Timenow lança videocast “Engenharia que Transforma” para debater tendências e desafios do setor industrial
Primeiro episódio da série, que aborda os aspectos críticos e as estratégias das empresas para o sucesso das grandes paradas de manutenção, já está disponível nas plataformas digitais
A Timenow, referência nacional em gestão de projetos industriais, acaba de lançar o videocast “Engenharia que Transforma”, uma série mensal focada no debate e aprofundamento de temas centrais e relevantes para a indústria nacional e a engenharia consultiva, com a participação de especialistas dos mais diversos setores industriais.
“O objetivo é promover um espaço aberto para análises e troca de experiências sobre os movimentos, oportunidades e desafios do mercado, bem como as tendências da indústria em geral, do setor de engenharia e cases de sucesso”, explica Sander Rodrigues, Diretor Comercial e de Marketing da Timenow.
“Engenharia que Transforma” pretende construir pontes entre profissionais, empresas e toda a comunidade interessada no desenvolvimento da indústria brasileira, ressalta Carine Cardoso, Coordenadora de Marketing da Timenow e apresentadora do videocast.
“Com a troca de ideias, experiências e conhecimentos em cada episódio, iremos oferecer insights valiosos não apenas para os nossos clientes, mas para todo o mercado. Empresas líderes em seus setores como a Timenow carregam a responsabilidade de apontar tendências e os caminhos essenciais para a melhoria da competividade e dos resultados da indústria”, observa Carine.
A cada edição, o público terá acesso a conversas sobre temas como inovação tecnológica, gestão de projetos, riscos nos negócios e sustentabilidade, entre outros assuntos relevantes para a indústria e a engenharia. O formato incentiva o diálogo entre especialistas e amplia o repertório coletivo sobre temas que impactam a produtividade e a competitividade das empresas e do mercado brasileiro diante das grandes transformações atuais da economia global.
Grandes paradas de manutenção
O primeiro episódio, já disponível no YouTube e Spotify, tem como tema “O Presente e o Futuro das Paradas Industriais no Brasil”, que trata da gestão das grandes paradas de manutenção. Participam Robson Zanolli, engenheiro com mais de 30 anos de experiência na área e Coordenador de Manutenção na Braskem, e Wester Cardozo, Diretor de Operações da Timenow.
“Nesse episódio, os holofotes estão voltados para o panorama atual das grandes paradas de manutenção, com foco nos desafios recorrentes, mas também com recomendações importantes para contribuir com as práticas mais eficientes e a obtenção de resultados mais positivos nesses processos”, comenta Rodrigues.
A discussão foi enriquecida pelo levantamento “Panorama de Paradas de Manutenção”, pesquisa inédita da Timenow, recém-divulgada e organizada por Wester Cardozo e Victor Simões, Head de Gestão de Ativos e Paradas Industriais da Timenow.
O estudo, realizado com mais de 200 profissionais de setores como mineração, energia, química, siderurgia, alimentos, papel e celulose, óleo e gás, aponta que cerca de 50% das empresas relatam atrasos superiores a 5% em suas grandes paradas industriais.
Os principais fatores apontados para os atrasos são falta de mão de obra qualificada, mudanças frequentes de escopo e falhas de planejamento. Outro ponto do levantamento é o uso limitado de tecnologias digitais nas paradas industriais. Apenas 8% das empresas pesquisadas utilizam soluções como IIoT ou inteligência preditiva.
A pesquisa também mostra que 42% das empresas já integram as paradas em seus planejamentos estratégicos com até cinco anos de antecedência. Apesar desses avanços, 23% dos profissionais ainda relatam atrasos superiores a 10%.