FMC leva inovação à Feira Nacional do Amendoim com lançamento exclusivo do Resuris®
Patrocinadora diamante do evento, empresa apresenta novo fungicida com molécula exclusiva

A FMC, empresa global de ciências para agricultura, marca presença como patrocinadora diamante da 7ª Feira Nacional do Amendoim e 22º Encontro sobre a Cultura do Amendoim, que acontece entre 6 e 8 de agosto de no Centro de Eventos Cora Coralina, em Jaboticabal (SP). Considerado o mais importante evento do setor no Brasil, o encontro reúne pesquisadores, técnicos, produtores e empresas para debater os rumos da cultura e das inovações para o campo.
Na ocasião, a FMC apresenta em seu estande e por meio de demonstrações em campo o Resuris®, novo fungicida à base de fluindapir, molécula exclusiva da companhia, desenvolvido especialmente para o controle de manchas foliares no amendoim. A tecnologia possui dois modos de ação complementares: o clorotalonil, que atua na inibição enzimática dos fungos, e o fluindapir, que bloqueia a produção da enzima SDHI, essencial para os processos metabólicos fúngicos.

“É uma solução inovadora que alia alta eficiência, praticidade e sustentabilidade. Em testes realizados pela FMC, em parceria com a Herbae — consultoria especializada em projetos agrícolas — o Resuris® demonstrou desempenho superior em relação aos principais produtos de mercado. De acordo com os resultados obtidos, a média dos tratamentos proporcionou um ganho de produtividade de 11%, evidenciando sua eficiência agronômica e potencial para maximizar o rendimento das lavouras”, destaca Luís Grandeza, gerente de culturas e portfólio da FMC.
Além do lançamento de Resuris®, a companhia também destacará o inseticida Premio® Star, que possui uma tecnologia de formulação exclusiva com grande poder de controle sobre lagartas. A solução tem efeito de choque e residual, menor lavagem pela chuva e otimização operacional. Além de ter mais segurança no procedimento, ele age com mais assertividade no ciclo de vida da praga e com mais sustentabilidade.
Complementando o portfólio de soluções para o campo, a FMC também destaca sua linha de produtos biológicos, que vem ganhando protagonismo nas estratégias integradas de manejo. O biofungicida Provilar® possui triplo modo de ação – antibiose, competição e indução sistêmica de resistência – e é indicado para compor o manejo das doenças durante o ciclo.
Para aumentar a produtividade, o biopotencializador Crop Evo® tem forte ação antioxidante e neutraliza as espécies reativas de oxigênio para a planta ‘trabalhar’ mais confortável. Esse é um produto sustentável e inovador, pois age a nível celular, de maneira bioquímica, o que significa mais eficácia do que aqueles somente com barreiras físicas.
A solução estimula a absorção de nutrientes e protege as culturas dos efeitos dos estresses provocados pelas altas temperaturas, geadas e falta de chuva. Pois, mesmo com a temperatura elevada, a planta protegida e com boa luminosidade e bom manejo fitossanitário é capaz de fazer uma fotossíntese melhor e obter mais produtividade a cada safra.
E os resultados são visíveis e constatados no campo. Em um estudo realizado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), a aplicação de Crop Evo® proporcionou aumento na produtividade do amendoim em relação ao controle. O experimento foi realizado, em 2023, na área de produção de uma fazenda em Rancharia (SP) e comprovou que a aplicação foliar do biopotencializador foi altamente benéfica e eficaz para a cultura do amendoim, pois estimulou o metabolismo do nitrogênio, na produção de açúcares, na concentração de pigmentos e na atividade antioxidante, o que resultou em aumento de até 17% na produtividade da cultura.
Espaço técnico
Outro destaque da programação será o espaço técnico apresentado por José Luiz Cardoso Júnior, desenvolvedor de mercado da FMC, que abordará os desafios no manejo de doenças na cultura do amendoim, reforçando o papel da ciência e da inovação na construção de lavouras mais produtivas e sustentáveis, além de apresentar os dados das pesquisas realizadas com a Herbae.






