IHARA aposta em inovação para elevar a produtividade da soja e milho no Show Rural Coopavel 2026

IHARA aposta em inovação para elevar a produtividade da soja e milho no Show Rural Coopavel 2026

Novas tecnologias de manejo ampliam o controle de doenças, insetos e plantas daninhas, impulsionando a sustentabilidade e a rentabilidade das lavouras brasileiras

IHARA aposta em inovação para elevar a produtividade da soja e milho no Show Rural Coopavel 2026

A IHARA, empresa de pesquisa e desenvolvimento de soluções agrícolas, marca presença na 38ª edição do Show Rural Coopavel 2026, que ocorre de 9 a 13 de fevereiro, em Cascavel (PR), com um portfólio completo voltado às culturas da soja e do milho. Entre as principais inovações apresentadas estão o herbicida YAMATO SC , o inseticida ZEUS, os fungicidas FUSÃO ECSUGOY e o recém-lançado SEIV. Durante a feira, os visitantes poderão conhecer de perto os benefícios dessas tecnologias, desenvolvidas para assegurar a máxima eficácia em controle, produtividade, segurança e sustentabilidade na produção de grãos.

O engenheiro agrônomo e gerente de Marketing Regional da IHARA, Valdumiro Garcia, ressalta que, nos últimos anos, a equipe de pesquisa da empresa tem se dedicado ao desenvolvimento de soluções com as mais modernas tecnologias, oriundas do Japão — considerado o maior polo de moléculas agrícolas do mundo — com o objetivo de resolver as principais problemáticas das lavouras brasileiras e erradicar, ao máximo, espécies de insetos, plantas daninhas e doenças que vêm ganhando relevância nas últimas safras, como é o caso da mancha-alvo na cultura da soja. “SEIV chega como uma inovação real para o agricultor brasileiro por ser um produto completo, que oferece alta proteção, sistemicidade e potencial produtivo, garantindo mais soja no campo e maior rentabilidade ao produtor”, afirma.

Segundo Valdumiro, o Show Rural Coopavel tornou-se uma das principais vitrines de inovação do país. “Participar dessa feira, com a apresentação de nossos lançamentos e portfólio inovador, demonstra o quanto a IHARA está próxima do agricultor, entendendo suas necessidades e oferecendo todo o suporte necessário para a melhor tomada de decisão na hora do manejo da lavoura”, explica.

Desafios crescentes podem comprometer a produtividade

A produção de grãos mais do que dobrou nos últimos 13 anos, passando de 162 milhões de toneladas em 2012 para o volume recorde de 353 milhões de toneladas na safra 2025/26, enquanto a área plantada cresceu 66,8% no período, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). Nesse cenário, o grande volume ainda está atrelado à soja, que representa 176,12 milhões de toneladas, resultado do aumento de área de 2,8% nesta safra. Outra importante cultura, o milho, também apresentou acréscimo de 4% na área plantada total estimada, de 22,7 milhões de hectares, com uma produção estimada de 138,9 milhões de toneladas.

Apesar do cenário favorável de alta produtividade, as condições climáticas cada vez mais variáveis e o avanço de espécies resistentes de insetos, plantas daninhas e doenças representam desafios significativos para os agricultores. Um exemplo é ferrugem asiática, considerada uma das principais doenças causadoras da queda na produção, provocando perdas de até 90% nas lavouras. Já a mancha-alvo, causada pelo fungo Corynespora cassiicola, também tem se consolidado como um dos patógenos mais prejudiciais à cultura da soja no Brasil, causando prejuízos que chegam a 40%. Nos últimos seis anos, sua incidência cresceu 33%, impactando uma área tratada superior a 145 milhões de hectares.

Para o agricultor que busca fungicidas para o controle de doenças na soja e no milho, o FUSÃO EC destaca-se pelo controle eficaz da ferrugem asiática. Sua formulação permite facilidade de aplicação, sistemicidade e maior rapidez de absorção e translocação pelas plantas, garantindo performance superior, especialmente em períodos chuvosos. Já o SUGOY é um fungicida de tripla ação inédita no Brasil contra ferrugem, mancha-alvo, antracnose e oídio, sem causar qualquer problema de fitotoxicidade para a cultura da soja, proporcionando melhor performance e versatilidade na sojicultura. Além dessas duas soluções, a IHARA acaba de disponibilizar para o mercado o fungicida SEIV, com combinação exclusiva de ativos. Em suspensão concentrada (SC), o produto garante maior seletividade, efeito fisiológico, promovendo folhas mais verdes e saudáveis, alta absorção e amplo espectro de proteção.

A crescente resistência de plantas daninhas aos herbicidas tradicionais também acende o alerta aos agricultores. Em casos de infestações severas de capim-amargoso, por exemplo, a perda de produtividade pode ultrapassar 80%. Já espécies como azevém, picão-preto e carrapicho-de-carneiro podem prejudicar o rendimento da lavoura em até 70% se não forem controladas adequadamente. Para enfrentar esse desafio, o produtor pode contar com o herbicida pré-emergente YAMATO SC, considerado fundamental para o desenvolvimento das lavouras, pois, quando aplicado antes da germinação das infestantes, previne sua emergência e reduz a competição com a cultura. Além de apresentar alto grau de seletividade, o produto possui longo residual, mantendo o solo livre de infestação por mais tempo e garantindo maior segurança produtiva, sem impacto à cultura subsequente. Testes em campo demonstraram resultados consistentes no controle de capim-amargoso e capim-pé-de-galinha na soja, com eficácia superior a 90% em comparação aos tratamentos padrão de pré-emergência.

No caso dos insetos, os percevejos tornaram-se um dos principais inimigos do campo, comprometendo significativamente as lavouras. Cada inseto por metro quadrado pode gerar perdas superiores a uma saca por hectare. Estudos da Universidade Federal de Santa Maria mostram que a infestação dessa praga pode reduzir em até 30% o potencial produtivo da soja e do milho. O inseticida ZEUS, desenvolvido com tecnologia inédita, tornou-se um aliado importante no manejo, apresentando eficácia de 95% no controle do percevejo-marrom. O produto combina efeito de choque rápido, especialmente sobre as ninfas, com residual prolongado, alta sistemicidade e ação translaminar, garantindo proteção completa das plantas e resultados consistentes.

“Com a adoção de tecnologias avançadas e práticas de manejo sustentável, o agricultor poderá atingir altos níveis de produtividade, bom desempenho agrícola, superando os desafios do campo e aumentando a sua competitividade”, ressalta o gerente de Marketing Regional da IHARA.

 Futuro do campo: debates ao vivo com especialistas e produtores

A IHARA também está atenta em levar conteúdo relevante e de credibilidade ao agricultor durante o Show Rural Coopavel 2026. Para deixar o produtor mais informado, a empresa conta com a renomada jornalista especializada em economia e agronegócio, Kellen Severo, que apresenta uma palestra sobre mercado. Na sequência, ela participa de um Talk Show sobre Inovação no controle de plantas daninhas.

Durante a feira, especialistas do setor ministram palestras no estande da IHARA, abordando temas estratégicos para os agricultores como o manejo de caruru, pé-de-galinha e picão resistente, além do controle de insetos no milho e na soja. Entre os palestrantes estão os pesquisadores Leandro Paiola, Rubem Silvério e Glauber Stumer. Confira abaixo a agenda:

 

Data Horário Tema Convidado
10/2 9h Controle de insetos no milho e soja Glauber Stumer

engenheiro agrônomo e pesquisador em Entomologia Insetos – soja e milho

10/2 10h Palestra sobre mercado: “O que vem por aí em 2026” Kellen Severo

jornalista especializada em economia e agronegócio

10/2 10h30 Talk Show: “Inovação no controle de plantas daninhas” Kellen Severo –  jornalista especializada em economia e agronegócio

Leandro Paiola – professor, doutor e pesquisador em plantas daninhas

Rubem Silvério – engenheiro agrônomo, mestre e doutor em Fitotecnia

Rodrigo Costa – engenheiro agrônomo Desenvolvimento de Mercado da IHARA

10/2 13h Manejo de caruru, pé-de-galinha e picão resistente Leandro Paiola

professor, doutor e pesquisador em plantas daninhas

10/2 14h Manejo de caruru, pé-de-galinha e picão resistente Rubem Silvério

engenheiro agrônomo, mestre e doutor em Fitotecnia

10/2 15h30 Controle de insetos no milho e soja Glauber Stumer

engenheiro agrônomo e pesquisador em Entomologia Insetos – soja e milho

12/2 10h Manejo de caruru, pé-de-galinha e picão resistente Leandro Paiola

professor, doutor e pesquisador em plantas daninhas

12/2 14h Manejo de caruru, pé-de-galinha e picão resistente Leandro Paiola

professor, doutor e pesquisador em plantas daninhas

Para mais informações, acesse o site da IHARA.

Confira os produtos da loja!
LOJAEAEMAQ.COM.BR
Clique para ver peças, kits e novidades na Loja EaeMaq.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades