Insumos biológicos são destaque em evento que reúne principais sementeiros do país

Insumos biológicos são destaque em evento que reúne principais sementeiros do país

Novonesis apresenta na ENSSOJA 2024 pacote tecnológico voltado para tratamento industrial de sementes

Encontro é promovido pela Abrass e vai reunir mais de 300 multiplicadores

Insumos biológicos são destaque em evento que reúne principais sementeiros do país

Mostrar a contribuição dos inoculantes biológicos no aumento da produtividade em soja será o papel da Novonesis, líder mundial em biossoluções, durante o Encontro Nacional de Produtores de Sementes de Soja (ENSSOJA), que acontece nos dias 23 e 24 de maio em Foz do Iguaçu (PR). O encontro, promovido pela Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (ABRASS), reunirá mais de 300 multiplicadores de sementes de todo o Brasil que, segundo a entidade, correspondem a mais de 50% da demanda do mercado.

Fernando Bonafé Sei, gerente técnico da Novonesis, afirma que o evento é uma oportunidade para apresentar a contribuição crescente dos inoculantes biológicos para a soja. “É uma ocasião importante para propagarmos ainda mais a importância e os bons resultados da Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN)”, avalia. Nesta edição, completa o gerente, a companhia levará diversas biossoluções, com destaque para o pacote de soluções do Optimize CTS 700 e CTS 1000, inoculantes para tratamento industrial de sementes com até 90 dias de antecedência.

“O Optimize CTS 1000 que apresentaremos nesta edição é um inoculante biológico para TSI à base de Bradyrhizobium, que permite o pré-tratamento de 90 dias antes do plantio, e que pode elevar em 4,4% o índice de produtividade em soja”, descreve Bonafé Sei. Segundo o gerente técnico, ele é um inoculante sólido de longa vida que está disponível aos produtores por meio do tratamento industrial de sementes, processo realizado pela maior parte das empresas presentes na ENSSOJA.

“Ao optar pelo uso de sementes tratadas, o sojicultor garante todo o potencial da tecnologia porque os protetores biológicos e aditivos utilizados no processo industrial mantêm os organismos vivos por mais tempo na semente”. Bonafé afirma que microrganismos estabelecem uma simbiose com a planta que resulta na formação de estruturas modificadas (nódulos) nas suas raízes. Ele salienta que as tecnologias de inoculação da Novonesis possuem alta eficiência de fixação biológica de nitrogênio e elevam a disponibilidade de nutrientes para promover o crescimento vigoroso da raiz e da planta, melhorando a resposta ao estresse ambiental, entre outros benefícios para as lavouras.

Tratamento industrial

Para demonstrar todo esse processo e os benefícios da FBN, a Novonesis contará com um estande para apresentar as soluções biológicas para a soja com o foco no sistema de tratamento industrial. Uma das principais vantagens das sementes já com os microrganismos inseridos é a economia. “Com o sistema industrial, você consegue colocar a quantidade correta de cada produto em cada semente, o que gera uma assertividade superior a 95%, gerando maior produtividade com menor custo”, sublinha.

De acordo com estudos da Embrapa Soja, se não fossem as bactérias utilizadas hoje nas leguminosas, cada hectare de soja do Brasil precisaria de uma tonelada a mais de ureia para suprir as necessidades das plantas por nitrogênio, “isso geraria um custo muito maior e provavelmente inviabilizaria a produção brasileira desse grão”, sustenta Bonafé. As bactérias do gênero Bradyrhizobium, por exemplo, ajudam a captar o nitrogênio do ar e conseguem fixar e disponibilizar de forma assimilável para as plantas. Com mais nutrientes e energia, a planta produz mais e melhor.

 

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Ferrovia de MT é responsável por 62,1% do saldo de empregos em infraestrutura no estado no 1º tri de 2024
Ferrovia de MT é responsável por 62,1% do saldo de empregos em infraestrutura no estado no 1º tri de 2024 Ao todo, o saldo
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!