em lubrificantes de alta performance para diversos setores e segmentos industriais. Nossos produtos garantem o desempenho ideal e a durabilidade dos componentes críticos, e para o setor de energia eólica os lubrificantes permitem que os operadores maximizem a geração e impulsionem a operação com maior segurança, confiança e eficiência”, destaca Caravetti.
O impacto dos lubrificantes para o setor
Os lubrificantes contribuem diretamente para o avanço da geração de energia eólica, oferecendo benefícios essenciais para a operação contínua do setor. Esses produtos garantem proteção contra corrosão, redução de perdas de energia por atrito, prevenção de falhas e maior vida útil dos componentes que estão ativos na operação, diminuindo significativamente o desgaste das peças e os custos de manutenção.
Além disso, os produtos desenvolvidos com viscosidade mais baixa, contribuem para uma operação mais sustentável, com menor impacto ambiental e maior eficiência energética. Dessa forma, a escolha do lubrificante correto torna-se um fator decisivo para a eficiência, a confiabilidade e a sustentabilidade das operações eólicas.
Para Caravetti, investir em soluções com tecnologia de ponta é uma ação estratégica para impulsionar o crescimento do setor e o avanço da transição energética no Brasil. “Longos períodos de operação e condições climáticas adversas podem acelerar o desgaste de peças e uma das soluções para esse tipo de problema é a qualidade do lubrificante utilizado. Ao optar por produtos com desempenho elevado, é possível reduzir a necessidade de manutenções inesperadas, já que são desenvolvidos para proporcionar uma lubrificação de longa duração”, afirma.
Com o foco em reduzir atrito e desgaste, além de diminuir a necessidade de intervenções com manutenções inesperadas, os lubrificantes da FUCHS são projetados para suportar condições extremas, combinando eficiência e máxima proteção, proporcionando maior segurança para operação em temperaturas e ambientes que apresentam condições severas para diversos componentes. Essa abordagem garante maior vida útil aos equipamentos e estabilidade da operação, fatores essenciais em um setor onde cada hora de parada impacta diretamente na geração de energia.
Caravetti explica ainda que a escolha do lubrificante adequado impacta diretamente a segurança das operações e a redução de custos com manutenções desnecessárias. “Um dos maiores desafios enfrentados pelo setor é o acesso às turbinas para realizar esses tipos de manutenção. Levando em consideração a altura das torres e a localização isolada em que as turbinas são instaladas, os reparos costumeiramente são caros e perigosos para os técnicos da área. Assim, ao optar por um lubrificante adequado, o número de manutenções torna-se menor, enquanto o período entre os reparos tender a ser ampliado”, finaliza o executivo.
Durante a feira, a empresa levará ao evento um portfólio completo de lubrificantes voltados ao setor eólico, com destaque para óleos de engrenagem, graxas especiais e fluidos hidráulicos, desenvolvidos para suportar longos intervalos de operação e condições ambientais severas, garantindo eficiência operacional, máxima proteção dos componentes e redução de custos com manutenções inesperadas.
Serviço:
- Brazil Windpower 2025
- Data: 28 a 30 de outubro de 2025
- Horário: 10:00 às 20:00
- Local: São Paulo, Expo
Sobre a FUCHS
FUCHS é um grupo global com raízes alemãs que tem desenvolvido, produzido e vendido lubrificantes e especialidades relacionadas há mais de 90 anos para todas as áreas de aplicação e setores.